Interruptor desligado deixa passar corrente
Interruptor desligado deixa passar corrente
Viva,
Coloquei uma lampada led e27 na dispensa onde tinha uma incandescente, mas reparei uma certa intermitência ao ligar a lampada nos primeiros segundos.
Vi as ligações e estavam bem, mesmo assim troquei o interruptor e fios, pois os fios estavam velhos, na dúvida troquei.
Com ou sem o bocal passa corrente com o interroptor desligado, curioso é que metendo a mão no cado que vem do interroptor já não dava luz no busca polos, mas normal passa.
Cumps
Coloquei uma lampada led e27 na dispensa onde tinha uma incandescente, mas reparei uma certa intermitência ao ligar a lampada nos primeiros segundos.
Vi as ligações e estavam bem, mesmo assim troquei o interruptor e fios, pois os fios estavam velhos, na dúvida troquei.
Com ou sem o bocal passa corrente com o interroptor desligado, curioso é que metendo a mão no cado que vem do interroptor já não dava luz no busca polos, mas normal passa.
Cumps
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Enviou: 388 vezes
- Agradecimento recebido: 79 vezes
Re: Interruptor desligado deixa passar corrente
boas. reparou se colocou o neutro no interruptor se sim fica a fase sempre com corrente no bocal. cump
Não, até tirei o Neutro do fio que vai do interroptor.pedro caetano Escreveu: 06 mar 2021, 20:26 boas. reparou se colocou o neutro no interruptor se sim fica a fase sempre com corrente no bocal. cump
O N vai directo para o bocal, só.
O N no interruptor não serve de nada, nas coisas que tenho feito até agora.
Em todos outros interruptores que mudei ou testei nunca que acinteceu isto, e nenhum tem neutro a vir ao interruptor, peloa menos nas instalações da minha cada.
-
- Velha Guarda
boas. não é isso que me refiro é o fio que liga no interruptor preto por exemplo, pode estar ligado no neutro isto é trocado cump
A fase é que liga por tras e neutro do lado, é assim certo?pedro caetano Escreveu: 06 mar 2021, 21:06 boas. não é isso que me refiro é o fio que liga no interruptor preto por exemplo, pode estar ligado no neutro isto é trocado cump
Fase para o interruptor e neutro ditecto para a lâmpada.
Cumps
-
- Velha Guarda
boas. o interruptor so tem 2 terminais num entra a fase e no outro sai para a lampada. não tem neutro a menos que seja um interruptor com luz
- Anexos
-
- download.png (14.29 KiB) Visto 17425 vezes
O interruptor que meti hoje nao era novo, mas estava aparentemente bom, poderá ser do interruptor que troquei hoje também?pedro caetano Escreveu: 06 mar 2021, 22:23 boas. o interruptor so tem 2 terminais num entra a fase e no outro sai para a lampada. não tem neutro a menos que seja um interruptor com luz
Existe mais alguma coisa que possa estar a fazer que com dê luz no busca polos?
Reparei, que nas ligações F N T, numa calha que, um fio que vai para um fogão, que faz acender as bocas a gás, quando ligava o F o N tinha corrente, alguma coisa está errado certo?
As ligações são as mesmas, mas no caso do interruptor, mesmo sem estar ligado ao bocal, dava na mesma esse probelma.
Mexendo em coisas em que já la andaram mais que um eletricista, já vi que boa coisa não dá.
Por isso compreendo que os electricistas gostam mais de fazer coisas novas em vez de mexer no velho.
3 questões, desta maneira, está a gastar luz mesmo desligado? E quando se fala em fuga de corrente é este tipo de coisas?
A lampada led pode estragar se por isto?
Obrigado pela colaboração, é assim que vou aprendendo.
Cumps
-
- Curioso
- Registado: 06 mar 2021, 19:09
- Profissão: Eletricista
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
Olá
Pelo que vejo tem o retorno da lâmpada desligado e está a ter corrente no neutro ,veja se por ventura o neutro tem fuga na caixa derivação ou isolamento deteriorado.
Cumprimentos
Pelo que vejo tem o retorno da lâmpada desligado e está a ter corrente no neutro ,veja se por ventura o neutro tem fuga na caixa derivação ou isolamento deteriorado.
Cumprimentos
Fuga no neutro? Podia explicar sff, não sei.Venancio Escreveu: 07 mar 2021, 00:20 Olá
Cumprimentos
Obrigado
O retorno do interruptor para a lampada é Fase interruptor e load.
-
- Curioso
- Registado: 06 mar 2021, 19:09
- Profissão: Eletricista
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
Olá
Como sabe a Fase vai ao interruptor ,Neutro á lâmpada Retorno da lâmpada ao interruptor. Se em algum sítio estiver o neutro com defeito ,pode estar a passar corrente com carga para acender o lead e não ser suficiente para a incandescente . O busca pólos também pode "acender" com 12V. Se essa voltagem estiver presente no neutro o lead dá sinal.Tive um problema parecido e dei com uma fase encostada ao neutro através de uma fase sobrecarregada.
Como sabe a Fase vai ao interruptor ,Neutro á lâmpada Retorno da lâmpada ao interruptor. Se em algum sítio estiver o neutro com defeito ,pode estar a passar corrente com carga para acender o lead e não ser suficiente para a incandescente . O busca pólos também pode "acender" com 12V. Se essa voltagem estiver presente no neutro o lead dá sinal.Tive um problema parecido e dei com uma fase encostada ao neutro através de uma fase sobrecarregada.
-
- Velha Guarda
boas. eu acho que deve haver ai algum problema nessa instalação com respeito a electricidade pois tem tido alguns problemas, desde lampadas a piscar, e agora esse problema. pode ser problema de ma contato de neutro em algum lado que faça isso. deve veificar isso quanto antes. cump
Lâmpadas a piscar é no 2 pav, e a dispensa é no 3 pav, tem outro quadro.pedro caetano Escreveu: 07 mar 2021, 08:26 boas. eu acho que deve haver ai algum problema nessa instalação com respeito a electricidade pois tem tido alguns problemas, desde lampadas a piscar, e agora esse problema. pode ser problema de ma contato de neutro em algum lado que faça isso. deve veificar isso quanto antes. cump
Além de onde tinha lâmpadas a piscar ter um quadro, no 2 pav, só acontwce em 2 comodos, os outros não.
Na dispensa, cozinha é no 3 pav, e tem outro quando independente, o que nao implica que possa ter problemas, porque deve e parece ter.
So uma nota, o interruptor desligado nao acende o a lampada led nem incandescente, so no busca polos.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 76 vezes
Boas,
ninguém lhe disse ainda, mas o busca-pólos não serve para detectar avarias.
Se pretende aprender do zero, não será desta maneira, embora comece a haver muita gente convencida de que isto é tudo facilidades.
Para ser ajudado era necessário que fizesse um diagnóstico preciso dos problemas com base em conceitos que mostra não conhecer.
O mais indicado seria começar por estudar um pouco de electricidade e para isso não faltam sites e vídeos na internet que podem ajudar a entender os princípios básicos.
Ohmico
PS. Talvez possa começar por aqui:
Se pretende aprender do zero, não será desta maneira, embora comece a haver muita gente convencida de que isto é tudo facilidades.
Para ser ajudado era necessário que fizesse um diagnóstico preciso dos problemas com base em conceitos que mostra não conhecer.
O mais indicado seria começar por estudar um pouco de electricidade e para isso não faltam sites e vídeos na internet que podem ajudar a entender os princípios básicos.
Ohmico
Obrigado pela atenção, ja vi varios vídeos, mas esse tenho que ver.ohmico Escreveu: 07 mar 2021, 11:41 Boas,
Ohmico
Até ia testar com outro interroptor mas mesmo com o neutro desligado, interruptor desmonstrado o retorno, tem tensão, acho que é essa a palavra certa, mesmo não estando ligado a interruptor e com o neutro desligado, o terra tambem desligado.
Verifiquei outra iluminação de outro circuito mas do mesmo quadro e neutro e sem problema.
Já vai para além do meu humilde conehcimento.
Isso dos ohnico, tenho que ver melhor, mas quero tirar um curso de electricista.
Veja se consegue ajudar com estas fotos.
Cumps
Convém perceber que o busca-polos acende pela diferença de potencial entre o nosso corpo (terra) e o ponto de contacto. Para perceberes melhor isso, tens de utilizar um multímetro.
Vi agora essas fotos e confesso que fiquei preocupado, o condutor de proteção (verde-amarelo) serviu para tudo. Está aí um exemplo do que não se deve fazer.
Vi agora essas fotos e confesso que fiquei preocupado, o condutor de proteção (verde-amarelo) serviu para tudo. Está aí um exemplo do que não se deve fazer.