Bom dia a todos,
Em primeiro lugar é o meu primeiro posto aqui no fórum (apesar de já estar há algum tempo inscrito), portanto se estiver a colocar este posto no sitio errado, peço desculpas e peço aos moderadores para colocarem no sítio correcto.
Tenho aqui uma dúvida relativamente ao despacho da DGEG no título do post.
Neste despacho, para além do Relatório do Técnico Responsável pela Exploração, é aprovado a Ficha de Execução relativos às Instalações Elétricas de Serviço Particular.
É minha interpretação que esta Ficha de Execução substitui os antigos termos de responsabilidade a título individual (até 41,4 kVA), e os termos de conformidade (Superior a 41,4 kVA). Com a principal diferença de que este novo documento para além da normal assinatura a assumir a responsabilidade, introduz um género de histórico da execução da instalação.
Estarei correcto?
Obrigado
Despacho n.º 31/2026 DGEG - Ficha de Execução
-
TiagoMatos
- Curioso

- Registado: 04 jan 2025, 19:05
- Profissão: Engenheiro Electrotécnico
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Despacho n.º 31/2026 DGEG - Ficha de Execução
Com os melhores cumprimentos,
Tiago Matos
Engenharia de Energia e Sistemas de Potência
OET – 30736
TRIESP DGEG – 87110
TRSCIE ANEPC
Tiago Matos
OET – 30736
TRIESP DGEG – 87110
TRSCIE ANEPC
- eng_jersilva
- Velha Guarda

- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 19 vezes
Re: Despacho n.º 31/2026 DGEG - Ficha de Execução
Boa tarde,
também me parece que sim, o Novo TR de exploração substitui o MOD937 e a Nova Ficha de Execução da Instalação Elétrica de Serviço Particular substitui os TR pela execução e a DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE DA EXECUÇÃO.
no que diz respeito a fixa de execução terá de haver um registo temporal das várias fases da obra correspondendo a eventuais visitas de técnico responsável a obra.
https://www.dgeg.gov.pt/media/eouh1knw/ ... C3%A3o.pdf
também me parece que sim, o Novo TR de exploração substitui o MOD937 e a Nova Ficha de Execução da Instalação Elétrica de Serviço Particular substitui os TR pela execução e a DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE DA EXECUÇÃO.
no que diz respeito a fixa de execução terá de haver um registo temporal das várias fases da obra correspondendo a eventuais visitas de técnico responsável a obra.
https://www.dgeg.gov.pt/media/eouh1knw/ ... C3%A3o.pdf
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
-
TiagoMatos
- Curioso

- Registado: 04 jan 2025, 19:05
- Profissão: Engenheiro Electrotécnico
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Re: Despacho n.º 31/2026 DGEG - Ficha de Execução
Viva, antes demais, obrigado pela resposta.
Foi a minha interpretação também. Porém um colega meu enviou um TR de Execução ainda do modelo anterior no SRIESP (menos de 6,9 kVA), já depois deste despacho e parece não ter havido problema. Daí a minha dúvida também.
Penso que o que este documento beneficia é a uniformização do TR pela execução, em vez de haver dois distintos. Por outro lado, pode "dissuadir" a emissão de alguns termos passados "a favor" ou "ad-hoc" (para pot. inferiores a 41,4 kVA), exigindo uma maior preocupação ou talvez acompanhamento de obra.
Mais uma vez, obrigado pela resposta.
Foi a minha interpretação também. Porém um colega meu enviou um TR de Execução ainda do modelo anterior no SRIESP (menos de 6,9 kVA), já depois deste despacho e parece não ter havido problema. Daí a minha dúvida também.
Penso que o que este documento beneficia é a uniformização do TR pela execução, em vez de haver dois distintos. Por outro lado, pode "dissuadir" a emissão de alguns termos passados "a favor" ou "ad-hoc" (para pot. inferiores a 41,4 kVA), exigindo uma maior preocupação ou talvez acompanhamento de obra.
Mais uma vez, obrigado pela resposta.
Com os melhores cumprimentos,
Tiago Matos
OET – 30736
TRIESP DGEG – 87110
TRSCIE ANEPC
Tiago Matos
OET – 30736
TRIESP DGEG – 87110
TRSCIE ANEPC