Vivo num apartamento,e como o meu sistema de som(que é caro)de vez em quando faz ruído,penso que é da má qualidade da terra do prédio.Só há uma forma de resolver o problema,é falar com um electricista para medir a terra,mas quero levar o assunto á reunião de condónimos e gostaria duma pequena ajuda:Alguém faz ideia do custo dum trabalho deste género,medir a terra e instalar uma terra em boas condições?Isto a dividir por todos os condóminos até devia ser viável,o problema é estarem todos de acordo!DE qualquer forma,gostaria de ter uma ideia dos custos dum trabalho deste género,mesmo que aproximados!O prédio tem 10 andares!
Se os custos não forem muito altos,pode ser que os condóminos se ponham de acordo,e lancemos mão á obra.
Instalar nova terra no prédio-qual o custo?
-
- Velha Guarda
- Registado: 03 fev 2007, 23:08
- Contacto:
Re: Instalar nova terra no prédio-qual o custo?
Pedes um orçamento a uma empresa de Electricistas e apresentas o dito cujo...
Olá
Devias defenir o valor da resistência de terra pretendido, neste caso não deveria ter mais que 83 Ohms, embora se recomende 20 Ohms
Mas atenção as terras são uma surpresa, tenta apanhar a malha do edificio e pode ser que tenhas boa terra, mas se o terreno for arenoso ou similar por vezes os custos podem ser elevados.
Se fosse possível medir a resistividade do terreno a empresa já podia calcular o valor do nº. de eléctrodos a meter ou chapas de cobre. Devias tratar para instalar uma chapa de cobre de 0,5x1m a 2 metros de profundidade , nas condições regulamentares, caso não obtivesse o valor ir acrescentar chapas de cobre ou eléctrodos.
Um abraço
Devias defenir o valor da resistência de terra pretendido, neste caso não deveria ter mais que 83 Ohms, embora se recomende 20 Ohms
Mas atenção as terras são uma surpresa, tenta apanhar a malha do edificio e pode ser que tenhas boa terra, mas se o terreno for arenoso ou similar por vezes os custos podem ser elevados.
Se fosse possível medir a resistividade do terreno a empresa já podia calcular o valor do nº. de eléctrodos a meter ou chapas de cobre. Devias tratar para instalar uma chapa de cobre de 0,5x1m a 2 metros de profundidade , nas condições regulamentares, caso não obtivesse o valor ir acrescentar chapas de cobre ou eléctrodos.
Um abraço
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 12 vezes
Boas, acho que nenhuma empresa vai colocar apenas a terra, mas sim fazer uma coluna toda nova, e isso fica caro!!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
OLá
Acho que a terra é até ao quadro de colunas, supõe-se que a coluna tenha fio de terra.
Um abraço
Acho que a terra é até ao quadro de colunas, supõe-se que a coluna tenha fio de terra.
Um abraço
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 12 vezes
Boas, não me parece que o predio tenha terra na coluna ainda deve ser daqueles ligado á canalização, mas isso só ele é que pode responder !!!Nefelim Escreveu:OLá
Um abraço
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Podes propor na reunião de condominio uma revisão à coluna montante do prédio (verificar apertos, conservação, etc) e pedir ao electricista para fazer a colocação de terras de protecção.
JTS - Transformadores Eléctricos
Telf. 21 9883059
Telf. 21 9883059