fusivel fora da residencia
fusivel fora da residencia
Boa tarde, comprei uma casa usada, e precisa de alguns restauros, no entanto reparei que da parte de fora perto da porta, tem uma caixa com um fusivel..o vizinho fez uma ligaçao direta e eu na casa antiga ou em casa de familiares nunca tinha visto este procedimento, vale a pena manter? pergunto..
cumprimentos
cumprimentos
-
- Electricista de 1ª
- Registado: 08 mai 2018, 10:58
- Agradecimento recebido: 38 vezes
Re: fusivel fora da residencia
Boas meu caro "brioni41"
Relativamente à sua pergunta, permita-me que lhe deixe informação referente à sua questão.
Ora bem, dito isto. Vejamos então o porquê da existência do fusível em caixa no extiror.
1º - Antes da nacionalização das diversas empresas que passaram a constituir o grupo EDP. Era colocado por cada cliente, uma caixa exterior
equipada com um fusível. Este elemento exercia duas funções a saber:
1.1 - Primeiro assegurava a proteção da instalação elétrica da habitação.
1.2 - Em segundo lugar tinha como função limitar a potência contratada.
2º - Hoje, face às novas tecnologias construtivas, apenas constitui um encargo adicional para a empresa de distribuição, sempre que o dito
aparelho funda, pelo que deverá comunicar à empresa distribuidora e solicitar a remoção do mesmo.
3º - Digo que apenas e tão só, a responsabilidade caberá na sua totalidade à E-Redes, qual exerce no território nacional a conceção da
distribuição em Baixa e Média Tensão.
4º - Nenhuma outra pessoa tem a permissão de o fazer, incorrendo por isso numa contraordenação (coima), levantada pela E-Redes. Podendo
caso assim o entenda colocar o infrator em tribunal.
Cptos
JAG
Relativamente à sua pergunta, permita-me que lhe deixe informação referente à sua questão.
Ora bem, dito isto. Vejamos então o porquê da existência do fusível em caixa no extiror.
1º - Antes da nacionalização das diversas empresas que passaram a constituir o grupo EDP. Era colocado por cada cliente, uma caixa exterior
equipada com um fusível. Este elemento exercia duas funções a saber:
1.1 - Primeiro assegurava a proteção da instalação elétrica da habitação.
1.2 - Em segundo lugar tinha como função limitar a potência contratada.
2º - Hoje, face às novas tecnologias construtivas, apenas constitui um encargo adicional para a empresa de distribuição, sempre que o dito
aparelho funda, pelo que deverá comunicar à empresa distribuidora e solicitar a remoção do mesmo.
3º - Digo que apenas e tão só, a responsabilidade caberá na sua totalidade à E-Redes, qual exerce no território nacional a conceção da
distribuição em Baixa e Média Tensão.
4º - Nenhuma outra pessoa tem a permissão de o fazer, incorrendo por isso numa contraordenação (coima), levantada pela E-Redes. Podendo
caso assim o entenda colocar o infrator em tribunal.
Cptos
JAG
Obrigado pela resposta, como o proprietario ao lado informou que se queimar é da responsabilidade do proprietario, e que o fusivel dele ja queimou duas vezes, o piquete da EDP na primeira vez que la foi, informou que nao tem nada a ver com isso, é da responsabilidade dos condominios, questionei se a ligaçao direta colocaria os sistemas internos em perigo, ou nao? ou seria limitador do que estava contratado, tambem nao soube responder...
-
- Electricista de 1ª
Boas meu caro " brioni41 "
Respondendo ao seu novo post, devo dizer-lhe o seguinte:
A caixa apenas existe para colocar o fusível de proteção. Hoje em dia essa tipologia construtiva não é mais utilizada em construções novas.
Daí que, tal como referido pela pessoa do piquete, esse elemento pertença ao distribuidor, isto é, seja da sua inteira responsabilidade.
Aqui chegados, importa referir o seguinte:
Depois da fusão que deu origem ao grupo EDP, houve uma diretiva emanada pelo conselho de Administração para remoção dessa tipologia,
passando a haver como limitador de potência o célebre DCP, cuja sigla significa disjuntor controlador de potência.
Funções que atrás descrevi. Posteriormente, a EDP passou a adquirir o tal DCP com mais uma função construtiva. A função diferencial
regulada para uma diferença de potencial de 500 mA. Posteriormente viria a adquirir este mesmo aparelho para a grandeza de 300 mA de
diferença de potencial.
Cptos
JAG
Respondendo ao seu novo post, devo dizer-lhe o seguinte:
A caixa apenas existe para colocar o fusível de proteção. Hoje em dia essa tipologia construtiva não é mais utilizada em construções novas.
Daí que, tal como referido pela pessoa do piquete, esse elemento pertença ao distribuidor, isto é, seja da sua inteira responsabilidade.
Aqui chegados, importa referir o seguinte:
Depois da fusão que deu origem ao grupo EDP, houve uma diretiva emanada pelo conselho de Administração para remoção dessa tipologia,
passando a haver como limitador de potência o célebre DCP, cuja sigla significa disjuntor controlador de potência.
Funções que atrás descrevi. Posteriormente, a EDP passou a adquirir o tal DCP com mais uma função construtiva. A função diferencial
regulada para uma diferença de potencial de 500 mA. Posteriormente viria a adquirir este mesmo aparelho para a grandeza de 300 mA de
diferença de potencial.
Cptos
JAG
Mais uma vez agradeço, pois eletricidade não é o meu forte, gostava de uma opiniao , á atitude do outro proprietario, fez uma ligaçao direta, há algum inconveniente? Ou contrato um eletricista para cada vez que o fusivel queimar...
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 217 vezes
Boas
Tire uma foto do quadro electrico para que se veja lá está.
Cump.
Mário
Tire uma foto do quadro electrico para que se veja lá está.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Electricista de 1ª
Boas meu caro " brioni41 "
De acordo com o informado anteriormente, tenho a informar que:
Deverá informar a E-Redes por forma a que esta empresa execute a remoção do fusível.
Caso em contrário, poderá sempre esperar pela substituição de contador e nessa altura pode informar o prestador de serviços para essa eventual
anomalia na rede de distribuição.
Nas novas ligações, sempre que colocam um novo contador, retiram o chamado DCP (disjuntor diferencial).
E isto porquê?
Porque a ERSE sigla que representa a (Entidade Reguladora do Sector Energético)responsável pelas tarifas de Gaz e Eletricidade, promoveu
com o consentimento do Governo a substituição dos contadores analógicos por contadores digitais.
Daí que num futuro próximo todos nós clientes, tenhamos instalados nas nossas habitações um contador digital.
De acordo com o facto do seu vizinho ter retirado o fusível de modo próprio por intermédio de outrem, isso corresponde a uma situação ilícita,
que lhe poderá acarretar alguns dissabores.
Mais informo que na região Norte alguns eletricistas costumam fazer isso e muito mais,causando dissabores aos clientes cujos contratos se
pautam pela honestidade. Pagando os desmandos de tal desiderato sempre que a fatura lhes é apresentada.
Cptos
JAG
De acordo com o informado anteriormente, tenho a informar que:
Deverá informar a E-Redes por forma a que esta empresa execute a remoção do fusível.
Caso em contrário, poderá sempre esperar pela substituição de contador e nessa altura pode informar o prestador de serviços para essa eventual
anomalia na rede de distribuição.
Nas novas ligações, sempre que colocam um novo contador, retiram o chamado DCP (disjuntor diferencial).
E isto porquê?
Porque a ERSE sigla que representa a (Entidade Reguladora do Sector Energético)responsável pelas tarifas de Gaz e Eletricidade, promoveu
com o consentimento do Governo a substituição dos contadores analógicos por contadores digitais.
Daí que num futuro próximo todos nós clientes, tenhamos instalados nas nossas habitações um contador digital.
De acordo com o facto do seu vizinho ter retirado o fusível de modo próprio por intermédio de outrem, isso corresponde a uma situação ilícita,
que lhe poderá acarretar alguns dissabores.
Mais informo que na região Norte alguns eletricistas costumam fazer isso e muito mais,causando dissabores aos clientes cujos contratos se
pautam pela honestidade. Pagando os desmandos de tal desiderato sempre que a fatura lhes é apresentada.
Cptos
JAG
-
- Electricista de 1ª
Muito bom dia meu caro " brioni41 "
Espero ter ajudado meu caro. Estarei sempre ao dispor de todos aqueles que necessitam.
O meu bem haja amigo. Disponha sempre que precise.
Cptos
JAG
Espero ter ajudado meu caro. Estarei sempre ao dispor de todos aqueles que necessitam.
O meu bem haja amigo. Disponha sempre que precise.
Cptos
JAG
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 11 dez 2024, 22:39
- Profissão: Orçamentista
Boa noite,
Gostaria de saber se estão a referirem-se aos fusiveis que estao antes do contador da EDP pois no meu caso tem acontecido queimar esse fusivel e fico sem corrente em casa.
Aconteceu a 26/11 e hoje tendo que chamar o piquet pois a caixa desses fusiveis esta fechada com chave por eles.
Resposta do piquet foi que a casa esta a puxar mais corrente que a contratada mas no contador o pico registado foi e 7.9 e tenho contratado 10,35 não vendo razão para isso. No quadro interior nada vai abaixo.
Disseram tambem que deveria mudar o cabo que vai do quadro interior ate ao contador (corre risco de arder) o que o meu eletricista diz que esse cabo esta preparado para meis que essa potência.
Já li por aqui que esses fusiveis estão obsoletos e seria melhor pedir a EDP para os retirar e ligar diretamente ao contador pois o contador já deve fazer essa função.
Envio foto do contador com o pico e do meu quadero interior.
Gostaria de saber se estão a referirem-se aos fusiveis que estao antes do contador da EDP pois no meu caso tem acontecido queimar esse fusivel e fico sem corrente em casa.
Aconteceu a 26/11 e hoje tendo que chamar o piquet pois a caixa desses fusiveis esta fechada com chave por eles.
Resposta do piquet foi que a casa esta a puxar mais corrente que a contratada mas no contador o pico registado foi e 7.9 e tenho contratado 10,35 não vendo razão para isso. No quadro interior nada vai abaixo.
Disseram tambem que deveria mudar o cabo que vai do quadro interior ate ao contador (corre risco de arder) o que o meu eletricista diz que esse cabo esta preparado para meis que essa potência.
Já li por aqui que esses fusiveis estão obsoletos e seria melhor pedir a EDP para os retirar e ligar diretamente ao contador pois o contador já deve fazer essa função.
Envio foto do contador com o pico e do meu quadero interior.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Enviou: 388 vezes
- Agradecimento recebido: 79 vezes
boas. tem corrente trifasica em casa? a secão do cabo é de 10mm, minimo entre contador e quadro dependendo da potencia e da distancia entre o quadro e contador. se tiver 10,35 mono tem de ter cabo de 16mm minimo, se for 10,35 trifasicos o cabo deve ter 10mm, ou seja 15a. secões de cabo inferiores não são aconselhaveis.cump
-
Não tenho trifasica mas sim monofasica.
Em relação aos fusiveis qual a opinião?
Em relação aos fusiveis qual a opinião?
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Enviou: 388 vezes
- Agradecimento recebido: 79 vezes
boas. os fusiveis que refere são os da portinhola? mas esses teem de estar lá não podem ser retirados.se tem corrente mono de 10,35 são 45a, pergunto qual a seção dos fios do contador? penso que esses fios não devem ter a seção regulamentar, por isso os fusiveis são mais fracos. de momento é tudo cump
-