Quadro AC Dispara - Paineis

Responder
ricardocalisto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 fev 2024, 15:26
Profissão: Economista

Quadro AC Dispara - Paineis

Mensagem por ricardocalisto »

Todos os dias ás primeiras horas da manhã o disjuntor diferencial do quadro AC dos paineis solares dispara. Ligo depois manual e aguenta até ás primeiras horas da manhã do dia seguinte.
Alguém me consegue ajudar a perceber o que fiz de mal (sou novato mas sempre a aprender).

em anexo tenho as fotos do quadro parcial da garagem e do quadro AC.

No Quadro AC:
SPD's Benny : Terra por baixo, por cima liga ao magnotérmico do inversor.
Magnotérmico 25 A inversor: recebe os benny por baixo e recebe o inversor por cima, sai de baixo para o disjuntor diferencial Super imunizado 40 A
Disjuntor diferencial 40A SI: recebe por cima o magnotérmico do inversor e sai para injectar no quadro parcial da garagem.

No Quadro parcial da Garagem:
Injeto por cima no disjuntor diferencial da garagem (aqui já sei que não deve estar bem).

Dúvidas:
o que está errado para estar a disparar o disjuntor diferencial do quadro AC?
No quadro parcial da garagem onde devo injectar ?

Obrigado
Anexos
IMG_6492.jpeg
IMG_6493.jpeg
ricardocalisto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 fev 2024, 15:26
Profissão: Economista

Re: Quadro AC Dispara - Paineis

Mensagem por ricardocalisto »

Se tivesse á espera que alguém neste fórum ajuda-se estava lixado.
Já é normal nesta área.

Para quem tiver a mesma dúvida que eu:

Passei para 30ma para 300ma e resolveu o problema.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 203 vezes

Re: Quadro AC Dispara - Paineis

Mensagem por nelmindo »

Se ninguém o ajudou, não sei explicar.
No entanto, se eu tivesseo visto, a susgestão seria mesma que foi emitida em várias ocasiões, para situações iguais ou identicas:
- Contactar um técnico para verificar se a instalação está em condições, fazendo testes de isolamento para despistar a razão das fugas à terra.
- Segundo, se o coletivo de fugas for normal, dividir os circuitos por vários diferenciais para não ficar tudo num só.
- Terceiro, verificar se a sugestão de trocar o diferencial de 30mA por um de 300mA não colide com a legislação (instalações com WC com capacidade para tomar banho, é necessário dotar o circuito com dispositivos de alta sensibilidade, e garantir que não aparecem tensões superiores a 25V nas massas metálicas).
- Quarto qualquer alteração ao diferencial, requer medição da resistência elétrica do eletrodo de terra de proteção, para verificar se as tensões máximas (do ponto anteriror) são cumpridas.
- Quinto verificar se as alterações todas feitas ao quadro cumprem a legislação (que pelo que vejo, já muita gente andou a mexer)
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”