Comprei um Dacia Spring e vivo num apartamento com garagem sem box, tenho uma arrecadação para as máquinas perto do meu lugar de garagem, mas preciso montar uma tomada apropriada para carregar o meu carro, atualmente estou a usar uma extensão já que o carregador do Dacia é de apenas 10A.
A curto prazo possivelmente vou ter um Tesla por isso quero já preparar o sistema para carregar por volta dos 24A, já que vivo num apartamento posso mudar para 6,9KVa (30A), durante a noite devo conseguir com facilidade dedicar 24A para o carro.
Quero instalar 2 tomadas junto ao meu lugar de estacionamento uma normal (Schuko) que permite até 16A para usar com o carregador do Dácia e uma tomada CEE 32A que vai ser para ligar o carregador para outro veículo mais poderoso, estou a pensar passar cabo de 6mm desde do apartamento até à arrecadação e ao lugar de estacionameto,
A minha lista de material é a seguinte:
1) Quadro Principal:
a) Schneider A9F79232 – Disjuntor bipolar de 32A para proteger o cabo de 6 mm² até o quadro secundário.
2) Cabo 2p+T 6mm
3) Quadro Secundário:
a) Schneider R9R71240 – Disjuntor diferencial bipolar de 40A, 30mA, Tipo A superimunizado (para proteção contra fugas).
b) Schneider A9K17232 – Disjuntor bipolar de 32A para a tomada industrial de 32A.
c) Schneider A9K02116 – Disjuntor unipolar de 16A para a tomada Schuko de 16A.
4) Caixa de distribuição de 8 vias.
5) Tomadas
a) Tomada CEE 32A
b) Tomada Schuko 16A
6)Tubo VD20
Será que alguém mais experiente pode dar a sua opinião sobre o material, especialmente sobre os disjuntores que escolhi.
Em teoria este sistema estava pronto para carregar a 32A mas a realidade é que só vou ter 30A disponíveis mas é mais simples preparar tudo para 32A.
Material para instalação de tomada de carregamento para VE
-
ARAS79
- Curioso

- Registado: 30 jun 2023, 15:14
- Profissão: Funcionário Público
Re: Material para instalação de tomada de carregamento para VE
Bom dia!
Já solicitou autorização ao condomínio para passar cabos pelas condutas/couretes comuns?
Escolheu Schneider por algum motivo? HAGER é igualmente bom e ligeiramente mais acessível.
Já solicitou autorização ao condomínio para passar cabos pelas condutas/couretes comuns?
Escolheu Schneider por algum motivo? HAGER é igualmente bom e ligeiramente mais acessível.
-
amoreira
- Quadro de Honra

- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 99 vezes
Boas,
Recomendo avaliar a possibilidade da instalação de uma wallbox com um sistema de gestão de cargas.
Recomendo avaliar a possibilidade da instalação de uma wallbox com um sistema de gestão de cargas.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
kandalf
- Faça a sua apresentação

- Registado: 06 nov 2024, 18:02
- Profissão: Programador
Escolhi Schneider porque estava a ver para comprar diretamente na Amazon e foi das marcas que encontrei mais material, conseguia preços melhores do que cá em portugal, tirando nos disjuntores térmicos ai ainda posso mudar para outra marca mais acessível.
E sim já pedi autorização ao condomínio estou atualmente a carregar com uma extensão da minha arrecadação até ao lugar de estacionamento mas quero finalizar isto porque tenho uma vizinha que implica com tudo e já anda a reclamar da extensão. Apesar de carregar só a 10A e de estar tudo certificado para 16A.
Eu pensei numa wallbox mas fica mais caro e pelo que percebo uma boa parte deste material seria necessário na mesma, atualmente tenho um Dacia e já tenho o carregador de 10A que é o que vou continuar a usar, mas a curto prazo posso vir a ter um Tesla e depois uso o um carregador um pouco mais potente que permita ligar à tomada industrial CEE.
Este minha lista de material foi baseada em alguma pesquisa e num colega que tem um Tesla e montou também apenas uma tomada industrial e funciona bastante bem.
E sim já pedi autorização ao condomínio estou atualmente a carregar com uma extensão da minha arrecadação até ao lugar de estacionamento mas quero finalizar isto porque tenho uma vizinha que implica com tudo e já anda a reclamar da extensão. Apesar de carregar só a 10A e de estar tudo certificado para 16A.
Eu pensei numa wallbox mas fica mais caro e pelo que percebo uma boa parte deste material seria necessário na mesma, atualmente tenho um Dacia e já tenho o carregador de 10A que é o que vou continuar a usar, mas a curto prazo posso vir a ter um Tesla e depois uso o um carregador um pouco mais potente que permita ligar à tomada industrial CEE.
Este minha lista de material foi baseada em alguma pesquisa e num colega que tem um Tesla e montou também apenas uma tomada industrial e funciona bastante bem.
-
Bettencourt75
- Curioso

- Registado: 12 out 2020, 07:13
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Veja com um engenheiro ou um bom eletricista, pois precisa de cumprir o cte 64, ou seja deve interligar com a instalação do condomínio com uma botoneira de corte.
-
Nicolau1981
- Faça a sua apresentação

- Registado: 31 out 2025, 13:22
- Profissão: Consultor
Olás, boas pessoal!
Planejo montar uma espera para uma possível tomada (shuko ou industrial 32A) para um possível Tesla. Vou dimensionar o circuito para 40A (imaginando uma possível wallbox) mas devo começar com o carregador móvel. Enfim, minha pergunta é básica no mento.
Porque utilizar o Diferencial SI ou HI? Fui atrás de literatura e não consegui me convencer da necessidade (pela diferença de preço).
SI ou HI:
"Num quadro típico, os MCB protegem cada circuito contra sobreintensidades, enquanto o diferencial vigia várias linhas para fugas à terra. Substituir um RCD padrão por um superimunizado preserva essa coordenação—ganhando estabilidade ao reduzir disparos espúrios."
Planejo montar uma espera para uma possível tomada (shuko ou industrial 32A) para um possível Tesla. Vou dimensionar o circuito para 40A (imaginando uma possível wallbox) mas devo começar com o carregador móvel. Enfim, minha pergunta é básica no mento.
Porque utilizar o Diferencial SI ou HI? Fui atrás de literatura e não consegui me convencer da necessidade (pela diferença de preço).
SI ou HI:
"Num quadro típico, os MCB protegem cada circuito contra sobreintensidades, enquanto o diferencial vigia várias linhas para fugas à terra. Substituir um RCD padrão por um superimunizado preserva essa coordenação—ganhando estabilidade ao reduzir disparos espúrios."
Última edição por Nicolau1981 em 31 out 2025, 13:34, editado 1 vez no total.