Material não propagador de chamas e isento de halogéneo

Responder
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Material não propagador de chamas e isento de halogéneo

Mensagem por eng_jersilva »

Boas caros colegas, será que alguem me pode dizer ou fazer algum tipo de lista de materias deste tipo... nomeadamente cabos/condutores e tubagem!?
preciso de referenciar em projecto(garagem com classificação BE2) qual o tipo de material a usar que tenha essas caracteristicas.

cabo 3G10mm
tubo de 40mm
condutor 3G1,5mm
caixas de derivação

que tipo de designação dão a este tipo de material com estas caracteristicas.


Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Material não propagador de chamas e isento de halogéneo

Mensagem por eng_jersilva »

ora bem então para o tubo por exemplo a designação acho que é :

VD 16mm LH (LH=livre de halogeneio) será????

e agora para cabo 3G10mm??
condutor 3G1,5mm?
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Material não propagador de chamas e isento de halogéneo

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Não percebi bem o que pretende, mas quanto à designação do tubo, está correcta (LH significa livre de halogeneos (nos cabos costuma ser (zh) - zero halogen).
Quanto aos cabos, o tipo será por exemplo XZ1 (antigamente era XG).
Deixo aqui um link para este tipo de cabo.
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Material não propagador de chamas e isento de halogéneo

Mensagem por eng_jersilva »

Boas amigo... obrigado pela ajuda a minha duvida é relativamente ao desígnio/nomenclatura a usar nos cabos e condutores por exemplo.
no caso que referiu XZ1 para 3 condutores ficaria como XZ1-3G10mm (zh)(frs)!??
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1167
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Material não propagador de chamas e isento de halogéneo

Mensagem por amoreira »

Boas,

Vê se os anexos ajudam
Anexos
CABELTE_Ignifugos.pdf
(1.06 MiB) Transferido 582 vezes
tabelaprecosee201001.pdf
(660.56 KiB) Transferido 348 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Material não propagador de chamas e isento de halogéneo

Mensagem por rainbow »

eng_jersilva Escreveu:Boas amigo... obrigado pela ajuda a minha duvida é relativamente ao desígnio/nomenclatura a usar nos cabos e condutores por exemplo.
no caso que referiu XZ1 para 3 condutores ficaria como XZ1-3G10mm (zh)(frs)!??
Sim, seria isso.
Não esquecer que se quiser cabo flexivel será FXZ1, se quiser com armadura será XAZ1, e por aí adiante.
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Material não propagador de chamas e isento de halogéneo

Mensagem por joaoosvaldo »

Para um local com risco de incêndio BE2 o cabo deve ser retardante à chama e isento de halogéneos por isso a designação correcta é: XZ1(zh)(frt).

Os cabos com a designação XZ1(zh)(frs) são resistentes ao fogo e isentos de halogéneos!

frt - fire retardant

frs - fire resistant

Ter ainda em conta:

"De acordo com o ponto 521.9.1 das R.T.I.E.B.T. quando forem utilizados tubos nas canalizações ocultas nos tectos falsos e/ou à vista, estes devem ser não propagadores da chama. De notar ainda que os tubos para instalação à vista devem apresentar índice de protecção contra acções mecânicas IK08. São exemplo de condutas propagadoras de chamas as fabricadas em polietileno."

A designação para os tubos que respeitam a condição anterior é por exemplo para um tubo de 20 mm: VD20FLH, em que:

FLH - forte livre de halogéneos (sigla F de forma a ter o IK08!!!)

Outra coisa a ter em atenção é que os cabos precisam de ser isentos de halogéneos e retardantes à chama apenas se não estiverem embebidos em materiais incombustíveis, ou seja, em canalização embebida por exemplo já se podem utilizar cabos "normais".

Quanto a condutores com estas características desconheço que existam, mas não garanto, apenas não conheço!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Material não propagador de chamas e isento de halogéneo

Mensagem por eng_jersilva »

obrigado pela ajuda preciosa pessoal.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Material não propagador de chamas e isento de halogéneo

Mensagem por joaoosvaldo »

Ainda em relação a esta questão no que respeita às caixas de derivação e segundo pdf em anexo da JSL as caixas de derivação a utilizar em locais com risco de incêndio devem suportar uma resistência ao fio incandescente de 960ºC.
Anexos
34-39.pdf
(602.53 KiB) Transferido 258 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Material não propagador de chamas e isento de halogéneo

Mensagem por joaoosvaldo »

A Schneider tem também caixas de derivação próprias para estes ambientes que são as seguintes (cor vermelha):

http://www.global-download.schneider-el ... E1logo.pdf
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ncmendes
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 30 jan 2008, 16:17

Re: Material não propagador de chamas e isento de halogéneo

Mensagem por ncmendes »

Caro Osvaldo

Vejo que está por dentro do assunto, no entanto agora surgiu-me uma dúvida, que é a seguinte:
em apresentações que a OBO Bettermann tem andado a fazer fala que as caixas usadas na segurança têm que ser resistentes ao fogo no mínimo 1hora (E60/E90), o que praticamente só eles é que têm, além da resistência ao teste do fio incandescente a 960º, acha isto ter algum sentido?

Já agora aproveito para se puder me dar alguma marca que possua o tubo VD - Fzh agradecia, pois apenas encontro tubo VD - zh com IK07, e era necessário IK08 para garagens...
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Material não propagador de chamas e isento de halogéneo

Mensagem por joaoosvaldo »

ncmendes Escreveu:Caro Osvaldo

Vejo que está por dentro do assunto, no entanto agora surgiu-me uma dúvida, que é a seguinte:
em apresentações que a OBO Bettermann tem andado a fazer fala que as caixas usadas na segurança têm que ser resistentes ao fogo no mínimo 1hora (E60/E90), o que praticamente só eles é que têm, além da resistência ao teste do fio incandescente a 960º, acha isto ter algum sentido?

Em relação a ter de resistir ao fogo no mínimo durante uma hora não tenho a certeza!!! Mas as caixas de derivação que indiquei anteriormente da JSL e da Schneider penso que são mais que suficientes para parques de estacionamento. Tenho de verificar o Regulamento de Segurança Contra Riscos de Incêndio para averiguar essa questão.

Já agora aproveito para se puder me dar alguma marca que possua o tubo VD - Fzh agradecia, pois apenas encontro tubo VD - zh com IK07, e era necessário IK08 para garagens...
Quanto ao tubo com IK08 tem a JSL ver o link seguinte:

http://www.jsl-online.net/engine.php?cat=298 (a designação deles é para o exemplo de um tubo VD16: VD16FLH, em que a sigla FLH significa "Forte Livre de Halogéneos")

P.S.: Só um pequeno desabafo: se esta situação é para um projecto quando a obra for executada agora que a CERTIEL vai deixar de existir quase de certeza que vão utilizar as comuns caixas de derivação e também os comuns tubos VD infelizmente!!! É assim que se ganham obras e têm grandes lucros :evil: !!! Bem ou mal a CERTIEL ainda servia para acautelar algumas situações!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ncmendes
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 30 jan 2008, 16:17

Re: Material não propagador de chamas e isento de halogéneo

Mensagem por ncmendes »

Isso é bem verdade, algumas empresas gastam rios de €€€ para aplicar materiais correctamente e chegam empresas de pára-quedas, ganham com preços super baixos, e depois aplicam o que lhes apetece...

O que acusou este problema com a Certiel foi o excesso nas vistorias.... Passaram a implicar só para conseguirem reeinspecções, mas parece que felizmente não vão acabar as inspecções, passarão a ir a todas as instalações ao que parece.. apenas vai acabar a apreciação dos projectos segundo sei.. sempre continua a haver controle das instalações
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Material não propagador de chamas e isento de halogéneo

Mensagem por joaoosvaldo »

ncmendes Escreveu:Vejo que está por dentro do assunto, no entanto agora surgiu-me uma dúvida, que é a seguinte: em apresentações que a OBO Bettermann tem andado a fazer fala que as caixas usadas na segurança têm que ser resistentes ao fogo no mínimo 1hora (E60/E90), o que praticamente só eles é que têm, além da resistência ao teste do fio incandescente a 960º, acha isto ter algum sentido?
Bem em relação a esta questão não consegui encontrar nada na legislação que obrigue a que as caixas de derivação tenham de ser resistentes ao fogo no mínimo 1hora, isto para instalações de iluminação normal, tomadas, blocos autónomos, etc., em relação às caixas de derivação para instalações de segurança (ex.: desenfumagem) aí sim já convém utilizar resistentes ao fogo, mas para as restantes instalações por exemplo as caixas de derivação que indiquei atrás da Schneider (cor vermelha) serão mais que suficientes têm resistência ao fio incandescente de 960º e garantem o IP adequado para parques de estacionamento penso que estas características serão mais que suficientes para as instalações que não forem de segurança!

Se por acaso estiver enganado agradecia que me corrigissem!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Material não propagador de chamas e isento de halogéneo

Mensagem por migjac »

Boa tarde,

Sabem dizer-me se o cabo RH5Z1 AL é adequado para ligação entre PT´s? Este cabo não cumpre a não propagação de fogo, onde posso encontrar a norma portuguesa que dispensa a obrigatoriedade de cumprir a não propagação do fogo segundo a norma IEC 60332-1-2. São PT´s de uma central fotovoltaica.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”