Alguém me consegue informar se existe alguma lei, que proiba ou que regule, a colocação de poste de baixa tensão e iluminação, na via pública, junto aos muros das habitações
Distancia dos postes de iluminação das casas
Distancia dos postes de iluminação das casas
Olá
Alguém me consegue informar se existe alguma lei, que proiba ou que regule, a colocação de poste de baixa tensão e iluminação, na via pública, junto aos muros das habitações
Última edição por Marta em 13 mai 2009, 11:30, editado 1 vez no total.
-
amoreira
- Quadro de Honra

- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 99 vezes
Re: Distancia dos postes de iluminação das casas
Boas,
Pedia-lhe que se possivel fosse mas clara de modo a pudermos ajudar,
neste caso estamos a falar no interior ou exterior do lote, é diferente
se estamos a falar na via pública ou particular.
Pedia-lhe que se possivel fosse mas clara de modo a pudermos ajudar,
neste caso estamos a falar no interior ou exterior do lote, é diferente
se estamos a falar na via pública ou particular.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Vou aproveitar o post anterior para também colocar a minha questão, com a qual directamente se relaciona.
No meu caso, a colocação do poste é na via pública, no exterior junto ao muro. Contudo esta zona está numa área por mim cedida para o alargamento da via. Estou portanto a falar de uma zona em processo de urbanização onde a zona de colocação do poste é ainda minha por registo na conservatória em avos.
E a questão é esta. A colocação escolhida para a colocação do novo poste foi exactamente a meio do lote quando poderia ter sido colocada a um extremo. Situação que se verifica noutros lotes. Pode parecer irrelevante mas não me parece que esta localização beneficie esteticamente a minha propriedade nem a da envolvente da rua.
Gostaria de então solicitar se posso fazer uma reclamação legalmente fundamentada junto da autoridade competente para que o poste seja reposicionado.
Muito obrigado. Ricardo
No meu caso, a colocação do poste é na via pública, no exterior junto ao muro. Contudo esta zona está numa área por mim cedida para o alargamento da via. Estou portanto a falar de uma zona em processo de urbanização onde a zona de colocação do poste é ainda minha por registo na conservatória em avos.
E a questão é esta. A colocação escolhida para a colocação do novo poste foi exactamente a meio do lote quando poderia ter sido colocada a um extremo. Situação que se verifica noutros lotes. Pode parecer irrelevante mas não me parece que esta localização beneficie esteticamente a minha propriedade nem a da envolvente da rua.
Gostaria de então solicitar se posso fazer uma reclamação legalmente fundamentada junto da autoridade competente para que o poste seja reposicionado.
Muito obrigado. Ricardo
-
elioamorim
- Faça a sua apresentação

- Registado: 20 mar 2010, 22:10
o poste deveria ter sido colocado na divisão dos lotes, mas mtas vezes tal não é possivel tecnicamente( não conheço promenor)
outra questão será que se o poste está na via publica não será tão facil move-lo para outra localizaçao, só se por exemplo este estiver a condicionar a contrução de uma entrada.
cumprimentos
outra questão será que se o poste está na via publica não será tão facil move-lo para outra localizaçao, só se por exemplo este estiver a condicionar a contrução de uma entrada.
cumprimentos
Reclamem na respectiva junta de freguesia ou câmara municipal que há-de haver alguém que saberá dar uma resposta.
Pessoalmente não conheço nenhum diploma que regule isso.
Pessoalmente não conheço nenhum diploma que regule isso.
-
Daniel Martins
- Curioso

- Registado: 19 ago 2010, 17:03
Para não abrir um novo post vou publicar uma duvida aqui, peço desculpa desde já a quem abriu o topico.
Numa casa que tenho na aldeia e que ando a remodelar tem um poste (tubo) fixado a casa, será que posso pedir à edp que tire o poset e o mude de sitio?
Numa casa que tenho na aldeia e que ando a remodelar tem um poste (tubo) fixado a casa, será que posso pedir à edp que tire o poset e o mude de sitio?
- Anexos
-
- IM003839.JPG (97.96 KiB) Visto 4839 vezes
-
ENERGY
- Team Apoio

- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Pedir até pode, agora se esse pedido vai ser aceite é outra coisa, se na vesinhança a rede estiver igual duvido que o seu pedido seja aceite, mas não perde nada em tentar.
Pedir até pode, agora se esse pedido vai ser aceite é outra coisa, se na vesinhança a rede estiver igual duvido que o seu pedido seja aceite, mas não perde nada em tentar.
Cpts.
Energy
Energy
-
Daniel Martins
- Curioso

Boa noite
procurei no google por "DR n.º 80/94 de 26 de Dezembro" e não encontrei nada de relevante, pode-me resumir o DR n.º 80/94 de 26 de Dezembro.
Cumprimentos
Daniel Machado
procurei no google por "DR n.º 80/94 de 26 de Dezembro" e não encontrei nada de relevante, pode-me resumir o DR n.º 80/94 de 26 de Dezembro.
Cumprimentos
Daniel Machado
-
Daniel Martins
- Curioso

depois de ler, não consegui contextualizar o meu caso.
Não pode dar uma explicação rápida!!!
-
ENERGY
- Team Apoio

- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
BoasDaniel Martins Escreveu:depois de ler, não consegui contextualizar o meu caso.
O melhor será contactar a EDP para ver da viabilidade da retirada do postalete da sua casa, no entanto a retirada do postalete certamente vai trazer-lhe custos.
Cpts.
Energy
Energy
-
parreirajoao
- Técnico Dedicado

- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Vejam este DMA da EDP. Está lá tudo muito bem explicado.
http://www.edpdistribuicao.pt/pt/profis ... 4-100N.pdf
Caso o muro não possua largura suficiente para que a portinhola e a caixa de contagem fiquem situadas uma ao lado da outra (conforme figuras 3 e 4), poder-se-á colocar a caixa de contagem por cima da portinhola, desde que a altura do muro permita que a parte inferior da portinhola não se localize a menos de 0,50 m do solo e o visor da caixa de contagem a mais de 1,70 m do solo.
Na solução preconizada nesta secção, o poste deve ficar montado na via pública. Contudo, e em situações excepcionais, como é o caso de caminhos públicos de reduzida largura, admite-se que o poste possa ficar dentro do terreno da instalação alimentada pelo ramal.
http://www.edpdistribuicao.pt/pt/profis ... 4-100N.pdf
Caso o muro não possua largura suficiente para que a portinhola e a caixa de contagem fiquem situadas uma ao lado da outra (conforme figuras 3 e 4), poder-se-á colocar a caixa de contagem por cima da portinhola, desde que a altura do muro permita que a parte inferior da portinhola não se localize a menos de 0,50 m do solo e o visor da caixa de contagem a mais de 1,70 m do solo.
Na solução preconizada nesta secção, o poste deve ficar montado na via pública. Contudo, e em situações excepcionais, como é o caso de caminhos públicos de reduzida largura, admite-se que o poste possa ficar dentro do terreno da instalação alimentada pelo ramal.
-
parreirajoao
- Técnico Dedicado

- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Nos loteamentos e urbanizações, o estabelecimento de rede de IP, a cargo dos respectivos promotores, é objecto de análise e parecer prévio da Câmara Municipal e EDP Distribuição, sendo que depois de construídas as infra-estruturas passam a fazer parte integrante da rede pública de iluminação, cuja responsabilidade de exploração é da EDP Distribuição.