Valores para diferenciais 30ma ou 300ma?
-
pimpware
- Curioso

- Registado: 25 jul 2007, 20:20
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Valores para diferenciais 30ma ou 300ma?
Boas,
Tenho aqui uma dúvida sobre os valores para diferenciais em quadros residenciais.
Tinha a ideia que os de 30ma seriam obrigatórios para tomadas nos WC ou onde exista água envolvida, assim como, para exterior. E restantes tomadas poderiam ser usadas de 300ma.
Mas depois li algures que tudo o que são tomadas é obrigatório 30ma e basicamente apenas os da iluminação podem ser 300ma.
Obrigado pela ajuda
Tenho aqui uma dúvida sobre os valores para diferenciais em quadros residenciais.
Tinha a ideia que os de 30ma seriam obrigatórios para tomadas nos WC ou onde exista água envolvida, assim como, para exterior. E restantes tomadas poderiam ser usadas de 300ma.
Mas depois li algures que tudo o que são tomadas é obrigatório 30ma e basicamente apenas os da iluminação podem ser 300ma.
Obrigado pela ajuda
- Varejo
- Team Apoio

- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 22 vezes
Re: Valores para diferenciais 30ma ou 300ma?
Mas o seu problema é a diferença de preço?
Estamos a falar de quantos diferenciais?
Estamos a falar de quantos diferenciais?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
helioneves
- Electricista de 1ª

- Registado: 09 mar 2019, 13:13
- Profissão: Procura-se
- Enviou: 6 vezes
- Agradecimento recebido: 10 vezes
- Contacto:
atendendo ao ambiente que existe numa casa de banho, 30mA até pode ser demasiado...
- Varejo
- Team Apoio

Pode colocar tudo a 30ma, mas convém fazer ensaios para confirmar o valor de terra, o que interessa é a tensão de contato ser inferior a 25v.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
pimpware
- Curioso

So para dar contexto, ha cerca de 10 anos fiz um curso em que tinha também formação de eletricidade.
Agora estava aqui a pensar mudar umas coisas no meu quadro e lembro-me que basicamente os diferenciais de wc, exterior e zonas húmidas eram obrigatórios ser de 30ma, as restantes tomadas, não contando com especificas de MLR MLL ou placas, basta os de 300ma.
Dei umas pesquisadelas usando o chatgpt e o gemini e os dois "juram" a pés juntos que desde 2006 que todos os circuitos de tomadas têm de levar diferenciais de 30ma.
Sei que as regras e normas mudam ao longo do tempo, por isso é que vim aqui perguntar ao pessoal do forum.
Agora estava aqui a pensar mudar umas coisas no meu quadro e lembro-me que basicamente os diferenciais de wc, exterior e zonas húmidas eram obrigatórios ser de 30ma, as restantes tomadas, não contando com especificas de MLR MLL ou placas, basta os de 300ma.
Dei umas pesquisadelas usando o chatgpt e o gemini e os dois "juram" a pés juntos que desde 2006 que todos os circuitos de tomadas têm de levar diferenciais de 30ma.
Sei que as regras e normas mudam ao longo do tempo, por isso é que vim aqui perguntar ao pessoal do forum.
-
Coldhx
- Curioso

- Registado: 04 mar 2026, 17:48
- Profissão: Eng. Informático
- Agradecimento recebido: 1 vez
O diferencial de 30mA é importante para a proteção de pessoas, este valor é um bom balanço entre evitar disparos intempestivos e ser efetivo na proteção.
Um diferencial de 300mA não confere esta proteção, visto que esse valor é mais que suficiente para causar problemas graves no corpo humano.
Em contexto residencial não encontro razão para se usar diferencial de 300mA, talvez com a excepção da existência de vários diferenciais de 30mA a jusante em paralelo, ficando o diferencial de 300mA a montante para oferecer seletividade.
Não sei se é usual em portugal, mas por exemplo se forem usados disjuntores residuais com proteção de sobrecorrente (2-em-1) em cada circuito individual, o diferencial na entrada do quadro pode ser de 300mA para não ficar tudo às escuras por falha num circuito.
(Reforço a ressalva que costumo deixar nos meus posts: não são eletricista, confirmem sempre a info de forma independente).
Um diferencial de 300mA não confere esta proteção, visto que esse valor é mais que suficiente para causar problemas graves no corpo humano.
Em contexto residencial não encontro razão para se usar diferencial de 300mA, talvez com a excepção da existência de vários diferenciais de 30mA a jusante em paralelo, ficando o diferencial de 300mA a montante para oferecer seletividade.
Não sei se é usual em portugal, mas por exemplo se forem usados disjuntores residuais com proteção de sobrecorrente (2-em-1) em cada circuito individual, o diferencial na entrada do quadro pode ser de 300mA para não ficar tudo às escuras por falha num circuito.
(Reforço a ressalva que costumo deixar nos meus posts: não são eletricista, confirmem sempre a info de forma independente).
-
pimpware
- Curioso

Por acaso estava aqui a rever um trabalho que fiz durante essa formação e realmente o esquema que fiz na altura tinha o de 300ma logo no inicio do circuito que por sua vez alimentava os de 30ma dos diversos circuitos...Coldhx Escreveu: 12 abr 2026, 22:53 O diferencial de 30mA é importante para a proteção de pessoas, este valor é um bom balanço entre evitar disparos intempestivos e ser efetivo na proteção.
-
Coldhx
- Curioso

Se a questão é a legislação, fazendo uma pesquisa rápida no RTIEBT, também só encontro mencionado tomadas no exterior (471.2.3) e casas de banho (701.53.06 c).pimpware Escreveu: 12 abr 2026, 22:52 So para dar contexto, ha cerca de 10 anos fiz um curso em que tinha também formação de eletricidade.
A razão pela qual as LLMs referem 2006 deve ser porque a portaria é desse ano.
Mas tenho a sensação que a tendencia é para se usar 30mA sempre que possível, e parece-me bem mais seguro
- Varejo
- Team Apoio

Eu nunca coloco diferenciais em cascata.
-
ohmico
- Técnico Dedicado

- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 20 vezes
- Agradecimento recebido: 85 vezes
Boas,
já que gostam tanto do GPT, porque não tentam que ele lhes explique porque é que se instalam interruptores/disjuntores diferenciais?
Depois já ficarão habilitados a falar sobre o assunto.
Ohmico
já que gostam tanto do GPT, porque não tentam que ele lhes explique porque é que se instalam interruptores/disjuntores diferenciais?
Depois já ficarão habilitados a falar sobre o assunto.
Ohmico
-
ohmico
- Técnico Dedicado

Boas,Coldhx Escreveu: 12 abr 2026, 22:53 O diferencial de 30mA é importante para a proteção de pessoas, este valor é um bom balanço entre evitar disparos intempestivos e ser efetivo na proteção.
em que se baseia para afirmar o que consta da primeira frase sublinhada?
Acha que faz algum sentido o que afirma na segunda frase que sublinhei?
Ohmico
-
Coldhx
- Curioso

Boas,ohmico Escreveu: 13 abr 2026, 12:41Boas,Coldhx Escreveu: 12 abr 2026, 22:53 O diferencial de 30mA é importante para a proteção de pessoas, este valor é um bom balanço entre evitar disparos intempestivos e ser efetivo na proteção.
em que se baseia para afirmar o que consta da primeira frase sublinhada?
Acha que faz algum sentido o que afirma na segunda frase que sublinhei?
Ohmico
São questões pertinentes, posso tentar explicar dentro daquilo que conheço.
Em relação aos 300mA, e se quisermos ser rigorosos, qualquer análise deste tipo não está dependente apenas da corrente, mas também do tempo de exposição. Portanto se um diferencial de 300mA protege devidamente uma pessoa ou não, depende do tempo de corte.
Transcrevo abaixo duas referências do IEC 60479 onde está descrita a perigosidade de paragem cardiorespiratória e queimaduras graves em relação ao tempo de exposição (curva c1). O gráfico mostra que uma exposição de 200ms a 300mA é suficiente para entrar nessa zona de perigo.

Sobre a utilização de disjuntores residuais com proteção de sobrecorrente em circuitos individuais, refiro-me por exemplo a equipamentos como a série ADA da Hager, ou o Acti9 iCV40 da Schneider.
Fontes sobre o assunto, transcrevo abaixo a secção do "antigo" manual da certiel onde se discutde a utilização de diferenciais com diferentes sensibilidades para garantir selectividade.

Partilho estas referências sempre na perspectiva de aprender mais.
-
helioneves
- Electricista de 1ª

- Registado: 09 mar 2019, 13:13
- Profissão: Procura-se
- Enviou: 6 vezes
- Agradecimento recebido: 10 vezes
- Contacto:
ajudaria [ bastante ] se existissem disjuntores diferenciais para correntes intermédias entre 30 e 300mA... resolveria a maioria dos problemas... 
-
ohmico
- Técnico Dedicado

Boas,
Na minha opinião, no que diz respeito à protecção residual diferencial, na área do projecto, não cabe a análise dos efeitos sobre a saúde mas sim o cumprimento do que se encontra regulamentado.
Para isso, será útil dar uma vista de olhos às RTIEBT:
701.53.06 No volume 3, com excepção do volume situado acima do volume 2 e até 3m, são
permitidos as tomadas, os interruptores(4) e outra aparelhagem desde que sejam:
a) alimentados individualmente por meio de um transformador de separação (veja-se 413.5.1);
b) alimentados a uma tensão reduzida de segurança (veja-se 411.1);
c) protegidos por meio de um dispositivo diferencial de corrente diferencial estipulada I∆n não
superior a 30 mA;
701.53.07 No volume exterior as tomadas são permitidas, desde que sejam alimentadas nas
condições indicadas na secção 701.53.06.
801.5.4.1 Protecção contra o incêndio
Em locais de habitação, a protecção contra os riscos de incêndio pode ser garantida pelos
dispositivos diferenciais usados na protecção contra os contactos indirectos, desde que estes
tenham uma corrente diferencial estipulada I∆n ≤ 0,5 A.
801.5.6 Aplicação das medidas de protecção contra os contactos indirectos
801.5.6.1 Quando a instalação for alimentada por uma rede de distribuição em baixa tensão e
for protegida, na sua origem, por um disjuntor de entrada que inclua a função diferencial, a
resistência global de terra à qual estão ligadas as massas da instalação deve ser inferior a
100 Ω.
Quando não for possível obter valores de resistência de terra inferiores a 100 Ω, a instalação
eléctrica deve ser protegida por meio de dispositivos diferenciais de valor de corrente estipulada
adequada ao valor da resistência de terra efectiva, tendo em conta as eventuais variações
sazonais.
Nota: O valor de 100 Ω foi calculado para disjuntores de entrada de corrente diferencial estipulada
I∆n
801.5.9 Dispositivos de protecção contra os contactos indirectos por corte
automático da alimentação
Ohmico
Na minha opinião, no que diz respeito à protecção residual diferencial, na área do projecto, não cabe a análise dos efeitos sobre a saúde mas sim o cumprimento do que se encontra regulamentado.
Para isso, será útil dar uma vista de olhos às RTIEBT:
701.53.06 No volume 3, com excepção do volume situado acima do volume 2 e até 3m, são
permitidos as tomadas, os interruptores(4) e outra aparelhagem desde que sejam:
a) alimentados individualmente por meio de um transformador de separação (veja-se 413.5.1);
b) alimentados a uma tensão reduzida de segurança (veja-se 411.1);
c) protegidos por meio de um dispositivo diferencial de corrente diferencial estipulada I∆n não
superior a 30 mA;
701.53.07 No volume exterior as tomadas são permitidas, desde que sejam alimentadas nas
condições indicadas na secção 701.53.06.
801.5.4.1 Protecção contra o incêndio
Em locais de habitação, a protecção contra os riscos de incêndio pode ser garantida pelos
dispositivos diferenciais usados na protecção contra os contactos indirectos, desde que estes
tenham uma corrente diferencial estipulada I∆n ≤ 0,5 A.
801.5.6 Aplicação das medidas de protecção contra os contactos indirectos
801.5.6.1 Quando a instalação for alimentada por uma rede de distribuição em baixa tensão e
for protegida, na sua origem, por um disjuntor de entrada que inclua a função diferencial, a
resistência global de terra à qual estão ligadas as massas da instalação deve ser inferior a
100 Ω.
Quando não for possível obter valores de resistência de terra inferiores a 100 Ω, a instalação
eléctrica deve ser protegida por meio de dispositivos diferenciais de valor de corrente estipulada
adequada ao valor da resistência de terra efectiva, tendo em conta as eventuais variações
sazonais.
Nota: O valor de 100 Ω foi calculado para disjuntores de entrada de corrente diferencial estipulada
I∆n
801.5.9 Dispositivos de protecção contra os contactos indirectos por corte
automático da alimentação
Ohmico