Boa noite,
Sou um novo (e leigo na matéria, embora interessado) utilizador registado neste fórum, mas já recorri ao vosso conhecimento muitas vezes, pelo que deixo desde já o meu muito obrigado!
A minha questão é a seguinte: (foto do quadro geral em anexo)
- Vou (tentar) criar um circuito dedicado a uma tomada para ligar o EVSE que carrega o VE a 10A e um eletricista recomendou-me fazer de uma determinada forma. Mas não fiquei convencido.
- O meu quadro geral tem 3 fases a entrar num diferencial tetrapolar, de seguida essas 3 fases vão a um barramento que distribui para os disjuntores do R/C
- Desse barramento, estavam a sair 2 fases, uma para o quadro parcial da cave, e outro para o quadro parcial da garagem (a casa é numa colina )
- O eletricista disse-me para colocar um 2º diferencial (o branco da foto) e "alimentá-lo" numa das fases (e neutro) do diferencial tetrapolar, e depois a jusante um disjuntor e tomada. Neste momento liguei a esse diferencial o quadro da garagem para experimentar, mas entretanto vou passar cabo para o ligar ao disjuntor da tomada a instalar.
Questões:
- Sendo o meu contrato monofasico (6.9KVa, 30Amp), estar a ligar o 2º diferencial a uma fase não vai limitar a potência disponível?
- Este esquema vai permitir que o circuito da tomada para o EVSE esteja completamente independente do restante?
Pedindo desculpa desde já por alguma idiotice que escrevi, agradeço a vossa ajuda.
Cumprimentos
Criar circuito dedicado para carregar VE
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Re: Criar circuito dedicado para carregar VE
Boas!
Para haver seletividade entre diferenciais o monofásico deve ser mais sensível que o a montante.
Quanto à potência, com 30A trifásico terás 10A por fase. Quando for carregar o carro a 10A se houver mais consumos nessa fase (os vários circuitos "agarrados" ao pente), vai disparar o limitador.
Ou se aumenta a potência ou se tenta fazer uma nova distribuição de cargas com a alteração do quadro elétrico.
Cumps!
Para haver seletividade entre diferenciais o monofásico deve ser mais sensível que o a montante.
Quanto à potência, com 30A trifásico terás 10A por fase. Quando for carregar o carro a 10A se houver mais consumos nessa fase (os vários circuitos "agarrados" ao pente), vai disparar o limitador.
Ou se aumenta a potência ou se tenta fazer uma nova distribuição de cargas com a alteração do quadro elétrico.
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Re: Criar circuito dedicado para carregar VE
Bom dia!
Obrigado Gil, pela resposta.
Alterar o diferencial trifásico para um monofásico, poderia resolver a questão? Teria também de modificar o pente?
Se desligar esta fase do pente, significa que fico com 20 A, para o resto da instalação, é isso?
Muito, muito obrigado!
Obrigado Gil, pela resposta.
Alterar o diferencial trifásico para um monofásico, poderia resolver a questão? Teria também de modificar o pente?
Se desligar esta fase do pente, significa que fico com 20 A, para o resto da instalação, é isso?
Muito, muito obrigado!
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Re: Criar circuito dedicado para carregar VE
Boas!
Alterar de trifásico para mono implica alterar o Quadro Elétrico e pode não ficar por aí. A montante também terá de se garantir que é possível a mudança.
Se "desligar" a fase do pente fica com 10A disponíveis dessa fase, pois tem 10A por fase.
Nessas instalações ou as cargas estão muito bem distribuídas pelas fases ou então os disparos são constantes!
Cumps!
Alterar de trifásico para mono implica alterar o Quadro Elétrico e pode não ficar por aí. A montante também terá de se garantir que é possível a mudança.
Se "desligar" a fase do pente fica com 10A disponíveis dessa fase, pois tem 10A por fase.
Nessas instalações ou as cargas estão muito bem distribuídas pelas fases ou então os disparos são constantes!
Cumps!