2 condutores no mesmo borne de ligação Disjuntor

Patinhas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 14 jan 2011, 20:14

Re: 2 condutores no mesmo borne de ligação Disjuntor

Mensagem por Patinhas »

Rui Rosa Escreveu:Existem uns bornes próprios para 2 saidas do mesmo disjuntor. Não sei o nome mas é muito parecido com uma junção (daquelas como se usam em barras de junção) a diferença é que tem um perne de ligação para a SAIDA do disjuntor e 2 terminais de ligação para os fios (da mesma secção). Utilizei isto num quadro onde não cabiam mais disjuntores e não houve problema com a certiel.

Efectivamente a solução ideal seria a utilização destes bornes (exemplo: KF 81A ou KF 82A da Hager), no entanto, é admissível a colocação de dois condutores de igual secção no mesmo aperto num disjuntor desde que o mesmo permita o correcto aperto desses condutores.


olegue
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 30 out 2007, 11:03

Re: 2 condutores no mesmo borne de ligação Disjuntor

Mensagem por olegue »

Caros colegas
Não posso garantir que as regras tecnicas permitam ou não a saida de 2 condutores em paralelo independentemente da forma de ligação mas gostava de colocar á consideração o seguinte:
Um disjuntor de calibre 10 A ou 16 protegerá um condutor de 1,5 mm2 ou 2,5 mm2 que suportam a carga de 10A e 16 A respectivamente. Se tivermos 2 condutores, da mesma secção, só poderemos ligar, aos 2 condutores, equipamentos cujo consumo total não ultrapasse 10 A ou 16 A. Isto é, cada um dos circuitos de saída está sobaproveitao ou sobredimensionado para a potencia que efectivament pode suportar. Parece-me por isso que indepedentemente da legislação há que ter em conta se esta solução e aconselhavel já que limita a utilização do circuito o que me leva a pensar que esta solução não deve estar prevista nas regras técnicas.
De qualquer e quando técnicamente for realizavel as regras técnicas viavelA ligação de 2 condutores em perelelo s'o pode.
Alem disso ha outras limitações neste tipo de ligação
ver: 523.5 - Número de condutores carregados num circuito.
526.9 - A repicagem dos condutores, isto é, a ligação, aos terminais de um equipamento,
de condutores destinados a alimentar outros equipamentos, só é permitida nos
terminais das tomadas de corrente, das luminárias com lâmpadas fluorescentes e
das calhas electrificadas para iluminação, se forem cumpridas, simultaneamente,
as condições seguintes:
a) Os terminais forem especialmente previstos para esse fim (como é o caso de
certas tomadas) ou forem dimensionados para receber a secção total dos
condutores a eles ligados;
b) A corrente estipulada desses terminais não for inferior à corrente de serviço do
circuito a montante.
A minha intenção não é dar uma resposta do tipo pode ou não pode mas alertar para que as soluções não podem na maior parte dos casos ser generalizadas.
Cmprs
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: 2 condutores no mesmo borne de ligação Disjuntor

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Podes com bornes de ligação 2x16mm² para o efeito.


Cumps!
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”