Quando é necessário usar botoneira de corte geral de energia

guillaume
Curioso
Curioso
Mensagens: 78
Registado: 09 mai 2010, 18:41
Localização: Pombal

Quando é necessário usar botoneira de corte geral de energia

Mensagem por guillaume »

Bom dia a todos, sou novo neste ramo e gostaria de aprender mais :D

Pergunto, quando é necessario usar botoneira de corte geral de energia, se so é obrigatorio em instalações publicas ou noutras circuntancias tb.

Agradeço desde ja a ajuda :D


boias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 26 fev 2008, 21:21
Localização: carcavelos

Re: Quando é necessário usar botoneira de corte geral de ene

Mensagem por boias »

Boas.

Normamente o uso de botoneiras de corte geral é usado quando os quadros eléctricos estão situados em locais onde o acesso não é digamos directo,por exemplo em zonas técnicas onde o acesso é limitado.Daí o uso de botoneiras, para em caso de emergência se poder cortar a energia rapidamente.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Quando é necessário usar botoneira de corte geral de ene

Mensagem por joaoosvaldo »

Por exemplo num edifício de apartamentos se o quadro de colunas não estiver no piso de acesso ao edifício (por exemplo localizado em piso abaixo do piso de referência) é necessário botoneira de corte geral no piso de acesso que corte a energia ao edifício (esta situação não é muito frequente em edifícios de apartamentos mas pode acontecer e este não é um edifício público)!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Quando é necessário usar botoneira de corte geral de ene

Mensagem por ohmico »

Boas,

o QGE deve estar junto da entrada, se não estiver tem de instalar botoneira na entrada.

ohmico
guillaume
Curioso
Curioso
Mensagens: 78
Registado: 09 mai 2010, 18:41
Localização: Pombal

Re: Quando é necessário usar botoneira de corte geral de ene

Mensagem por guillaume »

Muito obrigado pela ajuda :D

Esta duvida surgiu me pk estou a fazer um estabelecimento de "assamento de leitoes", e nao tinha a certeza se era obrigatorio ja que o tecnico de sinalizações me disse que agora usavam botoneiras de corte geral em todos os estabelecimentos..

Neste estabelecimento o Quadro electrico fica visivel e junto ao balcao .D

obrigado
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Quando é necessário usar botoneira de corte geral de ene

Mensagem por CAOR »

Boanoite amigo guillaume, não percebi a sua questão! quer meter uma betoneira de corte geral num prédio? por o quadro colunas não estar na entrada principal do prèdio? é isso? amigo que eu saiba (posso estar desfasado do regulamento) um quadro de colunas de um edificio colectivo de habitações não contempla este tipo de corte geral! salvaguardo algum colega que diga em contrário! mas sim espaços do tipo escritórios, instalações individuais servindo público, tipo loja de cidadão, hotel, tipo contagem individual para comercio, etc. agora em prédio de apartamentos? era lógico o quadro colunas estar junto da entrada primcipal do edifício. (se estou errado algum colega dirá o contrário) Cump:
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Quando é necessário usar botoneira de corte geral de ene

Mensagem por joaoosvaldo »

CAOR Escreveu:Boanoite amigo guillaume, não percebi a sua questão! quer meter uma betoneira de corte geral num prédio? por o quadro colunas não estar na entrada principal do prèdio? é isso? amigo que eu saiba (posso estar desfasado do regulamento) um quadro de colunas de um edificio colectivo de habitações não contempla este tipo de corte geral! salvaguardo algum colega que diga em contrário! mas sim espaços do tipo escritórios, instalações individuais servindo público, tipo loja de cidadão, hotel, tipo contagem individual para comercio, etc. agora em prédio de apartamentos? era lógico o quadro colunas estar junto da entrada primcipal do edifício. (se estou errado algum colega dirá o contrário) Cump:
Em qualquer local salvo raras excepções (moradias, etc.) se o quadro eléctrico geral não estiver junto à entrada do estabelecimento e acessível tem de ser instalada botoneira de corte geral independentemente da utilização do edifício.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 183
Registado: 27 out 2009, 22:01
Localização: viseu
Contacto:

Re: Quando é necessário usar botoneira de corte geral de ene

Mensagem por windstorm »

depende muito da legislação....

certo é que ainda esa semana apliquei uma coisa dessas num deposito de combustivel privado que foi aprovado ontem pela direcção geral de energia...

no projecto constava exactamente o corte geral e uma terra não superior a 10 ohm....heheheh estas chuvadas cairam mesmo do ceu para conseguir esses valores.
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Quando é necessário usar botoneira de corte geral de ene

Mensagem por eng_jersilva »

CAOR Escreveu:Boanoite amigo guillaume, não percebi a sua questão! quer meter uma betoneira de corte geral num prédio? por o quadro colunas não estar na entrada principal do prèdio? é isso? amigo que eu saiba (posso estar desfasado do regulamento) um quadro de colunas de um edificio colectivo de habitações não contempla este tipo de corte geral! salvaguardo algum colega que diga em contrário! mas sim espaços do tipo escritórios, instalações individuais servindo público, tipo loja de cidadão, hotel, tipo contagem individual para comercio, etc. agora em prédio de apartamentos? era lógico o quadro colunas estar junto da entrada primcipal do edifício. (se estou errado algum colega dirá o contrário) Cump:
exactamente
basta por exemplo que num edifício em banda (em que tenha o estacionamento comum)coloque o quadro de colunas na garagem. logo ai terá de colocar uma botoneira no piso de acesso ao edifício em cada um dos blocos.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
guillaume
Curioso
Curioso
Mensagens: 78
Registado: 09 mai 2010, 18:41
Localização: Pombal

Re: Quando é necessário usar botoneira de corte geral de ene

Mensagem por guillaume »

A minha questao foi feita para ser num estabelecimento de venda, nao num predio.

O caso é o seguinte, é um estabelecimento "assamento leitoes" onde o quadro fica a entrada junto ao balcao, a minha duvida é: se é onbrigatorio o uso de botoneira corte geral ja que este é um estabelecimento de vendas ou se era obrigatorio o uso da botoneira se o quadro nao ficasse em local visivel..

agradeço toda a ajuda
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Quando é necessário usar botoneira de corte geral de ene

Mensagem por joaoosvaldo »

guillaume Escreveu:A minha questao foi feita para ser num estabelecimento de venda, nao num predio.

O caso é o seguinte, é um estabelecimento "assamento leitoes" onde o quadro fica a entrada junto ao balcao, a minha duvida é: se é onbrigatorio o uso de botoneira corte geral ja que este é um estabelecimento de vendas ou se era obrigatorio o uso da botoneira se o quadro nao ficasse em local visivel..

agradeço toda a ajuda
A utilização do edifício não interessa para a decisão da escolha de instalar botoneira ou não! Se o quadro eléctrico estiver localizado junto à entrada principal do edifício (qualquer que seja a sua utilização/finalidade - não interessa se é para assamento de leitões, uma loja ou casa de alterne :lol:, etc.) e perfeitamente acessível não é necessário botoneira caso contrário tem de ser instalada!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
guillaume
Curioso
Curioso
Mensagens: 78
Registado: 09 mai 2010, 18:41
Localização: Pombal

Re: Quando é necessário usar botoneira de corte geral de ene

Mensagem por guillaume »

Exclarecida a minha questao :D

obrigad
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Quando é necessário usar botoneira de corte geral de ene

Mensagem por CAOR »

Desculpem se estou errado mas como nunca vi nenhum prédio de habitação com o quadro colunas fora do sitio? na cave por exp: como se faz no quadro de colunas colocar lá um contactor? para que a botoneira junto á entrada faça disparar o contactor? para desarmar a corrente do prédio? e se o mesmo tiver elevador? como é? e se á alguêm que vê a betoneira e carrega na mesma? fica o prédio sem energia??? só vejo isso nos espaços públicos tipo escritórios etc!
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Quando é necessário usar botoneira de corte geral de ene

Mensagem por joaoosvaldo »

CAOR Escreveu:Desculpem se estou errado mas como nunca vi nenhum prédio de habitação com o quadro colunas fora do sitio? na cave por exp: como se faz no quadro de colunas colocar lá um contactor? para que a botoneira junto á entrada faça disparar o contactor? para desarmar a corrente do prédio? e se o mesmo tiver elevador? como é? e se á alguêm que vê a betoneira e carrega na mesma? fica o prédio sem energia??? só vejo isso nos espaços públicos tipo escritórios etc!
Faz-se da mesma maneira que nos edifícios recebendo público ou outro qualquer! Instalar bobina de disparo de emissão de corrente (Tipo Mx - com dupla sinalização na botoneira) ou de disparo por falta de tensão (Tipo Mn) no interruptor de corte geral da coluna do prédio.

Quanto ao "perigo" de alguém ir carregar na botoneira indevidamente existe sempre esse risco mas que é comum a qualquer tipo de edifício sejam públicos ou neste caso de habitação!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Quando é necessário usar botoneira de corte geral de ene

Mensagem por CAOR »

Fiquei esclarecido ! Cump:
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”