Valores para diferenciais 30ma ou 300ma?

Responder
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 85 vezes

Re: Valores para diferenciais 30ma ou 300ma?

Mensagem por ohmico »

Coldhx Escreveu: 12 abr 2026, 22:53
Não sei se é usual em portugal, mas por exemplo se forem usados disjuntores residuais com proteção de sobrecorrente (2-em-1) em cada circuito individual, o diferencial na entrada do quadro pode ser de 300mA para não ficar tudo às escuras por falha num circuito.
Boas,

a existência, nestas condições, do diferencial de 300mA não faz qualquer sentido uma vez que o quadro terá de possuir classe II de isolamento.

Ohmico
helioneves
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Profissão: Procura-se
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Mensagem por helioneves »

ohmico Escreveu: 13 abr 2026, 12:33 Boas,
já que gostam tanto do GPT, porque não tentam que ele lhes explique porque é que se instalam interruptores/disjuntores diferenciais?
Depois já ficarão habilitados a falar sobre o assunto.
Ohmico
o "chato"GPT, como um [ ilustre ] colega nosso a ele se referiu, funciona [ neste momento ] na base do "diz que disse"... ou seja, se 90% do que disserem ( entenda-se "do que se encontrar pela net" ) forem disparates, o "chato" vai "vomitar" isso mesmo... não tem "sentido critico", apenas um motor de busca com bases estatísticas... :roll:
Coldhx
Curioso
Curioso
Registado: 04 mar 2026, 17:48
Profissão: Eng. Informático
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por Coldhx »

ohmico Escreveu: 15 abr 2026, 11:48
Coldhx Escreveu: 12 abr 2026, 22:53
Não sei se é usual em portugal, mas por exemplo se forem usados disjuntores residuais com proteção de sobrecorrente (2-em-1) em cada circuito individual, o diferencial na entrada do quadro pode ser de 300mA para não ficar tudo às escuras por falha num circuito.
Boas,

a existência, nestas condições, do diferencial de 300mA não faz qualquer sentido uma vez que o quadro terá de possuir classe II de isolamento.

Ohmico
Tentando não dizer nenhuma asneira: ser classe II protege contra contactos indiretos (exteriores), mas não faz nada para extinguir fugas que corrente dentro do próprio quadro. A inexistência de um diferencial na entrada cria um segmento desprotegido entre a entrada e os RCBO's a jusante, sendo um potencial risco de incendio que começa dentro do quadro.

Posso partilhar uma experiência pessoal que ajuda a ilustrar o caso, quando comprei a casa desconhecia um defeito de canalização que introduzia humidade no quadro (água escorria do esgoto pela parede abaixo até ao quadro). Uma situação destas pode criar fugas de corrente dentro do próprio quadro, que potencialmente passariam despercebidas sem um DR à entrada.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 85 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

desisto.

Ohmico
Coldhx
Curioso
Curioso

Mensagem por Coldhx »

helioneves Escreveu: 15 abr 2026, 14:14
ohmico Escreveu: 13 abr 2026, 12:33 Boas,
já que gostam tanto do GPT, porque não tentam que ele lhes explique porque é que se instalam interruptores/disjuntores diferenciais?
Depois já ficarão habilitados a falar sobre o assunto.
Ohmico
o "chato"GPT, como um [ ilustre ] colega nosso a ele se referiu, funciona [ neste momento ] na base do "diz que disse"... ou seja, se 90% do que disserem ( entenda-se "do que se encontrar pela net" ) forem disparates, o "chato" vai "vomitar" isso mesmo... não tem "sentido critico", apenas um motor de busca com bases estatísticas... :roll:
[offtopic]
Como qualquer ferramenta, existem formas corretas e erradas de a usar :)

Disseste muito bem "garbage in, garbage out", por isso é que não se deve confiar cegamente no resultado de um sistema deste tipo.
Mas esse "garbage in" também depende de quem está a utilizar. Muitos relatos de más experiencias vêm da má utilização, não é algo inerentemente errado com estas ferramentas.
Há muitas formas de utilizar corretamente e retirar valor destes sistemas, é preciso saber usar e ter pensamento critico.

Na minha área profissional quem "não gosta" já está a ficar para trás. Vai ser assim um pouco por todas as áreas.
[/offtopic]
helioneves
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Recentemente tive a oportunidade de ter uma conversa com um individuo numa loja de componentes electronicos... a certa altura, pelo meio da conversa, ele diz assim, cheio de convicção: "... em vez de perder 10, 12, 14 horas nos fóruns de discussão, eu uso logo o chatGPT para ir logo para o que eu preciso de saber...", ao que eu, cheio de vontade de o interpelar para lhe dar a conhecer como neste momento essas "ferramentas de [ suposta e pretensa ] IA" funcionam, fui mordendo a língua e deixando-o continuar a falar "... eu já uso o chatGPT desde o tempo que nem os professores tinham ouvido falar dele, e posso afirmar que agora funciona muito melhor que naquela altura..."
enfim... e assim, misturando um pouco de verdade com uma mão cheia de mentiras, se constrói uma narrativa convincente aos olhos dos mais incautos...
E para rematar, uma pitada de ácido... para quem gosta de música, apenas uma referência: "Sheep" dos Pink Floyd... :roll:
Coldhx Escreveu: 15 abr 2026, 20:28 Na minha área profissional quem "não gosta" já está a ficar para trás. Vai ser assim um pouco por todas as áreas.
Agora fiquei curioso... :coçar_o_queixo: o senhor quer elaborar um pouco mais , ou não nos vai brindar com essa informação?...
Coldhx
Curioso
Curioso

Mensagem por Coldhx »

helioneves Escreveu: 16 abr 2026, 08:34 "... em vez de perder 10, 12, 14 horas nos fóruns de discussão, eu uso logo o chatGPT para ir logo para o que eu preciso de saber..."
Bem, a quantidade de horas que se "poupa" já é subjectivo, mas há um fundo de verdade nisto. As LLMs não servem apenas como motor de busca generalizado, também se podem utilizar como um filtro contextual altamente eficiente numa base de conhecimento confiável.
Assim, não há "garbage in" logo não há "garbage out".
helioneves Escreveu: 16 abr 2026, 08:34 Agora fiquei curioso... :coçar_o_queixo: o senhor quer elaborar um pouco mais , ou não nos vai brindar com essa informação?...
O ganho de produtividade de um profissional assistido por uma LLM é brutal. Se posso contratar, pelo mesmo valor, um engenheiro que produz X*3, não vou contratar o que só produz X porque decidiu parar de evoluir.

E voltamos ao inicio :mrgreen: é preciso saber usar para retirar valor. Um osciloscópio nas mãos de que não entende o equipamento vale 0€, para quem sabe usar pode valer milhares de €. É a mesma coisa. :mrgreen:
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Mensagem por nelmindo »

Varejo Escreveu: 12 abr 2026, 23:35 Eu nunca coloco diferenciais em cascata.
+1

É que para colocar em cascata, é preciso além da selectividade amperimétrica, também é preciso cumprir selectividade cronométrica e diferenciais "temporizados" são caros. Se não, temos difereiciais a disparar por "simpatia".
helioneves
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Coldhx Escreveu: 16 abr 2026, 09:53 Bem, a quantidade de horas que se "poupa" já é subjectivo, mas há um fundo de verdade nisto. As LLMs não servem apenas como motor de busca generalizado, também se podem utilizar como um filtro contextual altamente eficiente numa base de conhecimento confiável.
Assim, não há "garbage in" logo não há "garbage out".
O ganho de produtividade de um profissional assistido por uma LLM é brutal. Se posso contratar, pelo mesmo valor, um engenheiro que produz X*3, não vou contratar o que só produz X porque decidiu parar de evoluir.
E voltamos ao inicio :mrgreen: é preciso saber usar para retirar valor. Um osciloscópio nas mãos de que não entende o equipamento vale 0€, para quem sabe usar pode valer milhares de €. É a mesma coisa. :mrgreen:
Eu continuo a dizer que ainda é prematuro confiar "cegamente" nos resultados que essas ferramentas de IA produzem... fazendo uma analogia, não é pesca à linha, é pesca de arrasto, se é que me entendem... na rede, vai aparecer de tudo, ou seja, o que interessa e o que não interessa ( do ponto de vista da confiabilidade do conteúdo ) e é preciso ser entendido nas matérias para "filtrar" esses resultados... quando muito, podem é dizer que a qualidade dos motores de busca convencionais foi deliberadamente baixada para "obrigar" a malta a "migrar" para essas ferramentas, na expectativa de tentar manter certos padrões de "qualidade de serviço"... tal como fizeram com os serviços das redes sociais, webmail, etc quando passaram a ser pagos [ para não gramar com publicidade, o cliente está disposto a pagar aquilo que até então não era pago... e quem não quiser pagar, há-de levar com tanto lixo que ele próprio vai acabar por desejar o serviço pago... é uma estratégia nojenta, mas é assim que funciona e se tornou regra de ouro... ]
para eles, é uma solução "Win Win"; para nós é uma f**a... :roll:
pimpware
Curioso
Curioso
Registado: 25 jul 2007, 20:20
Agradecimento recebido: 2 vezes

Mensagem por pimpware »

Vá lá pessoal, não se chateiem por causa do chatogpt! Se confiasse nele nao tinha aberto este post, certo?

No final das contas e sendo prático, um diferencial de 300ma acrescenta algum valor real de proteção a um quadro como "geral"? Tendo em conta cada circuito esteja protegido por um dif de 30ma?

Estamos a falar de uma habitação de apenas 80m2, 3 quartos, 1 wc, sala e cozinha + circuito exterior
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Mensagem por Varejo »

pimpware Escreveu: 16 abr 2026, 20:53 Vá lá pessoal, não se chateiem por causa do chatogpt! Se confiasse nele nao tinha aberto este post, certo?

No final das contas e sendo prático, um diferencial de 300ma acrescenta algum valor real de proteção a um quadro como "geral"? Tendo em conta cada circuito esteja protegido por um dif de 30ma?

Estamos a falar de uma habitação de apenas 80m2, 3 quartos, 1 wc, sala e cozinha + circuito exterior
Ainda existem milhares de instalações com diferenciais de 30ma no quadro elétrico e a montante o DCP 500ma da eredes, por vezes num defeito, dispara o diferencial de 30ma e o de 500ma, ficando a instalação sem energia.
Se estiver fora, quando voltar tem o frigorífico descongelado, por um defeito não abrangido pelo diferencial de proteção dessa zona.
Portanto colocar diferenciais 300ma à cabeça da instalação só porque sim, não obrigado.
Provavelmente ainda tem o DCP 500ma da eredes.

30ma > 300ma > 500ma, gosto de cascatas, mas é quando lá estou a dar uns mergulhos, a ultima foi a cascata El Limón em Samaná.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
helioneves
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

O que este senhor acabou de referir, faz-me lembrar aquele "incidente" de há uns anos, que ficou conhecido pela história da "cegonha" ( lembram-se ? ) em que, [ oficialmente ] uma cegonha causou um curto circuito ( nas linhas de alta tensão ) e consequentemente, o "desarme" em cascata das linhas, deixando muita gente às escuras...
{ agora digam lá se o "chatoGPT" era capaz de fazer esta ligação? :roll: lembrem-se, a tecnologia deve existir para assistir o ser humano, nunca para o substituir!... }
btt, o problema dos disjuntores, é a que a génese do propósito da sua instalação não é verdadeiramente proteger as instalações, mas sim a rede dos problemas que possam ocorrer nas instalações... apenas os diferenciais cobrem [ supostamente ] essa área de proteger o individuo; mas não deixam de ser disjuntores na sua essência, se é que me faço entender; para evitar os disparos em cascata, teria de ser um dispositivo "inteligente" que medisse continuamente as correntes de cada condutor e tivesse ainda "memória" para "perceber" há quanto tempo é que uma situação de "anomalia" se mantinha [ quando eu digo "tempo", estou a falar em ordens de grandeza de poucos milisegundos... ]; na prática, teria de ser um microcontrolador a "vigiar" as correntes, para actuar o mais depressa possível...
helioneves
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

pimpware Escreveu: 16 abr 2026, 20:53 Estamos a falar de uma habitação de apenas 80m2, 3 quartos, 1 wc, sala e cozinha + circuito exterior
De que "circuito exterior" estamos a falar?
E ainda, de que potência instalada estamos a falar?
Não se pode olhar apenas para um lado, temos de ver o panorama todo...
pimpware
Curioso
Curioso

Mensagem por pimpware »

helioneves Escreveu: 17 abr 2026, 03:31
pimpware Escreveu: 16 abr 2026, 20:53 Estamos a falar de uma habitação de apenas 80m2, 3 quartos, 1 wc, sala e cozinha + circuito exterior
De que "circuito exterior" estamos a falar?
E ainda, de que potência instalada estamos a falar?
Não se pode olhar apenas para um lado, temos de ver o panorama todo...
3 circuitos

Iluminação de pilares de acesso para o carro. 5 candeeiros de leds 6w cada
Tomadas nesses pilares, de utilização esporádica, por exemplo se tiver de ligar aspirador para limpar o carro, se tiver de fazer algo no exterior
portao de correr, motor de 280w
pimpware
Curioso
Curioso

Mensagem por pimpware »

Varejo Escreveu: 16 abr 2026, 23:54
pimpware Escreveu: 16 abr 2026, 20:53 Vá lá pessoal, não se chateiem por causa do chatogpt! Se confiasse nele nao tinha aberto este post, certo?

Ainda existem milhares de instalações com diferenciais de 30ma no quadro elétrico e a montante o DCP 500ma da eredes, por vezes num defeito, dispara o diferencial de 30ma e o de 500ma, ficando a instalação sem energia.
Se estiver fora, quando voltar tem o frigorífico descongelado, por um defeito não abrangido pelo diferencial de proteção dessa zona.
Portanto colocar diferenciais 300ma à cabeça da instalação só porque sim, não obrigado.
Provavelmente ainda tem o DCP 500ma da eredes.

30ma > 300ma > 500ma, gosto de cascatas, mas é quando lá estou a dar uns mergulhos, a ultima foi a cascata El Limón em Samaná.
O DCP velhinho da edp ja foi tirado, la fora existe agora o contador inteligente.

O quadro neste momentos está com

um interruptor de corte
dif de 300ma os disjuntores da iluminação e das tomadas
dif de 30ma para o termoacomulador que esta no wc
dif de 300ma (sim, vai ser mudado para 30ma) para o exterior
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”