Misterio de automático de escada
-
marcoamx
- Faça a sua apresentação

- Registado: 04 fev 2023, 15:04
- Profissão: MKT
- Enviou: 1 vez
Misterio de automático de escada
Viva!
Sei que está uma desgraça, mas o material novo está pronto a colocar no sitio, assim que consiga perceber o que está incorrecto.
Tenho um mistério que não consigo resolver num prédio, já antigo, onde tenho uma casa.
Problema:automático não agarra com lâmpadas totalmente de led
Ora o prédio tem 5 botões para activar o relógio;
4 candeeiros - um por piso
O problema está em que se tiver 4 lâmpadas led os automáticos nunca "agarram", se tiver 2 lâmpadas de Halogéneo agarra SEMPRE!
https://i.ibb.co/qpFWMST/20230204-14400 ... 4x2016.jpg
Portanto, tenho:
- Interruptores com LED de presença (há dois fios em cada caixa de interruptor, 1 positivo outro negativo)
- No AUTOMATICO tenho:
L -> 220v
3 -> 0v (220v quando activado num qualquer interruptor)
N -> neutro
4 -> 220V sempre
Como disse no quadro chega-me 3 fios, 1 branco (unido ao neutro no bloco); 1 preto sem corrente (liga no 3 do autom.); 1 preto (liga no 4 do autom.)
Sei que está uma desgraça, mas o material novo está pronto a colocar no sitio, assim que consiga perceber o que está incorrecto.
Tenho um mistério que não consigo resolver num prédio, já antigo, onde tenho uma casa.
Problema:automático não agarra com lâmpadas totalmente de led
Ora o prédio tem 5 botões para activar o relógio;
4 candeeiros - um por piso
O problema está em que se tiver 4 lâmpadas led os automáticos nunca "agarram", se tiver 2 lâmpadas de Halogéneo agarra SEMPRE!
https://i.ibb.co/qpFWMST/20230204-14400 ... 4x2016.jpg
Portanto, tenho:
- Interruptores com LED de presença (há dois fios em cada caixa de interruptor, 1 positivo outro negativo)
- No AUTOMATICO tenho:
L -> 220v
3 -> 0v (220v quando activado num qualquer interruptor)
N -> neutro
4 -> 220V sempre
Como disse no quadro chega-me 3 fios, 1 branco (unido ao neutro no bloco); 1 preto sem corrente (liga no 3 do autom.); 1 preto (liga no 4 do autom.)
-
pedro caetano
- Velha Guarda

- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Enviou: 440 vezes
- Agradecimento recebido: 90 vezes
Re: Misterio de automático de escada
boas. desconheço esse problema, como diz o L é a fase de entrada o N é neutro o3 vai ás lampadas o 4 vai aos botoés de pressão, uma vez acionado em qualquer botão tem de acender as lampadas sejam led ou halogeneo. muitas vezes acontece que um ou outro botáo fica ligado e as lampadas ficam sempre acesas. desconheço isso cump
-
mromeiro
- Electricista de 2ª

- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 37 vezes
Viva,
A única explicação que vejo para isso, é que os botões em vez de estarem ligados entre o 4 e o neutro, estejam ligados entre o 4 e as lâmpadas (fazendo o neutro através das lâmpadas, ou seja, ligados entre o 4 e o 3).
Um teste fácil, é no quadro ligar um botão corretamente (entre o 4 e o N), e depois testar se com esse botão o automático de escada já funciona corretamente.
A única explicação que vejo para isso, é que os botões em vez de estarem ligados entre o 4 e o neutro, estejam ligados entre o 4 e as lâmpadas (fazendo o neutro através das lâmpadas, ou seja, ligados entre o 4 e o 3).
Um teste fácil, é no quadro ligar um botão corretamente (entre o 4 e o N), e depois testar se com esse botão o automático de escada já funciona corretamente.
-
marcoamx

Não consigo dar com o gato, agora coloquei as lâmpadas todas em led e a do último andar fica como que luz de presença, a meio gás.mromeiro Escreveu: 05 fev 2023, 09:19 Viva,
-
pedro caetano
- Velha Guarda

boas. já verificou se o 4 vai aos botões e o 3 ás lampadas. cump
-
marcoamx

Sim, o 3 se o desligar o automatico dispara mas as lamapadas não acendem.pedro caetano Escreveu: 05 fev 2023, 12:32 boas. já verificou se o 4 vai aos botões e o 3 ás lampadas. cump
Se tirar o 4 os botoes apagam-se e não fazem disparar o automatico.
O que para mim me espanta é o branco que vem do tubo da escada fazer acender o busca polos.. E se colocar led em tudo a do 3o piso ficar com luz de presença.
Será passagem do interruptor "antigo de rodar"???
-
pedro caetano
- Velha Guarda

boas. o que penso disso é fazer tudo de novo, desmanchar e começar do principio, é a unica maneira de dar com o gato. cump
-
jodsbrum
- Velha Guarda

- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Agradecimento recebido: 5 vezes
Na imagem que enviaste não se vê bem as ligações, mas fiquei com a sensação de que tens 4 fios e não 3 como disseste e as ligações devem ser estas que envio tiradas do manual da Theben Elpa 8. Deve ter escapado algo nessa ligação tens de ver melhor.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-
marcoamx

Viva!jodsbrum Escreveu: 05 fev 2023, 18:07 Na imagem que enviaste não se vê bem as ligações, mas fiquei com a sensação de que tens 4 fios e não 3 como disseste e as ligações devem ser estas que envio tiradas do manual da Theben Elpa 8. Deve ter escapado algo nessa ligação tens de ver melhor.
Theben Elpa 8.jpg
A vir do "tubo" das ligações da iluminação/interruptores vem 3 cabos(1 branco e 2 pretos).
1 branco que está ligado ao neutro (3 fios brancos) - Mas se o desligar da união tem força suficiente para acender o Busca-Polos.
1 preto que é a fase para as lampadas, já testei
1 preto que vai para os interruptores.
Estou tramado
-
jodsbrum
- Velha Guarda

- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Agradecimento recebido: 5 vezes
Se vem apenas um fio dos interruptores, quer dizer que os interruptores devem ter a fase ligada mas de outro sitio. Só tens é que confirmar se quando ligas o interruptor de facto chega a fase nesse fio. Se não chegar a fase nesse fio provavelmente o problema poderá estar ai, caso contrário também não estou a ver mais nada. É rever bem as ligações e ligar no relé conforme o esquema.
-
marcoamx

Aparentemente RESOLVIDO!
Comprei, mais um (gastei €10), um ORNO OR CR 230 e.. funciona!
Não sei se o sistema interno é diferente dos demais se o que se passa. Sei que não é como os demais em que se ouve o RELÓGIO a "contar" e também não dispõe de ajuste entre 3 e 4 fios (aparentemente deve ser isso que faz a coisa também ser eficaz no meu caso).
https://orno.pl/en/product/1102/stairca ... ting-timer
Vamos ver quanto tempo dura!
Comprei, mais um (gastei €10), um ORNO OR CR 230 e.. funciona!
Não sei se o sistema interno é diferente dos demais se o que se passa. Sei que não é como os demais em que se ouve o RELÓGIO a "contar" e também não dispõe de ajuste entre 3 e 4 fios (aparentemente deve ser isso que faz a coisa também ser eficaz no meu caso).
https://orno.pl/en/product/1102/stairca ... ting-timer
Vamos ver quanto tempo dura!
Boas,
os dois automáticos têm as ligações dos botões e das lâmpadas diferentes:
os dois automáticos têm as ligações dos botões e das lâmpadas diferentes:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-
marcoamx

Sim, reparei logo antes da montagem. No entanto fiz a ligação como o outro, apenas nos locais devidos.