Formação do Zero

Responder
ricmatrix
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 24 mai 2008, 00:31
Localização: Barcelos

Formação do Zero

Mensagem por ricmatrix »

Olá, tenho 30 anos sem formação em electrónica, gostaria de poder frequentar um curso em regime de pós-laboral
para poder me poder habilitar a reparar ou pelo menos conhecer melhor a electrónica.

Já fiz uma breve pesquisa web, mas tudo que consegui encontrar foram os cursos online Ceac, esta seria a minha ultima opção.

Já agora aproveito para pedir a vocês o que acham desses cursos da Ceac, existe aqui alguém que tenha feito lá este curso??


Antecipo os meus agradecimentos.
Obrigado


Avatar do Utilizador
santanna620
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 19 jun 2010, 14:02
Localização: Braga

Re: Formação do Zero

Mensagem por santanna620 »

Olá ricmatrix

Parece que estamos na mesma situação :(

Ando à procura de cursos de formação, tanto para electricidade como para electrónica em Braga ou arredores, mas isto anda "seco". Ando ás voltas e tento desenrascar-me sozinho, mas não há nada como a formação presencial. Esses cursos CEAC e similares não dão muito resultado. Tirei um quando jovem, e foi o que foi :evil:

Procurei na net várias situações, e até agora o que me tem dado melhores resultados é no Youtube. Faço procuras como "electricidade" e "electrónica" e surgem muitíssimos vídeos. Infelizmente a maioria é em inglês. Também existem alguns em espanhol e já vão aparecendo alguns em português.

Sempre ajudam muito e são grátis. Estou agora a assistir a um curso de cerca de 40 horas de electrónica básica, pela universidade de Madras, na Índia, que está a ser pura e simplesmente espectacular. Embora o inglês do professor seja um pouco confuso (faz-me lembrar o Apu dos Simpsons), é fácil de perceber e está muito bem estruturado.

Para as palavras mais complicadas, tenho sempre aberta a página do google translate :wink:

deixo-te aqui o link para ires dar uma vista de olhos:

site institucional - http://nptel.iitm.ac.in

Curso electrónica básica - http://nptel.iitm.ac.in/video.php?courseId=1001

Dá uma vista de olhos, talvez encontres muita coisa.

Um abraço
Nothing in the world is more dangerous than sincere ignorance and conscientious stupidity

Marthin Luther King
ricmatrix
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 24 mai 2008, 00:31
Localização: Barcelos

Re: Formação do Zero

Mensagem por ricmatrix »

Obrigado santanna,


Agradeço a tua ajuda e vou uma olhadela nesses links.

É de facto bastante frustrante bater á porta de algumas entidades de formação e reçeber a resposta que não tem cursos poslaborais
ou a minha idade não o permite.

Até hoje tudo que aprendi em automação, programação plc e CNC foi á minha custa e é custa de pesquisa, e admiro todas as pessoas como nós, não só desta área como de outras.

O lema é ajuda para ser ajudado, ( infelizmente nós portugueses não somos assim) vamos tentar mudar isso.


Obrigado
Avatar do Utilizador
santanna620
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 19 jun 2010, 14:02
Localização: Braga

Re: Formação do Zero

Mensagem por santanna620 »

Percebo-te perfeitamente. Com 38 anos e o 12º ano, é difícil seguir um novo percurso na vida. Batemos ás portas e muitas já se fecharam.

Estou aqui não só para procurar ajuda, mas também para ajudar no que puder, portanto podem contar comigo. Não sei se percebes bem o inglês ou não, mas se estiveres à vontade, tenho muitíssima literatura em PDF que te posso enviar sobre electricidade, electrónica e robótica. Tudo para tótós como eu :lol:

Também fui juntando algumas sebentas em português. À medida que vou tendo dúvidas, faço procuras na net e como sou casmurro, não paro até encontrar o que me interessa, pelo que já tenho uma boa biblioteca virtual. A net é como tudo, sabendo as "manhas", encontramos de tudo.

Quanto a cursos, vou procurando e se encontrar na nossa zona aviso. Por acaso, agora que penso nisso, inscrevi-me num curso desses das N.O. aí em Barcelos.

http://www.citex.pt/index.asp?Pagina=/F ... idadeID=12

Dá uma vista de olhos :wink:

Qualquer coisa apita
Nothing in the world is more dangerous than sincere ignorance and conscientious stupidity

Marthin Luther King
Avatar do Utilizador
vgl
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 27 mar 2008, 21:56
Localização: Porto
Contacto:

Re: Formação do Zero

Mensagem por vgl »

Viva,

Estou com dificuldades em ver o PDF no Citex,alguem já descarregou?É apenas para ter ideia das datas que vai iniciar em Setembro.
santanna620 podes informar que tipo de PDf tens na área da robotica?

Cumps.
Avatar do Utilizador
santanna620
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 19 jun 2010, 14:02
Localização: Braga

Re: Formação do Zero

Mensagem por santanna620 »

Cá estou. Não descarreguei a info e agora tentei aceder mas não consigo. irei tentando.

Quanto aos livros:

Absolute Beginner's Guide to Building Robots - Gareth Branwyn;

Build A Remote-Controlled Robot - David R. Shircliff;

Build Your Own Combat Robot - Pete Miles & Tom Carroll;

Lego mindstorms - Mario & Giulio Ferrari;

Robot Builder's Bonanza, 3rd Ed - Gordon McComb & Myke Predko;

Mechatronics for the Evil Genius - Newton C. Braga;

Robot androids and animatronics - John Iovine;

Electronics project for dummies - Earl Boysen & Nancy Muir;

Robot building for beginners - David Cook;

Intermediate robor building - David Cook.

Para estudar, utilizo principalmente dois livros, que são os que considero mais simples e acessíveis, com uma dose muito boa de teoria e prática:

Teach yourself electricity and electronics - Stan Gibilisco

Make - Electronics - Charles Platt - Pessoalmente acho um piadão a este. Logo na capa diz tudo:
"Burn things out, mess things up - that's how you learn"

Finalmente está este, só que é bastante teórico, mas aborda temas muito interessantes:

Practical Electronics for Inventors - Paul Schers.

Como é natural não os li todos, nem pensar, mas vou consultando os capítulos. Os dois únicos que sigo a sério são estes dois que referi acima. São todos retirados da internet e apenas para fins "didácticos"

Tenho-os apenas por 48 horas no disco duro e depois apago-os para não infringir a lei... :roll:

E depois descarrego-os outra vez :lol:

Um abraço.
Nothing in the world is more dangerous than sincere ignorance and conscientious stupidity

Marthin Luther King
ricmatrix
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 24 mai 2008, 00:31
Localização: Barcelos

Re: Formação do Zero

Mensagem por ricmatrix »

Olá amigo santanna,

Eu estou na ideia que o citex engloba apenas a área da textil, nunca vi nenhum curso de electrónica no citex, (não quero dizer que não tenha)

O meu inglês não é dos melhores mas vai dando para o desenrasque, já estive a dar uma olhada no link que tu postaste,
parece-me bastante interessante, logo que tenha algum tempo livre vou perder alguns bons minutos a ver.

Também costumo fazer varias pesquisas e como disseste sabendo a manha da net encontra se uma boa dose de informação.

O que precisava mesmo era aprender um pouco de electrónica, sei que toda a gente tem de ganhar dinheiro, mas eu vejo bastante gente a ser enganada quando leva alguns equipamentos para reparar, muitos apenas tem de trocar um fuzivel ou uma resistência coisa que custa apenas uns cêntimos e eles levam dezenas de euros para a reparação,e quando digo dezenas são mesmo dezenas, não que seja muito porque ás vezes para chegar a uma simples resistência pode-se perder muito tempo, apenas tem que ganhar o seu dinheiro mas sem exploração.


Desculpem do desabafo, sei que também existe muita boa gente que não faz este tipo de exploração.
Avatar do Utilizador
santanna620
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 19 jun 2010, 14:02
Localização: Braga

Re: Formação do Zero

Mensagem por santanna620 »

Bom dia.

Dou-te completamente razão. Como é natural percebo perfeitamente que uma pessoa que invista tempo e dinheiro a aprender electricidade e electrónica (como nós estamos a fazer :wink: ), e depois invista num negócio, queira ter o seu retorno. Poucos podem trabalhar por puro prazer e sem âmbito de lucro, pois todos nós temos necessidades a satisfazer. Mas que existem aproveitadores, existem. Nesta e em qualquer área.

Como referi comecei a tentar aprofundar os meus conhecimentos nesta área por gosto, mas naturalmente se um dia puder conseguir algum proveito, quem sou eu para dizer que não. Mas estando o mercado tão saturado como está, de bons e maus profissionais, tenho poucas esperanças nisso.

Agora, em casa, e se algum amigo me pedir ajuda, dentro das minhas possibilidades e capacidades, farei o possível. Tenho o exemplo perfeito em casa. Agora que vou estando minimamente no assunto, vejo o que foi feito na altura. Confrontei várias vezes o engenheiro que "construiu" a casa, pois ficámos bastante amigos, e ele agora admite, que o electricista, na altura, e por falta de verbas, foi o elo mais fraco da construção. Claro que agora está arrependido (talvez um bocado por termos ficado amigos...), mas na altura foi prática comum.

Daí ter ficado muito contente ao encontrar este e outros fóruns, onde as pessoas se ajudam mutuamente.

Quanto ao citex, tem cursos na área de electromecânica e assim. Claro que está vocacionado para a área têxtil.

Seja como for, qualquer coisa é só apitar. Vou fazer uma listagem do que tenho em português e colocar aqui. Depois quem quiser é só pedir e mando ou coloco os links.

Um abraço.
Nothing in the world is more dangerous than sincere ignorance and conscientious stupidity

Marthin Luther King
ricmatrix
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 24 mai 2008, 00:31
Localização: Barcelos

Re: Formação do Zero

Mensagem por ricmatrix »

Como disseste (bons e maus profissionais), quem vê caras não vê corações.

De qualquer forma além do meu insignificante conhecimento também estou aqui para ajudar, embora a minha profissão não seja electricidade já tenho algum conhecimento sobre a matéria, sabes como é que quando se gosta de algo procura-se obter as resposta, estejam elas onde estiver.

Já fiz varias automações com autómatos e pc/cnc, por isso se tiveres alguma duvida nessa área por favor não tenhas problemas em perguntar.



Obrigado
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Formação do Zero

Mensagem por BLima »

Viva,

Os livros do Malvino são bons para adquirir bases. Tem uma tradução em Português do Brasil:

http://www.engebook.com/2/2919/Electronica-2-7-Edicao

Já os li e penso que dão uma boa base.

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
ricmatrix
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 24 mai 2008, 00:31
Localização: Barcelos

Re: Formação do Zero

Mensagem por ricmatrix »

Obrigado

Vou dar uma vista de olhos.
Tele
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 18 jul 2010, 22:47

Re: Formação do Zero

Mensagem por Tele »

boas pessoal. tb ando a procura de um curso profissional que me dê habilitaçoes a electricista aqui na zona de braga. mas nao encontro nada para mim porque tb ja tenho um curso superior...existe alguma possibilidade de tirar um curso de electricista daqueles financiados ou nao para me tornar um profissional como electricista? cumpts obg
Avatar do Utilizador
redneck
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 26 ago 2010, 23:31

Re: Formação do Zero

Mensagem por redneck »

Como eu já tinha dito noutro post (e sei-o porque também ando de olho nisso), a melhor opção para um licenciado que tenha alguns meios financeiros, será a formação nivel IV em Energia e Automação (penso que o nome é esse). Sei de algumas instituições que ministram esse curso, como o Politécnico de Leiria e o Politécnico de Tomar.
Tem a duração de um ano + o estágio, passa num instante...eu própria pretendo ingressar em algo assim, logo que junte dinheiro suficiente.
Yeehaw!
Responder

Voltar para “Formação / Seminários / Jornadas”