Diferencial da e-redes queimou e eles removeram, esta seguro é o correcto?

Responder
RYZON
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 set 2025, 02:50
Profissão: informatico

Diferencial da e-redes queimou e eles removeram, esta seguro é o correcto?

Mensagem por RYZON »

Bom dia,

Hoje o diferencial da e-redes (merlin gerin db90 500ma e no quadrado vermelho tem um 30) avariou, chamei a e-redes, eles simplesmente removeram este equipamento ou seja do quadro da e-redes que está no lado de fora liga agora diretamente ao meu diferencial geral um Hager CF 424 25A 0.3A.
Tenho a instalação segura desta forma? Ou devo colocar algum equipamento antes do meu diferencial hager cf 424 ou substitui-lo por outro? qual a solução mais segura e que cumpra as normativas para manter tudo o mais seguro possivel?

Imagem

Tenho 6.9kva contratados, monofasica (acho)

Já agora substituir esse meu disjuntor de 300ma por um de 30mA é ok? questiono para questões de segurança, os eletrodomésticos que tenho tipo frigorificos etc é tudo novo, ou se fizer isso vou ter sempre disparos?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 203 vezes

Re: Diferencial da e-redes queimou e eles removeram, esta seguro é o correcto?

Mensagem por nelmindo »

À partida tem a intalação segura. No entanto, para descargo de consciência, contacte alguém para fazer uma análise à instalação (medir terras, e verificar continuidades), para verificar se o diferencial que tem, tem condições para cumprir a sua função.

Não foi a retirada do aparelho da EDP que a instalação piorou ou quer que seja. Esta sugestão é apenas por questões relacionadas com a idade e se o técnico recomenda, olhando para esse quadro, tapar o buraco com uma chapa e 4 rebites no local onde deveria estar o diferencial e tapar com máscara no buraco que está ao lado do seu diferencial. É que, isso é apenas o que mais me preocupa assim de repente, ter elementos ativos expostos a dedos e isso não há aparelho diferencial que atue...
RYZON
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por RYZON »

nelmindo Escreveu: 19 set 2025, 15:17 À partida tem a intalação segura. No entanto, para descargo de consciência, contacte alguém para fazer uma análise à instalação (medir terras, e verificar continuidades), para verificar se o diferencial que tem, tem condições para cumprir a sua função.

Não foi a retirada do aparelho da EDP que a instalação piorou ou quer que seja. Esta sugestão é apenas por questões relacionadas com a idade e se o técnico recomenda, olhando para esse quadro, tapar o buraco com uma chapa e 4 rebites no local onde deveria estar o diferencial e tapar com máscara no buraco que está ao lado do seu diferencial. É que, isso é apenas o que mais me preocupa assim de repente, ter elementos ativos expostos a dedos e isso não há aparelho diferencial que atue...
Muito obrigado pela resposta, vou seguir as dicas, queria imenso fazer essa analisa à instalação mas ainda não encontrei quem o faça na minha zona, por acaso podemos pedir recomendações aqui no forum? sou de Ovar
RYZON
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por RYZON »

Já agora quero aumentar a proteção e trocar este diferencial por um de 30mA, devo manter os 25A ou colocar 40A uma vez que tenho 6.9Kva contratados? uma vez que é pouco comum encontrar 30A
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 203 vezes

Mensagem por nelmindo »

Recomendaria mais depressa trocar por um de 40A (do tipo Bipolar), do que trocar aumentar a sensibilidade.
Aumentar a sensibilidade só faz sentido, se o valor da resistência do eletrodo de terra exigir. Aumentar por aumentar, pode criar disparos desnecessários, principalemente quando não estamos em casa e ficar as coisas a descongelar...

O técnico é que recomendará aumentar a sensibilidade, analizando as condições da instalação e o tipo de circuitos a proteger. É que alguns casos é obrigatório ter proteção de alta sensibilidade, por exemplo em circuitos com hidromassagem, etc. Só o técnico é que lhe dirá depois de uma análise à instalação, porque até pode fazer mais senstido dotar esses circuitos com diferenciais de alta sensibilidade e não a instalação toda!
RYZON
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por RYZON »

nelmindo Escreveu: 22 set 2025, 11:08 Recomendaria mais depressa trocar por um de 40A (do tipo Bipolar), do que trocar aumentar a sensibilidade.
Aumentar a sensibilidade só faz sentido, se o valor da resistência do eletrodo de terra exigir. Aumentar por aumentar, pode criar disparos desnecessários, principalemente quando não estamos em casa e ficar as coisas a descongelar...

O técnico é que recomendará aumentar a sensibilidade, analizando as condições da instalação e o tipo de circuitos a proteger. É que alguns casos é obrigatório ter proteção de alta sensibilidade, por exemplo em circuitos com hidromassagem, etc. Só o técnico é que lhe dirá depois de uma análise à instalação, porque até pode fazer mais senstido dotar esses circuitos com diferenciais de alta sensibilidade e não a instalação toda!
Por acaso tenho aqui um DR de 40A 300mA mas é tetrapolar.
Obrigado pela recomendação eu falei dos 30mA porque tenciono colocar termo acumulador, mas também posso sempre colocar um diferencia de 16A 30mA somente para essa alimentação do termo acumulador isolando, de tudo o resto, antes de mexer no que quer que seja vou procurar pelo tecnico certificado que certamente saberá o melhor a fazer.
RYZON
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por RYZON »

Bem tenho andado a procurar e ainda nao encontre um eletricista profissional/certificado para rever a minha instalação, alguem consegue dar alguma sugestão? zona aveiro-gaia?
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”