Linha de MT
Linha de MT
Boas,
Alguém já fez um projecto de uma linha de MT?
Quais as considerações técnicas a ter em conta no dimensionamento deste tipo de projecto.
Cumps
Alguém já fez um projecto de uma linha de MT?
Quais as considerações técnicas a ter em conta no dimensionamento deste tipo de projecto.
Cumps
Re: Linha de MT
Boas
Eu nunca fiz um projecto de M.T. mas um dos calculos que tens de fazer é o calculo do vão da linha.
Eu nunca fiz um projecto de M.T. mas um dos calculos que tens de fazer é o calculo do vão da linha.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 08 abr 2008, 09:47
Boas,
Eu já fiz um projecto de Média Tensão para Linhas e deves ter em atenção alguns pontos tais como (traços principais):
Tipo de topologia do terreno para entrares em linha de conta com o desnível nos postes;
Cálculo do vão e flecha máxima admissível para o teu caso;
Aplicação das normas de distribuição de energia d acordo com o decreto lei (agor não me lembro qual é) de modo a entrares em linha de conta com a altura mínima dos conutores ao solo, tipo de condutor a escolher, etc....
Estes são os traços principais. Se tiveres dúvidas por onde começar estás à vontade, podes perguntar que vou tentando responder.
Eu já fiz um projecto de Média Tensão para Linhas e deves ter em atenção alguns pontos tais como (traços principais):
Tipo de topologia do terreno para entrares em linha de conta com o desnível nos postes;
Aplicação das normas de distribuição de energia d acordo com o decreto lei (agor não me lembro qual é) de modo a entrares em linha de conta com a altura mínima dos conutores ao solo, tipo de condutor a escolher, etc....
Estes são os traços principais. Se tiveres dúvidas por onde começar estás à vontade, podes perguntar que vou tentando responder.
Muito obrigado pelas respostas...
Têm as transparências usadas para os desenhos na planta de altimetria?
Ninguem tem as folhas de cálculo que a EDP usa para estes casos?
Cumprimentos
Têm as transparências usadas para os desenhos na planta de altimetria?
Ninguem tem as folhas de cálculo que a EDP usa para estes casos?
Cumprimentos
Boas,
Há algum software especifico para fazer os desenhos deste tipo de projecto, nomeadamente software de desenho de vaos e cartografia?
Qual a distância máxima para postes de betão. Penso que podem ir até aos 20mts.
Cumps
Há algum software especifico para fazer os desenhos deste tipo de projecto, nomeadamente software de desenho de vaos e cartografia?
Cumps
mfs_carlos Escreveu:Boas,
Vou aceitar a tua ajuda. No cálculo da flecha há um parâmetro que é a tensão máxima. Como é que a calculas? Pela equação dos estados? Será que podes dar uma visao geral de como aplicar a equação dos estados. Percebo o conceito, mas não estou a ver muito bem como extrair de lá os dados.
Cumps
Podem ir até algumas dezenas de metros ou até entrar na casa da centena... mas tem a ver com a flecha e com os esforços nos apoiosyoda Escreveu:Boas,
Cumps
Eu não quero de borla!!!!!
O que queria era que se alguém tivesse apontamentos, da universidade, livros sebentas ou na net onde soubesse que disponibilizasse...
Podem enviar P.M.
O que queria era que se alguém tivesse apontamentos, da universidade, livros sebentas ou na net onde soubesse que disponibilizasse...
Podem enviar P.M.
-
- Curioso
- Registado: 27 jun 2008, 20:05
Não percebo isto então a malta agora passeia pela universidade e depois vem tentar aprender a projectar em foruns, realmente isto anda muito mal.
Depois aparecem por ai projectos com cada calinada.........
E ainda se queixam da DGE e Certiel......
Que eu saiba projectos de Média Tensão só fazem parte do plano de licenciatura e não bacharelato, eu por acaso sei fazer mas aprendi por mim mas o mal não anda nas pessoas mas sim nas escolas.nostradamus Escreveu:Não percebo isto então a malta agora passeia pela universidade e depois vem tentar aprender a projectar em foruns, realmente isto anda muito mal.
-
- Curioso
- Registado: 27 jun 2008, 20:05
Para informação no meu bacharelato tive 3 cadeiras (Baixa tensão, Média tensão e outra de Alta tensão), apesar de não estar habilitado legalmente para fazer projectos de Alta tensão, (regra geral só malta que trabalha ou trabalhou na EDP/REN) é que faz projectos de Alta tensão em portugal).
Quanto a licenciaturas, se forem do técnico não vêm um palmo de projecto, tenho agora na empresa um licenciado acabadinho de sair do técnico e nem me sabe calcular um cabo, quanto mais pensar em fazer projectos de média.
Quanto a licenciaturas, se forem do técnico não vêm um palmo de projecto, tenho agora na empresa um licenciado acabadinho de sair do técnico e nem me sabe calcular um cabo, quanto mais pensar em fazer projectos de média.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 199 vezes
nostradamus Escreveu:Para informação no meu bacharelato tive 3 cadeiras (Baixa tensão, Média tensão e outra de Alta tensão), apesar de não estar habilitado legalmente para fazer projectos de Alta tensão, (regra geral só malta que trabalha ou trabalhou na EDP/REN) é que faz projectos de Alta tensão em portugal).
e acham que em 3 anos se prduz um engenheiro em condições? O rapaz só irá vingar no mercado se ele se esforçar para se especializar em uma determinada área. Acham que o pessoal da faculdade tem a noção de que o mercado necessita? É muito bonito, mas no papel...