Olá,
Eu mudei-me para esta casa há um ano pedi uma redução de potência porque o morador anterior fabricava bolos e tinha um par de fornos industriais. A EDA (Electricidade dos Açores) substituiu o contador e o diferencial exterior e eu contratei um electricista para modificar a parte interior (foi só remover o cabo da fase que alimentava os fornos).
Desde então, sempre que há uma trovoada, mesmo a vários kilómetros de distância, o diferencial deles dispara. Eu perguntei aos vizinhos e mais ninguém é afectado. Fiz a queixa à EDA e eles não querem mudar o diferencial e dizem que é mesmo assim (resposta do engenheiro deles). Eu estudei electrónica há muitos anos e tenho a noção do que é um diferencial mas gostava de ter uma opinião mais actualizada sobre a questão. Será possível ou normal que o diferencial esteja avariado ou mal regulado?
Eu trabalho em casa e aqui (Ilha do Faial) há muitas trovoadas logo ou escalo o problema ou gasto alguns milhares em UPSes.
Obrigado!
Diferencial exterior da EDA dispara com trovoadas ao longe
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Re: Diferencial exterior da EDA dispara com trovoadas ao longe
Boa tarde.
O diferencial não tem regulação. Existem é diferentes sensibilidades.
E não deve estar avariado, mas tem um botão de teste que pode usar para testar. Mas uma vez que ele dispara, não deve ter problema nenhum.
Qual é a sensibilidade do diferencial que instalaram e o contador é dos antigos ou dos novos? A instalação é monofásica ou trifásica?
Podia tentar colocar uns descarregadores de sobretensão no quadro, mas não sei se irá resolver o problema.
O diferencial não tem regulação. Existem é diferentes sensibilidades.
E não deve estar avariado, mas tem um botão de teste que pode usar para testar. Mas uma vez que ele dispara, não deve ter problema nenhum.
Qual é a sensibilidade do diferencial que instalaram e o contador é dos antigos ou dos novos? A instalação é monofásica ou trifásica?
Podia tentar colocar uns descarregadores de sobretensão no quadro, mas não sei se irá resolver o problema.
Obrigado,
O contador e o diferencial são novos e foram ambos instalados no início do Verão quando mandei baixar a potência. A instalação é monofásica e a sensibilidade do diferencial é de 500mA (tem escrito l n: 500mA, Un: 250V, IP40 IK06 Polos: 2 / Protegidos 1, lr: 10-30A). O contador é digital e suporta o bi horário pelo que suponho seja moderno.
Falei hoje com uma vizinha que acabou de construir a casa dela ao mesmo tempo desta mudança e ela não tem o mesmo problema. Estou de passar por lá para comparar os equipamentos que foram lá instalados.
O contador e o diferencial são novos e foram ambos instalados no início do Verão quando mandei baixar a potência. A instalação é monofásica e a sensibilidade do diferencial é de 500mA (tem escrito l n: 500mA, Un: 250V, IP40 IK06 Polos: 2 / Protegidos 1, lr: 10-30A). O contador é digital e suporta o bi horário pelo que suponho seja moderno.
Falei hoje com uma vizinha que acabou de construir a casa dela ao mesmo tempo desta mudança e ela não tem o mesmo problema. Estou de passar por lá para comparar os equipamentos que foram lá instalados.
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Enviou: 13 vezes
- Agradecimento recebido: 36 vezes
Já existiu aqui outra questão parecida no forum, mas não se chegou a uma conclusão, mas pode ler as várias páginas de resposta, a ver se alguma pode ser uma pista: https://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=185 .
Pode também fazer um teste para verificar se não é nenhum dos equipamentos que tenha ligado, que estejam a causar o problema,
Assim quando existir essa trovoada que normalmente lhe faz disparar o diferencial, desligue o geral, mantendo esse diferencial ligado.
Se o diferencial não desligar nenhuma dessas vezes, pode indiciar que algum dos aparelhos possa estar a contribuir.
De qualquer das formas, se está a desligar, pode estar efetivamente a proteger, e assim evitar ter equipamentos queimados.
Pode também fazer um teste para verificar se não é nenhum dos equipamentos que tenha ligado, que estejam a causar o problema,
Assim quando existir essa trovoada que normalmente lhe faz disparar o diferencial, desligue o geral, mantendo esse diferencial ligado.
Se o diferencial não desligar nenhuma dessas vezes, pode indiciar que algum dos aparelhos possa estar a contribuir.
De qualquer das formas, se está a desligar, pode estar efetivamente a proteger, e assim evitar ter equipamentos queimados.
- travassos
- Curioso
- Registado: 01 ago 2010, 18:50
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 5 vezes
Para já eu tentaria seguir a recomendação dada por
Já iria perceber alguma coisa mais...
Já agora;
Qual a sensibilidade do(s) Diferencial do seu Quadro Elétrico?
Faça o teste do(s) seu Diferencial ao carregar no botão de teste do equipamento. (terá que "desligar" ao carregar no botão de teste)
.mromeiro
Já iria perceber alguma coisa mais...
Já agora;
Qual a sensibilidade do(s) Diferencial do seu Quadro Elétrico?
Faça o teste do(s) seu Diferencial ao carregar no botão de teste do equipamento. (terá que "desligar" ao carregar no botão de teste)
Travassos
O diferencial do quadro interior é de 300mA logo deveria disparar antes. Vou ver se amanhã faço um teste pois neste momento não posso.
Obrigado pelo link, vou ler.
Eu estou de acordo mas mais ninguém aqui à volta é afectado nem de uma forma nem doutra daí eu desconfiar do equipamento.mromeiro Escreveu: 31 out 2021, 10:38 De qualquer das formas, se está a desligar, pode estar efetivamente a proteger, e assim evitar ter equipamentos queimados.