Disjuntor geral EDP removido por engano

Responder
spike.santos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 16 dez 2024, 17:05
Profissão: Técnico
Localização: P. de Lima

Disjuntor geral EDP removido por engano

Mensagem por spike.santos »

Olá, pessoal. Bom dia.

Adiquiri recentemente uma moradia com um disjuntor bem antigo, da EDP.
Como a moradia é muito antiga, foi habitada pela última vez em 1994, mas já possui CPE e tem uma PMA de 6.9. Por ser antiga, foi preciso eu por um quadro novo (pois antes existia apenas o disjuntor geral da EDP, e um disjuntor antigo que distribuia 2 circuitos para a casa toda).

Durante a instalação do novo QE, por inocência minha, acabei por desselar e remover o tal disjuntor da EDP, e fazer a ligação direta do medidor ao novo quadro elétrico.

Agora, ao pesquisar, vi que isso não poderia ter sido feito e não sei o que fazer. Alguém poderia me informar como proceder nesta situação?

Obrigado.
raphaelferreira
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 21 jul 2025, 17:51
Profissão: Engenheiro Eletrotécnico
Localização: Vila Nova de Gaia
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Disjuntor geral EDP removido por engano

Mensagem por raphaelferreira »

O correto é comunicar isto a E-REDES, explicar que foi um erro durante a modernização do quadro, e pedir reposição oficial. Não é crime se você agir proativamente para corrigir — mas se deixar como está e for detetado, aí sim pode dar problema sério. Em alguns casos, a E-REDES cobra taxa de reposição de selos e pode solicitar vistoria obrigatória.
Se houver mudança de potência contratada ou alteração de instalação, eles podem exigir inspeção de uma entidade inspetora (ex: CERTIEL ou outra).
Como a moradia estava desligada desde 1994, talvez já houvesse necessidade de inspeção para reativação — e isso vai acabar sendo feito agora.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”