Dúvidas sobre PT
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Dúvidas sobre PT
Boa noite caros colegas,
Num PT, para além da terra de serviço e de protecção na Baixa Tensão, existe alguma na parte de Média?
Como a terras no local é zero (nasce água no local), e estou a coocar as várias terras no mesmo ponto. Tendo em conta que estamos a colocar terra de serviço e protecção no mesmo eléctrodo, poderei considerar que isto é regime TN?
Estou a montar umas cabeças ELASTIMODE num transformador seco (tipo cachimbo). Estou a retirar o isolamento vermelho do Cabo LXHIOV e o isolamento preto que está a seguir, ficando apenas o isolamento branco. Esta ligação é correcta?
Num PT, para além da terra de serviço e de protecção na Baixa Tensão, existe alguma na parte de Média?
Como a terras no local é zero (nasce água no local), e estou a coocar as várias terras no mesmo ponto. Tendo em conta que estamos a colocar terra de serviço e protecção no mesmo eléctrodo, poderei considerar que isto é regime TN?
Estou a montar umas cabeças ELASTIMODE num transformador seco (tipo cachimbo). Estou a retirar o isolamento vermelho do Cabo LXHIOV e o isolamento preto que está a seguir, ficando apenas o isolamento branco. Esta ligação é correcta?
-
- Velha Guarda
Re: Dúvidas sobre PT
Amigo Dúzia, muito obrigado. Aquele abraço.Duzia12 Escreveu:Na nédia tensão só há as 3 fases.
Na subestação é que há ligação à terra, pois eu suponho que o secundário é em Y.
-
- Curioso
- Registado: 15 dez 2012, 00:25
boas eu dou um conselho se nao tem habitabilidade para fazer as caixas terminais nao as as execute isso tem medidas e maneira das fazer cuidados especiais ..............
caro Colega
se o transformador for de ligação Y/Y terá de aterra-lo do lado da média tensão, porém não deverá ser no mesmo electrodo. também quero lembra-lo do aterramento do ecrã do cabo LXHIOV.
se o transformador for de ligação Y/Y terá de aterra-lo do lado da média tensão, porém não deverá ser no mesmo electrodo. também quero lembra-lo do aterramento do ecrã do cabo LXHIOV.
As terras de um PT devem de ser sempre independentes
1 para a terra de protecção
1 para a terra de serviço
independente do valor de terra no local ser zero ou 8 ou 1000 (neste caso tem de ser baixadas)
basta ler a legislação da DGE...
Quanto á execução das caixas terminais vejo pelas perguntas que faz que não tem esperiencia!!!
se já as caixas mais básicas, a seco, dão problemas a quem não tem experiencia na sua execução, estas então!!!
Eu é que não queria estar no local quando ligarem o PT á linha MT.
Se não derem logo o estoiro logo o darão.
Essas caixas tem segredo na execução.
Podem parecer simples mas se tiverem uma fuga fazem "PUM".
fala quem já viu fazer umas boas duzias delas.
independente do valor de terra no local ser zero ou 8 ou 1000 (neste caso tem de ser baixadas)
Quanto á execução das caixas terminais vejo pelas perguntas que faz que não tem esperiencia!!!
se já as caixas mais básicas, a seco, dão problemas a quem não tem experiencia na sua execução, estas então!!!
-
- Velha Guarda
O PT já foi ligado há dois mesescalcite Escreveu:As terras de um PT devem de ser sempre independentes
A terra única foi imposição do projectista.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Agradecimento recebido: 4 vezes
As terras num PT não têm de ser independentes.
É melhor quando são mas como por vezes é difícil pode-se perfeitamente fazer uma terra única desde que tenha valor inferior a 1ohm.
É melhor quando são mas como por vezes é difícil pode-se perfeitamente fazer uma terra única desde que tenha valor inferior a 1ohm.
-
- Velha Guarda
Já vi cabeças MT feitas em Portugal, nas celas IS, onde apenas se tirava uma parte do semicondutor e a manga cobria parte dele (ver fotos). Pessoas, supostamente, especializadas nas funções. Isso é correcto??
Das poucas que fiz, coloquei sempre o semicondutor fora da manga...