Substituir Torix

Responder
Rui_mats
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 fev 2018, 17:05

Substituir Torix

Mensagem por Rui_mats »

Bom dia pessoal,
tenho na minha casa as derivações conectadas por sistema Torix, que foi o que se usava quando estudava, era isso e a croa de bornes .
Acontece que aquilo a maioria ja perdeu a força basta tocar na camisa que ela cai sozinha, casa de 1995.

precisava trocar aquilo, as pessoas que estudaram comigo em electrónica, falam no wago rapidos, é seguro , parece fragil aquilo !

Numa delas preciso de 6 derivações, que tem 5 mas quero acrescentar um aquecedor no Wc.
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Enviou: 127 vezes
Agradecimento recebido: 142 vezes
Contacto:

Re: Substituir Torix

Mensagem por admin »

Sem duvida uma boa alternativa o wago
Conector rápido da série 221, destinado a ligações elétricas com patilhas para fios unifilares e multifilares. Montagem elétrica por aperto de molas, permitindo uma fixação rápida e segura. Tensão nominal de 450V e corrente nominal de 41A, com montagem mecânica com cabo e faixa de cabo de 0,5 a 6 mm²
pode também usar estes Borne Isolado 6MM2
Anexos
borne-isolado-6mm2-.jpg
borne-isolado-6mm2-.jpg (9.3 KiB) Visto 281 vezes
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 204 vezes

Mensagem por nelmindo »

Rui_mats Escreveu: 02 dez 2025, 09:06 Bom dia pessoal,
tenho na minha casa as derivações conectadas por sistema Torix, que foi o que se usava quando estudava, era isso e a croa de bornes .
Acontece que aquilo a maioria ja perdeu a força basta tocar na camisa que ela cai sozinha, casa de 1995.

precisava trocar aquilo, as pessoas que estudaram comigo em electrónica, falam no wago rapidos, é seguro , parece fragil aquilo !

Numa delas preciso de 6 derivações, que tem 5 mas quero acrescentar um aquecedor no Wc.
Ela cai, porque foi mal instalado. Muitos técnicos por desconhecimento, enrolavam as almas condutoras e depois enroscavam o torix. Em alguns casos, o torix ficava apenas a servir de tampa...

Na caixa dos torix explica como deve ser feito, e por desconhceimento ou por falta de jeito, ao enrolar, ele caía sempre, sendo que desistiam e acabavam por enrolar com o alicate, as almas condutores umas nas outras, e depois colocavam (tentavam) o torix por cima.
Rui_mats
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 fev 2018, 17:05

Mensagem por Rui_mats »

Sei que também existia um sistema que tinha um alicate próprio e cravava mesmo os fios, era um sistema alemão/americano que cravava com uma camisa de cobre e depois levava uma manga isoladora!

Mas o meu plano já ficou mais distante pois afinal a caixa que pensava ser de derivação e tinha instalação até lá é de iluminação apenas.

Já lá esteve um aquecedor ligado do antigo proprietário, mas sei que não é serviço, apesar de ter fio 1,5 e disjuntor de 10amp no quadro, por aqui estaria seguro uma vez que o aquecedor tem 2000w mas trabalha sempre a 1000w chega e sobra.....

Tenho de ver outra solução, ou aldrabar e roubar a iluminação.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”