Amigos gostaria que me elucidassem. O esquema em anexo pertence a um videoporteiro da Legrand que dá para ligar uma lâmpada através de um botão, a minha dúvida é o que significam os dois cilindros no esquema. Aquilo é para um relé? Dá para ligar diretamente a 220V AC?
Obrigado
Interpretação de esquema
Interpretação de esquema
- Anexos
-
- Opera Instantâneo_2019-12-02_181817_app.box.com.png (41.48 KiB) Visto 1577 vezes
L.Sousa
-
- Curioso
- Registado: 20 jul 2017, 11:26
- Enviou: 13 vezes
- Agradecimento recebido: 7 vezes
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 199 vezes
Re: Interpretação de esquema
Muitos instaladores não usam ou não sabem para que é isso, mas serve para intercalar como o circuito de iluminação do patamar, que utiliza telerruptores. Desta forma nós os utilizadores do apartamento (da casa), ligamos a luz das escadas (ou do alpendre) para evitar que o visitante ande à procura do botão de pressão.
Então não posso ligar os 220V AC diretos, correcto? Se eu quiser comandar uma lâmpada exterior como poderei ligar? Necessito de quê? Obrigado
L.Sousa
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Enviou: 31 vezes
- Agradecimento recebido: 78 vezes
Nunca usei isso, mas a mim parece-me que é para ligar a 230Vac. O videoporteiro deve ter um contacto seco que deve fechar quando é activada a iluminação e assim, deve ter que ligar a alimentação à lâmpada e passar por esse contacto, e daí ao neutro. Também pode alimentar a bobina de um contacto e esse alimentar o circuito de iluminação, mas parece que não é obrigatório. Deve ter um valor máximo para corrente,que não figura nesse esquema, mas deverá estar referido algures.