PT AI2

Responder
bruno007
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 13 jan 2010, 23:37

PT AI2

Mensagem por bruno007 »

Boas meus amigos, estou aqui com um problema ao qual esperava que me ajudassem dentro do possivel.

Tenho aqui um projecto meramente académico numa cadeira de instalações electricas em que tenho de desenvolver um PT aereo do tipo AI2 250KVA. Para a memoria justificativa já consultei um livro que existe para o seu desenvolvimento, contudo precisava de peças desenhadas desse tipo de PT o qual nao encontro.

Já contactei duas empresas para ver se me arranjavam contudo nao obtive resposta, se alguem me conseguir arranjar umas ou dizer algum sitio onde as consiga obter agradecia imenso!

Cumprimentos,

Bruno Carvalho


Avatar do Utilizador
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: PT AI2

Mensagem por LinceS@T »

bruno007 Escreveu:Boas meus amigos, estou aqui com um problema ao qual esperava que me ajudassem dentro do possivel.

Tenho aqui um projecto meramente académico numa cadeira de instalações electricas em que tenho de desenvolver um PT aereo do tipo AI2 250KVA. Para a memoria justificativa já consultei um livro que existe para o seu desenvolvimento, contudo precisava de peças desenhadas desse tipo de PT o qual nao encontro.

Já contactei duas empresas para ver se me arranjavam contudo nao obtive resposta, se alguem me conseguir arranjar umas ou dizer algum sitio onde as consiga obter agradecia imenso!

Cumprimentos,

Bruno Carvalho
Dá uma vista de olhos aqui; http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... a&start=15

Qual a diferença entre o PT AI1 e o PT AI2?

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
bruno007
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 13 jan 2010, 23:37

Re: PT AI2

Mensagem por bruno007 »

[/quote]

Dá uma vista de olhos aqui; http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... a&start=15

Qual a diferença entre o PT AI1 e o PT AI2?

Cumprimentos[/quote]

Boas, eu este PT ja tinha visto, contudo a diferença do PT AI1 é que é apenas utilizado ate potencia de 160KVA enquanto o PT AI2 é utilizado para potencias ate 250KVA que é o meu caso.

Eu so preciso mesmo as peças desenhadas, contudo não sei se as peças do PT AI1 sao as mesmas para o PT AI2.

O problema é que não arranjo nenhum sitio onde me responda a essa duvida...

Cumprimentos
orçamentista
Curioso
Curioso
Mensagens: 77
Registado: 13 mar 2008, 11:40

Re: PT AI2

Mensagem por orçamentista »

Caríssimos,
Os PT tipo "AS" apresentam para corte um seccionador, enquanto os tipo "AI" são dotados de interruptor. Obviamente saberão as diferentes entre es 2 equipamentos.

Os PT's tipo "AS" limitam-se às potências de 50 e 10 kVA, ao passo que os segundos são para potências de 160 e 250 kVA.

A localização e o tipo de armário para o QGBT, tb apresentam diferenças.
Avatar do Utilizador
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: PT AI2

Mensagem por LinceS@T »

orçamentista Escreveu:Caríssimos,
Os PT tipo "AS" apresentam para corte um seccionador, enquanto os tipo "AI" são dotados de interruptor. Obviamente saberão as diferentes entre es 2 equipamentos.

Os PT's tipo "AS" limitam-se às potências de 50 e 10 kVA, ao passo que os segundos são para potências de 160 e 250 kVA.

A localização e o tipo de armário para o QGBT, tb apresentam diferenças.
Não foi essa a pergunta efectuada.

Entre os respectivos PT A, AS, AI sei quais as diferenças quanto ao elemento de corte, no PT AI1 e AI2 foi esta a pergunta, qual a diferênça entre eles, além das potências?
Tenho o documento dos Projectos Tipo dos A, e AS, dos AI não tenho a DGE tém o documento esgotado.

cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por Duzia12 »

Os P.T. são normalizados não requerem a apresentação de qualquer tipo de desenho.
Avatar do Utilizador
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: PT AI2

Mensagem por LinceS@T »

Duzia12 Escreveu:Os P.T. são normalizados não requerem a apresentação de qualquer tipo de desenho.
Não requerem qualquer tipo de desenho, mas é necessário apresentar os calculos para escolha do Interruptor seccionador de média tensão, escolha dos DST, do disjuntor de baixa e respectiva cablagem, tipo de poste.

Pois mediante a potencia de cucrto-circuito da rede no local assim tens que efectuar os respectivos cálculos, se assim fosse para quê estar a fazer um projecto, bastava o termo de responsabilidade, ficha electrotécnica e mensionar o projecto tipo de PT.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por Duzia12 »

Não, acho que não, quando muito o disjunor de BT
Avatar do Utilizador
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: PT AI2

Mensagem por LinceS@T »

Duzia12 Escreveu:Não, acho que não, quando muito o disjunor de BT
Então diz-me que tipo de interruptor-seccionador colocas numa rede de 15 kV para um PT de 250 kVA, com uma potencia de CC de 350 MVA?

E se tivesses uma potência de CC de 500 MVA qual utilizavas?

Sem fazer cálculos?
p.d.c?
p.d.f?
In?
I3s?


Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
gilpedroso
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 01 fev 2008, 15:41
Localização: Mafra

Re: PT AI2

Mensagem por gilpedroso »

Desenho do PT AI, confirma se tens de adaptar alguma coisa...
Anexos
Desenho do PT AI.rar
(88.5 KiB) Transferido 374 vezes
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por Duzia12 »

Isso está tudo normalizado, mas vou procurar os desehos e memórias descritivas
Avatar do Utilizador
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: PT AI2

Mensagem por LinceS@T »

Duzia12 Escreveu:Isso está tudo normalizado, mas vou procurar os desehos e memórias descritivas
Todos os equipamentos eléctricos estão normalizados (disjuntores, fuziveis, cabos, interruptores etc.)

Por exemplo na escolha dos disjuntores tenho que verificar a corrente serviço, a corrente nominal do circuito, o poder de corte, calcular corrente curto-circuito.

Por exemplo se no quadro geral calcular uma corrente de CC de 7kA, e num quadro parcial calcular uma corrente de CC de 2kA, logo se for para proteger um circuito nesses doi quadros terei que ter isso em conta, tambem saber que tipo circuito estou alimentar escolher que tipo de curva (A,B,C,D), (motores, fogões, etc)

cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por Duzia12 »

No guia técnico menciona " Posto de transformação AÉREO até 250 KVA, tipo PTA I", "Esquemas de Ligações" " D.G. E " "03.05.001"


Há um livro só que deve estar esgotado: da Lopes da Silva Editora
r_m_f_f
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 14 mar 2010, 23:03
Localização: Guimarães
Enviou: 2 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por r_m_f_f »

Boas,
Realmente o livro deve estar esgotado pois também já estive á procura do mesmo e não encontro.
Um colega até me disse que essa editora já não está em funcionamento, se assim for vai ser dificil! :S
Abraço.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: PT AI2

Mensagem por Duzia12 »

O livro que aqui tenho é de 1984, acho que está tudo em vigor


http://www.bookhouse.pt/catalogo/electr ... 60056.aspx
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”