passadeira rolante

jorge_barbosah
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passadeira rolante

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas a todos os membros deste forum.

é o seguinte, possuo uma passadeira rolante, mas ela nao da sinal de nada, como posso saber se o motor está avariado? :s

cumprimentos
Jorge Barbosa
ruisantos
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Re: passadeira rolante

Mensagem por ruisantos »

o primeiro passo é verificar se chega tensao aos terminais do motor,caso chegue meça o consumo(caso esteja preso,mas se for este o caso ouve o ruido de esforço)se nao houver consumo meça a resistencia das bobines,podem estar abertas.
Verifique se o motor nao tem um termico interno,que poderá estar defeituoso.
jorge_barbosah
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Re: passadeira rolante

Mensagem por jorge_barbosah »

RuiSantos, antes de mais, obrigado pela resposta.
ruisantos Escreveu:meça a resistencia das bobines
como faço isso?
ruisantos Escreveu:Verifique se o motor nao tem um termico interno,que poderá estar defeituoso.
este termico que fala, é tipo se aquecer demais ele activa e desliga o circuito, é isso?

É igual ao que tem nas maquinas de secar a roupa?


Cumprimentos
Jorge Barbosa
ruisantos
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Re: passadeira rolante

Mensagem por ruisantos »

olá,
sim ,o termico é isso, mas nao deve ser disso(é mto raro isso acontecer,mas já me aconteceu),eu só falei nele por falar,no fim de varias etapas...
Se nao sabe como medir a resistencia das bobines,torna-se um pouco complicado,exije ter um multimetro.
Mas o primeiro passo passa por saber se chega tensao (os 220volts)aos terminais do motor (tendo o interruptor ligado),mas p isto tb tem de ter um multimetro.Caso chegue,o motor estará avariado.
jorge_barbosah
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Re: passadeira rolante

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas, sim possuo um multimtro. No fim de semana quando for à casa vou verificar e depois digo alguma coisa :D

Obrigado :)
Jorge Barbosa
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Re: passadeira rolante

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas. Afinal o tapete rolante está a funcionar, mas o problema é que ele antes mudava constantemente de velocidade e por vezes cheirava a queimado.

Hoje estive a ver, e estava tudo a funcionar bem :o

Será alguma desprogramaçao na PCB?? :s

Ja agora deixo aqui umas fotos, e gostava de saber qual dos fios é que alimenta o motor ( ~220v)...

Cumprimentos,
Obrigado
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Jorge Barbosa
ruisantos
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Re: passadeira rolante

Mensagem por ruisantos »

olá,
apesar da foto,é complicado dizer-lhe alguma coisa,(excepto p quem trabalha/repara diariamente,é claro).As vezes é preciso desmantelar tudo,ver como funciona/tirar esquema...,neste caso para saber o que sao cada ponta que sai do motor.As vezes qndo só se tem o motor e desconhecemos como se liga temos de ver a continuidade das pontas e fazer ensaios,outras qndo está queimado até se torna mais facil,pq depois desbobina-se e entao tira-se o esquema.
Por acaso nao tem nenhum esquema por aí?as vezes na carcaça do motor existe um esquema de como ligar o motor nas diversas velocidades/diversas tensoes...
Mas se você diz que já está bom,e cheirava a queimado antes,procure por maus contactos(nas fichas,nas soldaduras da placa electronica,ou algum componente nesta que tenha aquecido demasiado.
Pode tb por algum motivo,o motor apesar de agora estar a trabalhar bem(covem medir o consumo e comparar com o indicado na placa)pode já estar a entregar a alma ao criador!!,ou seja pode já ter espiras em curto circuito,ou com um aquecimento entrar em curto/sobregarga e começar a aquecer até torrar!!a partir daqui,só bobinando de novo.
Exprimente deixar a trabalhar por um bom bocado e ver se o motor aquece
jorge_barbosah
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Re: passadeira rolante

Mensagem por jorge_barbosah »

Boas, esta semana a minha mae andou no tapete rolante, e segundo ela, anteontem andou bem nele, e ontem ele nem se quer ligou... Hoje quando cheguei a casa fui ver e ele ligou normal :| (devo ter umas maos de ouro :D )
No entanto ele fazia muito barulho, mesmo quando ninguem andava em cima dele.

Eu nao percebo muito da coisa, mas para mim é escovas do motor (acho que é assim que se diz :s) ora vejam:

http://www.youtube.com/watch?v=s0y_E0EY8SA


Editado:

Passado para ai 15 min de fazer este video, fui a ligar e apareciam as coisas no painel, mas nada se mexia, e o motor nao arrancava :|

Sendo assim, o problema pode ser na board, nao?

Cumprimentos
Jorge Barbosa
ruisantos
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Re: passadeira rolante

Mensagem por ruisantos »

pela chama q as escovas fazem nos colectores suspeito mais q tenhas o motor(induzido ou as indutoras) queimado...
Verifica o comprimento das escovas
jorge_barbosah
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Re: passadeira rolante

Mensagem por jorge_barbosah »

como faço isso?

desculpa a minha ignorancia :s
Jorge Barbosa
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Re: passadeira rolante

Mensagem por ruisantos »

as escovas sao "um pedaço" de carvao,e nesse caso em formato rectangular.Existe uma mola a "puxala"para os colectores do induzido.
Com o tempo as escovas vao-se gastando,até que deixam de ter comprimento necessario para fazer a ligaçao ao colector.
Basta levantar a mola e puxar a escova.
As escovas sao aquelas "pecitas" que estao a fazer essa chama !! :D .E essa chama toda nao é bom sinal.Pode ser originado por diversos factores os mais comuns sao :o motor estar queimado,escovas gastas.
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Re: passadeira rolante

Mensagem por gaio »

Bom dia.

Não percebo nada de eletricidade, mas preciso de alguém que me repare uma passadeira rolante, norditrack.

Alguém que saiba fazer isso, ou que conheça alguém?

Por incrível que pareça, nem no google me estou a safar...

Obg
luisrds
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Re: passadeira rolante

Mensagem por luisrds »

Bom dia, desculpem, aproveito este tópico, para não criar outro. A minha passadeira não arranca, dá o erro E - 1 acontece que já verifiquei as ligações e, não percebendo grande coisa de eletricidade, vejo que os dois fios que vão ao motor, um preto e vermelho ambos têm corrente, co o botão ligado, é normal ou a corrente deveria ser só num? Agradeço uma ajuda se faz favor.
luisrds
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Re: passadeira rolante

Mensagem por luisrds »

O Gemini deu-me esta resposta.

O erro E-1 (ou E01) em passadeiras de corrida é muito frequentemente associado a um problema no sensor de velocidade (também chamado de sensor magnético ou de rotação) ou a uma falha na comunicação entre a placa de controlo e o motor/sensor.

Sobre os fios (Preto e Vermelho) do Motor:

Não é normal ter corrente (voltagem) nos dois fios do motor (vermelho e preto) ao mesmo tempo, antes de o motor arrancar.

Estes dois fios (vermelho e preto) ligam o motor à placa de controlo (a placa de potência). O motor da passadeira é geralmente um motor de corrente contínua (DC).

Quando a passadeira está ligada, mas o motor ainda não está a rodar (está parado), a placa de controlo deve estar a aguardar o sinal de arranque. Normalmente, a placa só envia a voltagem para o motor (ou seja, só deve haver uma diferença de potencial/tensão entre os dois fios) quando recebe a instrução para arrancar e o sinal do sensor de velocidade está correto (se aplicável).

Se está a detetar corrente (voltagem) nos dois fios ao mesmo tempo, com o botão ligado e a passadeira parada (a dar o erro E-1), isso pode indicar que a placa de controlo está com um problema e a enviar energia para o motor de forma incorreta ou incompleta (o que faria o motor tentar rodar ou "saltar" um pouco e depois parar, dando o erro).

Possíveis causas para o Erro E-1 (mais comuns):

Sensor de Velocidade: É a causa mais comum. O sensor (uma pequena peça, muitas vezes perto do motor, que lê a rotação da polia através de um íman) pode estar sujo, desligado, danificado, ou demasiado afastado do íman. O erro E-1 significa que a placa ligou o motor (ou tentou ligar) mas não recebeu o sinal do sensor a dizer que o motor está a rodar.

Ligações/Fios: O cabo do sensor de velocidade, ou outro cabo entre a consola/placa e o motor/sensor, pode estar cortado, dobrado ou mal ligado (como já verificou, mas vale a pena rever, especialmente o do sensor).

Placa de Controlo (Placa de Potência): A forma como descreve a presença de corrente nos dois fios do motor sugere que a placa eletrónica que controla o motor pode estar avariada. Isto pode acontecer se o motor estiver com um atrito excessivo (por falta de lubrificação da lona, por exemplo) e tiver forçado a placa.

Motor: O próprio motor pode estar danificado (em curto-circuito, por exemplo), o que faz com que a placa detete uma sobrecarga e pare, acusando o erro E-1.

Sugestões (Se se sentir à vontade e em segurança para o fazer):

Desligue TUDO da corrente: Para qualquer manipulação, desligue a passadeira da tomada.

Verifique o Sensor de Velocidade: Localize-o (geralmente é um pequeno componente com um ou dois fios finos, posicionado perto da polia do motor ou do rolo dianteiro).

Verifique se o íman ou o sensor estão limpos e se a distância entre eles é a recomendada (normalmente muito pequena, cerca de 5mm ou menos).

Verifique se o cabo do sensor está bem ligado à placa de controlo.

Lubrificação da Lona: Uma lona de corrida muito seca faz com que o motor esforce muito, podendo sobreaquecer ou danificar a placa. Verifique se a lona precisa de lubrificação.

Recomendação:

Devido à sua descrição de corrente nos dois fios e como não se sente à vontade com eletricidade, o mais seguro e recomendado é contactar o apoio técnico da marca da sua passadeira ou um técnico especializado em equipamentos de fitness. A intervenção incorreta na placa eletrónica pode causar mais danos ou ser perigosa.

Se souber a marca e modelo da sua passadeira, uma pesquisa específica por "[Marca e Modelo] erro E-1" pode dar informações mais exatas, mas o problema mais provável é o sensor ou a placa.

Será mesmo a placa, já que nem se fosse o sensor arrancava e parava ao não verificar a leitura.
luisrds
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Re: passadeira rolante

Mensagem por luisrds »

luisrds Escreveu: 22 out 2025, 11:22 Bom dia, desculpem, aproveito este tópico, para não criar outro. A minha passadeira não arranca, dá o erro E - 1 acontece que já verifiquei as ligações e, não percebendo grande coisa de eletricidade, vejo que os dois fios que vão ao motor, um preto e vermelho ambos têm corrente, co o botão ligado, é normal ou a corrente deveria ser só num? Agradeço uma ajuda se faz favor.
Não há por cá ninguém, com conhecimento acerca deste problema?
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