Linha de MT

yoda
Curioso
Curioso
Registado: 02 out 2007, 18:19

Linha de MT

Mensagem por yoda »

Boas,

Alguém já fez um projecto de uma linha de MT?
Quais as considerações técnicas a ter em conta no dimensionamento deste tipo de projecto.

Cumps

Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 fev 2008, 20:46

Re: Linha de MT

Mensagem por Checkmat »

Boas

Eu nunca fiz um projecto de M.T. mas um dos calculos que tens de fazer é o calculo do vão da linha.
mfs_carlos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 abr 2008, 09:47

Mensagem por mfs_carlos »

Boas,

Eu já fiz um projecto de Média Tensão para Linhas e deves ter em atenção alguns pontos tais como (traços principais):
Tipo de topologia do terreno para entrares em linha de conta com o desnível nos postes;
Cálculo do vão e flecha máxima admissível para o teu caso;
Aplicação das normas de distribuição de energia d acordo com o decreto lei (agor não me lembro qual é) de modo a entrares em linha de conta com a altura mínima dos conutores ao solo, tipo de condutor a escolher, etc....

Estes são os traços principais. Se tiveres dúvidas por onde começar estás à vontade, podes perguntar que vou tentando responder.
yoda
Curioso
Curioso

Mensagem por yoda »

Muito obrigado pelas respostas...

Têm as transparências usadas para os desenhos na planta de altimetria?
Ninguem tem as folhas de cálculo que a EDP usa para estes casos?

Cumprimentos
yoda
Curioso
Curioso

Mensagem por yoda »

Boas,

Há algum software especifico para fazer os desenhos deste tipo de projecto, nomeadamente software de desenho de vaos e cartografia?
Qual a distância máxima para postes de betão. Penso que podem ir até aos 20mts.

Cumps
yoda
Curioso
Curioso

Mensagem por yoda »

mfs_carlos Escreveu:Boas,

Eu já fiz um projecto de Média Tensão para Linhas e deves ter em atenção alguns pontos tais como (traços principais):
Tipo de topologia do terreno para entrares em linha de conta com o desnível nos postes;
Cálculo do vão e flecha máxima admissível para o teu caso;
Aplicação das normas de distribuição de energia d acordo com o decreto lei (agor não me lembro qual é) de modo a entrares em linha de conta com a altura mínima dos conutores ao solo, tipo de condutor a escolher, etc....

Estes são os traços principais. Se tiveres dúvidas por onde começar estás à vontade, podes perguntar que vou tentando responder.

Vou aceitar a tua ajuda. No cálculo da flecha há um parâmetro que é a tensão máxima. Como é que a calculas? Pela equação dos estados? Será que podes dar uma visao geral de como aplicar a equação dos estados. Percebo o conceito, mas não estou a ver muito bem como extrair de lá os dados.

Cumps
nclaudio
Curioso
Curioso
Registado: 10 dez 2007, 23:18

Mensagem por nclaudio »

yoda Escreveu:Boas,

Há algum software especifico para fazer os desenhos deste tipo de projecto, nomeadamente software de desenho de vaos e cartografia?
Qual a distância máxima para postes de betão. Penso que podem ir até aos 20mts.

Cumps
Podem ir até algumas dezenas de metros ou até entrar na casa da centena... mas tem a ver com a flecha e com os esforços nos apoios
calcite
Curioso
Curioso
Registado: 28 jan 2008, 18:21

Mensagem por calcite »

Alguém tem documentação para a elaboração de projectos de linhas eléctricas???
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Alguém vai dar isso de borla?
calcite
Curioso
Curioso
Registado: 28 jan 2008, 18:21

Mensagem por calcite »

Eu não quero de borla!!!!!

O que queria era que se alguém tivesse apontamentos, da universidade, livros sebentas ou na net onde soubesse que disponibilizasse...

Podem enviar P.M.
nostradamus
Curioso
Curioso
Registado: 27 jun 2008, 20:05

Mensagem por nostradamus »

Não percebo isto então a malta agora passeia pela universidade e depois vem tentar aprender a projectar em foruns, realmente isto anda muito mal.

Depois aparecem por ai projectos com cada calinada.........

E ainda se queixam da DGE e Certiel......
Ybu
Curioso
Curioso
Registado: 03 mar 2008, 16:14

Mensagem por Ybu »

nostradamus Escreveu:Não percebo isto então a malta agora passeia pela universidade e depois vem tentar aprender a projectar em foruns, realmente isto anda muito mal.

Depois aparecem por ai projectos com cada calinada.........

E ainda se queixam da DGE e Certiel......
Que eu saiba projectos de Média Tensão só fazem parte do plano de licenciatura e não bacharelato, eu por acaso sei fazer mas aprendi por mim mas o mal não anda nas pessoas mas sim nas escolas.
nostradamus
Curioso
Curioso
Registado: 27 jun 2008, 20:05

Mensagem por nostradamus »

Para informação no meu bacharelato tive 3 cadeiras (Baixa tensão, Média tensão e outra de Alta tensão), apesar de não estar habilitado legalmente para fazer projectos de Alta tensão, (regra geral só malta que trabalha ou trabalhou na EDP/REN) é que faz projectos de Alta tensão em portugal).

Quanto a licenciaturas, se forem do técnico não vêm um palmo de projecto, tenho agora na empresa um licenciado acabadinho de sair do técnico e nem me sabe calcular um cabo, quanto mais pensar em fazer projectos de média.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Na maioria não ensinam
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 199 vezes

Mensagem por nelmindo »

nostradamus Escreveu:Para informação no meu bacharelato tive 3 cadeiras (Baixa tensão, Média tensão e outra de Alta tensão), apesar de não estar habilitado legalmente para fazer projectos de Alta tensão, (regra geral só malta que trabalha ou trabalhou na EDP/REN) é que faz projectos de Alta tensão em portugal).

Quanto a licenciaturas, se forem do técnico não vêm um palmo de projecto, tenho agora na empresa um licenciado acabadinho de sair do técnico e nem me sabe calcular um cabo, quanto mais pensar em fazer projectos de média.

e acham que em 3 anos se prduz um engenheiro em condições? O rapaz só irá vingar no mercado se ele se esforçar para se especializar em uma determinada área. Acham que o pessoal da faculdade tem a noção de que o mercado necessita? É muito bonito, mas no papel...
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”