Quadro classe II equivalente

RQuintas
Curioso
Curioso
Registado: 04 mai 2011, 11:51
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Quadro classe II equivalente

Mensagem por RQuintas »

angel_of_diablo Escreveu:
RQuintas Escreveu:
Olá "RQuintas".

Pelo documento, a solução que uso e apresentei encontrasse na pergunta 14.
Economicamente não fica mais barato fazer-la?
É que com essa solução, todos os quadros ligados na protecção onde levar o relé diferencial ficam com classe equivalente à II.

Boas "angel_of_diablo",

Eu acho que a tua solução é correta, mas não creio que o quadro fique Classe II equivalente.
Porque no documento postado pelo joaoosvaldo, no ponto 13 refere o seguinte:

"Um QE de classe I com um DR na entrada pode ser considerado da classe II?
Não. A proteção com DR não transforma o QE de classe I num QE de classe II."

Optar por colocar proteção diferencial na entrada está correto e é uma das medidas previstas na regras técnicas para proteção contra contatos indiretos.
Mas quando é expressamente pedido num projeto Classe II de isolamento, julgo que não podemos alterar para esta solução, senão estariamos a alterar o projeto. O problema é que para potências elevadas é difícil encontrar armários classe II de isolamento...

Olá "RQuintas".

Estás a interpretar mal a solução que apresento e o que está escrito no ponto 14.

O Relé diferencial ou interruptor diferencial que eu coloco não é na entrada do quadro, mas sim na protecção a montante do quadro, porque se colocasse na entrada do quadro, o diferencial iria desligar o corte geral do quadro mas não cortava a sua alimentação. Daí eu colocar na sua protecção, a montante do quadro, pois assim já o engloba na protecção diferencial.

Percebes?
Boas,

Estava a perceber mal, pensava que estavas a falar em proteção diferencial no proprio quadro.

Ja tiveste alguma inspeção da certiel? Eles aceitaram a solução como sendo equivalente a classe II?

E caso o quadro seja o de entrada, directamente alimentado do QGBT,por exemplo, como utilizas essa solução?

Cumps,

Sent from my LG-P936 using Tapatalk 4 Beta

Rui Quintas
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Aqui fica mais uma ficha da Certiel, para ilustrar o modo de fazer essa equivalência de classes de Q.E

Duzia12 Escreveu:
O ficheiro Quadroclasse II.jpg não está disponível
O ficheiro QuadroclasseII1.jpg não está disponível
Anexos
Certiel Ficha Téc. nº22.pdf
(49.7 KiB) Transferido 128 vezes
Cpts.
Energy
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Agradecimento recebido: 10 vezes

Mensagem por angel_of_diablo »

ENERGY Escreveu:Boas
A solução pode aplicar-se tambem a uma instalação residencial, escritórios, lojas, etc, em que seja dificil a alteração da eletrificação do Q.E existente.
Se instalasse-mos este ID num Q.E da classe I, este ID teria de ficar instalado num involucro da classe II ?
Se o quadro onde irás colocar o diferencial (relé ou interruptor) não fôr de classe II então não te serve de nada, pois assim não havia nada que protegesse contra contactos indirectos essa caixa.

A solução mais apropriada deverá ser sempre a montante, directamente na saída da protecção do quadro de classe I.
Claro que estou sempre a pensar em instalações industrais e PT de cabine baixa ou alta.

Para outras situações haverá solução, mal de nós se não houvesse.
É ver caso a caso.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

RQuintas Escreveu: Boas,

Estava a perceber mal, pensava que estavas a falar em proteção diferencial no proprio quadro.

Ja tiveste alguma inspeção da certiel? Eles aceitaram a solução como sendo equivalente a classe II?

E caso o quadro seja o de entrada, directamente alimentado do QGBT,por exemplo, como utilizas essa solução?

Cumps,

Sent from my LG-P936 using Tapatalk 4 Beta
Olá "RQuintas".

A solução que apresentei uso muito em industrias, e actualmente industrias antigas.
Esta solução está a ser solicitada pelo ministério da economia, logo a CERTIEL não deve ter nada a apontar.

Até agora os QGBT que tenho colocado esta solução são em PT de cabine baixa ou alta, logo estes quadros têm espaço e topologia que permita substituir (quando é o caso) os fusíveis por disjuntores e assim colocar o diferencial.

Atenção à regulação dos diferencias e ao valor da resistência de terra que deve permitir valores baixos da sensibilidade (em industrias não mesnos de 1A).
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Claro se num QGBT, que alimente um ou vários Q.E instalarmos IDs, a jusante deste os Q.E passarão a ter a equivalência à classe II
Numa instalação residencial, ou outra, penso que se instalar-mos um ID em caixa classe II a montante do Q.E, passaremos tambem a jusante deste ID a ter equivalência à classe II, sendo mais facil de executar do que o descrito na Ficha 22 da Certiel, que anexei anteriormente neste tópico.

A solução pode aplicar-se tambem a uma instalação residencial, escritórios, lojas, etc, em que seja dificil a alteração da eletrificação do Q.E existente.
Se instalasse-mos este ID num Q.E da classe I, este ID teria de ficar instalado num involucro da classe II ?
Se o quadro onde irás colocar o diferencial (relé ou interruptor) não fôr de classe II então não te serve de nada, pois assim não havia nada que protegesse contra contactos indirectos essa caixa.

A solução mais apropriada deverá ser sempre a montante, directamente na saída da protecção do quadro de classe I.
Claro que estou sempre a pensar em instalações industrais e PT de cabine baixa ou alta.

Para outras situações haverá solução, mal de nós se não houvesse.
É ver caso a caso.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Quadroclasse II.jpg
Quadroclasse II.jpg (123.17 KiB) Visto 837 vezes
QuadroclasseII1.jpg
QuadroclasseII1.jpg (68.15 KiB) Visto 837 vezes
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas "Duzia 12" aguenta aí um pouco :D :D :D
O assunto aqui, é como fazer a equivalência de um Q.E classe I, e fazer a transformação de modo a que obtenha equivalência de classe II.
Daí eu anexar a Ficha Técnica nº22 da Certiel, que mostra os requesitos a ter em consideração para obter a tal classe II

Duzia12 Escreveu:
Quadroclasse II.jpg
QuadroclasseII1.jpg
Cpts.
Energy
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Claro se num QGBT, que alimente um ou vários Q.E instalarmos IDs, a jusante deste os Q.E passarão a ter a equivalência à classe II
Numa instalação residencial, ou outra, penso que se instalar-mos um ID em caixa classe II a montante do Q.E, passaremos tambem a jusante deste ID a ter equivalência à classe II, sendo mais facil de executar do que o descrito na Ficha 22 da Certiel, que anexei anteriormente neste tópico.
Concordo.

Quanto a moradias antigas, se o Disjuntor da EDP for diferencial e estiver fora do QE então está tudo com equivalência à classe II.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Eu ainda não percebi muito bem a solução do angel_of_diablo......
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas Angel
Essa ideia já me tinha passado pela cabeça, mas penso que a Certiel não a aceita, pois a EDP monta vários tipos de limitadores (DCP) e em alguns casos apenas são interruptores de corte.
Mas assim que tenha uma inspeção, já vou tentar esclarecer esta minha versão, da instalação de um ID em caixa antes do Q.E
Concordo.

Quanto a moradias antigas, se o Disjuntor da EDP for diferencial e estiver fora do QE então está tudo com equivalência à classe II.
Cpts.
Energy
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Duzia12 Escreveu:Eu ainda não percebi muito bem a solução do angel_of_diablo......
Um esquema ajuda sempre.
Anexos
QGBT.pdf
(39.93 KiB) Transferido 110 vezes
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

E a seletividade do diferencial não ficará afetada? Eles falam na seletividade vertical, em "série" de diferenciais. Eu aqui em casa tenho o diferencial da EDP de 500 mA, depois tenho o do quadro elétrico geral de 63-A-0,3 A e tenho dois no quadro um de 25A-10 mA e 40 A-30 mA.

Quando faço passagem à terra do diferencial de 10 mA (Scheneider) , dispara ou o da EDP, ou o Geral de 0,3 A da Hager..

Fico sem perceber nada, e pôr à cabeça um de 1 A também, não sei bem, uma vez numa instalação de uma tinturaria meti um regulável até um 1 A e acabaram contra a minha vontade de o desativarem. Acabei desistindo da exploração.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Duzia12 Escreveu:E a seletividade do diferencial não ficará afetada? Eles falam na seletividade vertical, em "série" de diferenciais. Eu aqui em casa tenho o diferencial da EDP de 500 mA, depois tenho o do quadro elétrico geral de 63-A-0,3 A e tenho dois no quadro um de 25A-10 mA e 40 A-30 mA.

Quando faço passagem à terra do diferencial de 10 mA (Scheneider) , dispara ou o da EDP, ou o Geral de 0,3 A da Hager..

Fico sem perceber nada, e pôr à cabeça um de 1 A também, não sei bem, uma vez numa instalação de uma tinturaria meti um regulável até um 1 A e acabaram contra a minha vontade de o desativarem. Acabei desistindo da exploração.
Nunca apliquei esta solução em moradias, pois nunca fiz emodelação de nehuma. Só remodelação de industrias. Nas industrias, não coloco menos de 1A, mas depende muito do tipo de industria.

A selectividade entre diferenciais está garantida se: ID a montante / ID a jusante >= (maior ou igual a) 2.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Isso é na teoria eu tenho uma relação de 300/10=30 e não é seletivo. Depois desligam-no os de toroidal.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Duzia12 Escreveu:Isso é na teoria eu tenho uma relação de 300/10=30 e não é seletivo. Depois desligam-no os de toroidal.
Tem que existir uma razão para isso acontecer.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”