Adicionar tomada para máquina lavar
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 22 dez 2024, 12:23
- Profissão: Estudante
Adicionar tomada para máquina lavar
Boa tarde a todos, e desde já boas festas.
Mudei para nova casa e existe no QE um disjuntor de 16A com um cabo fase de 2.5mm2 dedicado a máquina de lavar loiça, no entanto, não existe um para a máquina da roupa, sendo que estas dividem a tomada usando uma "ficha tripla".
Devido a isto, não utilizo ambas as máquinas ao mesmo tempo. O consumo de ambas as máquinas é de 3550W.
Queria mudar isto e tive as seguintes ideias para resolver a situação e queria a vossa opinião:
1. Adicionar novo disjuntor de 16A, passar um novo fase e neutro pela mesma conduta, e adicionar nova tomada para a outra máquina
2. Utilizar o cabo já existente de 2.5mm2, alterar o disjuntor para um de 20A, e utilizar o mesmo fase e neutro para as 2 tomadas.
3. Comprar uma tripla de qualidade e manter a situação atual.
Desde já obrigado a todos!
Mudei para nova casa e existe no QE um disjuntor de 16A com um cabo fase de 2.5mm2 dedicado a máquina de lavar loiça, no entanto, não existe um para a máquina da roupa, sendo que estas dividem a tomada usando uma "ficha tripla".
Devido a isto, não utilizo ambas as máquinas ao mesmo tempo. O consumo de ambas as máquinas é de 3550W.
Queria mudar isto e tive as seguintes ideias para resolver a situação e queria a vossa opinião:
1. Adicionar novo disjuntor de 16A, passar um novo fase e neutro pela mesma conduta, e adicionar nova tomada para a outra máquina
2. Utilizar o cabo já existente de 2.5mm2, alterar o disjuntor para um de 20A, e utilizar o mesmo fase e neutro para as 2 tomadas.
3. Comprar uma tripla de qualidade e manter a situação atual.
Desde já obrigado a todos!
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 397 times
- Been thanked: 81 times
Re: Adicionar tomada para máquina lavar
boas. das 3 hipoteses a 3 é a melhor, uma vez que utiliza uma de cada vez, assim não vai alterar nada,pois isso de 2 circuitos no mesmo tubo não é correto, e alterar dijuntor para 20a com fio de 2.5 tambem esta mal. cump
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 36 times
Bom dia,
A resposta anterior parece não ter tido em conta que pretende passar a utilizar as 2 máquinas em simultâneo.
Se o somatório das potências das máquinas é 3550W, isso dá 15,4 A, o que é próximo do valor do disjuntor.
Atendendo que as máquinas não estão sempre a exigir a potência máxima e os disjuntores têm alguma tolerância, o circuito até poderá aguentar as 2 em simultâneo, mas é no limite.
Não conheço a legislação, por isso, não vou estar a dizer aquela opção que acho mais correta, pois pode até ser a que não seja legal.
Deixo essa opinião para quem está dentro do assunto.
Coloco esta resposta apenas para clarificar alguns pontos
A resposta anterior parece não ter tido em conta que pretende passar a utilizar as 2 máquinas em simultâneo.
Se o somatório das potências das máquinas é 3550W, isso dá 15,4 A, o que é próximo do valor do disjuntor.
Atendendo que as máquinas não estão sempre a exigir a potência máxima e os disjuntores têm alguma tolerância, o circuito até poderá aguentar as 2 em simultâneo, mas é no limite.
Não conheço a legislação, por isso, não vou estar a dizer aquela opção que acho mais correta, pois pode até ser a que não seja legal.
Deixo essa opinião para quem está dentro do assunto.
Coloco esta resposta apenas para clarificar alguns pontos
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 07 jan 2025, 19:18
- Profissão: Professor
Olá
Se alterar o disjuntor de 16A para um de 20A, vai ter de aumentar a secção dos fios de 2,5 mm2 a 4 mm2. Além disso, vai ter de proteger as tomadas com fusivéis já que as tomadas correntes estão feitas para 16A.
Em Espanha, as máquinas de lavar louça e roupa pertemcem ao circuito C4, que tem de estar protegido por um disjuntor de 20A. Porém, o reglamento espanhol aconselha desdobrar o circuito C4: C4A para a màquina de lavar louça e C4B para a màquina de lavar roupa, ambos protegidos por disjuntores de 16A.
Se alterar o disjuntor de 16A para um de 20A, vai ter de aumentar a secção dos fios de 2,5 mm2 a 4 mm2. Além disso, vai ter de proteger as tomadas com fusivéis já que as tomadas correntes estão feitas para 16A.
Em Espanha, as máquinas de lavar louça e roupa pertemcem ao circuito C4, que tem de estar protegido por um disjuntor de 20A. Porém, o reglamento espanhol aconselha desdobrar o circuito C4: C4A para a màquina de lavar louça e C4B para a màquina de lavar roupa, ambos protegidos por disjuntores de 16A.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Boas!
Eu já fiz a hipótese 1 na minha casa, pois tinha o mesmo problema!
Sei que não é regulamentar, mas é o mais seguro a nível elétrico, pois terei 2 circuitos distintos com partilha do mesmo condutor de terra.
Cumps!
Sei que não é regulamentar, mas é o mais seguro a nível elétrico, pois terei 2 circuitos distintos com partilha do mesmo condutor de terra.
Cumps!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 78 times
Boas,Gil82 Escreveu: 08 jan 2025, 09:01 Boas!
Cumps!
completamente ilegal e INSEGURO.
Ohmico
-
- Velha Guarda
Boas!ohmico Escreveu: 09 jan 2025, 13:02Boas,Gil82 Escreveu: 08 jan 2025, 09:01 Boas!
Cumps!
Ohmico
Já agora porque é inseguro? Isso do "completamente" era desnecessário... ou é legal ou não é!
Cumps!
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 218 times
Boas
Não é permitido no mesmo tubo condutores de disjuntores diferentes (em monofásico).
Cump.
Mário
Se por um acaso os condutores de (fase) se venham a tocar, não há curto circuito. Não esquecer que há dois disjuntores que ficam em paralelo.Gil82 Escreveu: 22 jan 2025, 09:17Boas!ohmico Escreveu: 09 jan 2025, 13:02Boas,Gil82 Escreveu: 08 jan 2025, 09:01 Boas!
Cumps!
Ohmico
Já agora porque é inseguro? Isso do "completamente" era desnecessário... ou é legal ou não é!
Cumps!
Não é permitido no mesmo tubo condutores de disjuntores diferentes (em monofásico).
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Boas!Mário Escreveu: 22 jan 2025, 09:51 BoasSe por um acaso os condutores de (fase) se venham a tocar, não há curto circuito. Não esquecer que há dois disjuntores que ficam em paralelo.Gil82 Escreveu: 22 jan 2025, 09:17Boas!ohmico Escreveu: 09 jan 2025, 13:02Boas,Gil82 Escreveu: 08 jan 2025, 09:01 Boas!
Cumps!
Ohmico
Cumps!
Cump.
Mário
Os condutores H07V não se vão tocar porque têm isolamento.
Quanto aos disjuntores não ficam em paralelo, pois são 2 circuitos diferentes que passam na mesma tubagem.
Cumps!
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 218 times
Penso que sabes que quando à falha no isolamento, eles podem tocar-se (ou por defeito de fabrico ou do momento da instalação e ou humidades) não é permitido mais que um condutor por tubo que não sejam de fases diferentes. (a norma é do regulamento Insta. eléctricas).Gil82 Escreveu: 22 jan 2025, 11:21Boas!Mário Escreveu: 22 jan 2025, 09:51 BoasSe por um acaso os condutores de (fase) se venham a tocar, não há curto circuito. Não esquecer que há dois disjuntores que ficam em paralelo.Gil82 Escreveu: 22 jan 2025, 09:17Boas!ohmico Escreveu: 09 jan 2025, 13:02Boas,Gil82 Escreveu: 08 jan 2025, 09:01 Boas!
Cumps!
Ohmico
Cumps!
Cump.
Mário
Quanto aos disjuntores não ficam em paralelo, pois são 2 circuitos diferentes que passam na mesma tubagem.
Cumps!
Se queres continuar a executar como dizes, é à tua responsabilidade, e não minha ou dos membros Fórum.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
boas. concordo que seja assim.mas há situações em remodelações, em que o dono da obra não alinha em partir mais do que esta estipulado, pergunto como é que se faz? é melhor abandonar o trabalho? para depois dar a outro que faz mal. digam uma opinião, mas pelo que vejo é mais facil criticar do que apresentar uma solução. portanto em teoria é muito facil o pior é na pratica. há alguem que deia a cara agradeço
-
- Velha Guarda
Boas!Mário Escreveu: 22 jan 2025, 13:16Penso que sabes que quando à falha no isolamento, eles podem tocar-se (ou por defeito de fabrico ou do momento da instalação e ou humidades) não é permitido mais que um condutor por tubo que não sejam de fases diferentes. (a norma é do regulamento Insta. eléctricas).Gil82 Escreveu: 22 jan 2025, 11:21Boas!Mário Escreveu: 22 jan 2025, 09:51 BoasSe por um acaso os condutores de (fase) se venham a tocar, não há curto circuito. Não esquecer que há dois disjuntores que ficam em paralelo.Gil82 Escreveu: 22 jan 2025, 09:17Boas!ohmico Escreveu: 09 jan 2025, 13:02Boas,Gil82 Escreveu: 08 jan 2025, 09:01 Boas!
Cumps!
Ohmico
Cumps!
Cump.
Mário
Cumps!
Se queres continuar a executar como dizes, é à tua responsabilidade, e não minha ou dos membros Fórum.
Cump.
Mário
Ena pá isto hoje está animado!
Alguém procura ajuda para remediar da melhor solução um problema e apenas disse a minha opinião. Depois sou acusado de causar uma instalação INSEGURA, que não é verdade, ou seja, é difamação, e ainda acusado de passar a responsabilidade para membros do Fórum...
Até um dia destes!
Cumps!
-
- Técnico Dedicado
Boas,Gil82 Escreveu: 22 jan 2025, 11:21Boas!Mário Escreveu: 22 jan 2025, 09:51 BoasSe por um acaso os condutores de (fase) se venham a tocar, não há curto circuito. Não esquecer que há dois disjuntores que ficam em paralelo.Gil82 Escreveu: 22 jan 2025, 09:17Boas!ohmico Escreveu: 09 jan 2025, 13:02Boas,Gil82 Escreveu: 08 jan 2025, 09:01 Boas!
Cumps!
Ohmico
Cumps!
Cump.
Mário
Cumps!
Pois é exactamente isso que é proibido, porque é inseguro.
Ohmico
-
- Técnico Dedicado
Boas,pedro caetano Escreveu: 22 jan 2025, 13:49 boas. concordo que seja assim.mas há situações em remodelações, em que o dono da obra não alinha em partir mais do que esta estipulado, pergunto como é que se faz? é melhor abandonar o trabalho? para depois dar a outro que faz mal. digam uma opinião, mas pelo que vejo é mais facil criticar do que apresentar uma solução. portanto em teoria é muito facil o pior é na pratica. há alguem que deia a cara agradeço
instala duas tomadas no mesmo circuito e usa uma máquina de cada vez.
Ohmico
-
- Velha Guarda