Onda ( mesmo ) quadrada com o 555

Responder
helioneves
Curioso
Curioso
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Profissão: desempregado
Agradecimento recebido: 1 vez

Onda ( mesmo ) quadrada com o 555

Mensagem por helioneves »

Estou às voltas com o circuito 555 para gerar uma onda quadrada ( com dutty cycle de 50% ).
Pelo que vi na net, isso obtém-se colocando uma resistência da saída 3 para o pino 2/6, e ligando o condensador nos mesmos pinos habituais ( entre pino1 e os 2/6). Estou a usar uma resistência de 1Mega e um condensador de 1micro, o tempo total de ciclo é de cerca de 2 segundos, mas o tempo "low" é (perceptivelmente) mais curto que o "high".
Não que eu tenha condições de aferir o circuito, mas já tentei com dois integrados de marcas diferentes e acontece o mesmo…
O que estou a fazer mal? Existe alguma fórmula para cálculo de tempo especifica para a onda quadrada, ou é tipo tentativa- erro?

justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Onda ( mesmo ) quadrada com o 555

Mensagem por justme »

Boas,

os seguintes circuitos são mais flexíveis permitindo alterar os tempos em que a saída está ALTA ou BAIXA.

O primeiro circuito (com 2 potenciometros) tem a vantagem de poder alterar também o periodo da oscilação.

O segundo circuito mantém o periodo mas varia os tempos de saída ALTA ou BAIXA

555.png
Um abraço
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem, tem de estar registado.
helioneves
Curioso
Curioso
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Profissão: desempregado
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por helioneves »

( Acho que ) já dei com o problema… o efeito de carga sobre o pino 3 altera o dutty cycle da onda de saída.
Cheguei a essa conclusão ao passar do circuito 1 para o circuito 2. O tempo "Low" aumentou face ao "High".
A questão que se coloca agora é; isto é suposto acontecer? Ou será que tive apenas azar com os circuitos 555 que comprei?
[ além de que continuo a não saber como calcular as temporizações para o caso da onda quadrada… ]
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem, tem de estar registado.
fiat_uno
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2018, 10:44
Profissão: Técnico
Enviou: 1 vez

Mensagem por fiat_uno »

Boa noite
Este circuito abaixo faz o que pretende. Se o duty-cycle está a ser influenciado pela carga pode estar com um consumo exagerado na saída, para o que o 555 consegue fornecer. Experimente utilizar um MOSFET de baixo nível de tensão na saída, ver se resolve. Alimentado aí a 9V deve fazer disparar o MOSFET na perfeição.

Imagem
Imagem
https://www.electronics-tutorials.ws/wa ... lator.html
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”