Identificação de corrente trifásica

Responder
cjdmc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 02 set 2009, 13:59

Identificação de corrente trifásica

Mensagem por cjdmc »

Bons dias a todos.

Tenho uma duvida em relação a uma bomba de esgotos que tenho em casa. A instalação que tenho na minha habitação é "trifásica".

Sei que a bomba é trifásica, mas tenho andado a pesquisar na net e julgo saber que há alimentação trifásica de 3X230v e 3X380V.

Sei algumas caracteristicas da bomba (copiada do catálogo):

P1 [mm] -> 2.15
P2 [mm] -> 1.50
In [A] -> 3.00
Istart [A] -> 22.4
Cos Æ -> 0.88

Sinceramente não sei o que estas referências querem dizer, mas será que alguém pode dizer-me se a alimentação é 3X230V ou 3x380V ??

Um abraço e obrigado pela ajuda.

Carlos Costa


rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Identificação de corrente trifásica

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

No que toca à alimentação da bomba, esta pode ser:
- 230V 50Hz 1~ (monofásica)
ou
- 400V 50Hz 3~ (trifásica)

Cumprimentos.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Identificação de corrente trifásica

Mensagem por rainbow »

cjdmc Escreveu:Boas tardes.
Obrigado pela resposta.
(já tinha questionado num outro tópico, mas agora tenho outra questão)

Realmente a bomba é trifásica, foi ver os papeis dela em casa há hora de almoço, e vi que era 3X400V, por isso não há duvidas.

Agora vem a questão, será que conhecem algum variador de potencia (penso que este seja o nome do aparelho !!! ) que de entrada seja monofásico e que possa alimentar a bomba ?? ou seja, a corrente de saida seja 3X400V ??

Estive a ver na net, existe em Inglaterra, mas quero encontrar alguém aqui, perto de Lisboa.

Um abraço e obrigado.

Carlos Costa
Boa tarde.

Penso que a solução mais lógica, tendo em conta, que a bomba se manteria (não comprar uma nova), seria um variador de velocidade (mas terá de verificar com um fornecedor se se adequaria à bomba em causa).
Também existem UPS's com entrada monofásica e saída trifásica.
Também há os conversores CA-CA, mas acho que qualquer um destes (ups ou conversor) seriam demasiado caros.
No entanto, permita sugerir a compra de uma bomba nova, que era capaz de ficar mais em conta.
Avatar do Utilizador
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 106
Registado: 19 set 2007, 14:05
Localização: Arouca/Aveiro

Re: Identificação de corrente trifásica

Mensagem por jasilva »

Boa tarde.
Praticamente todas as marcas de conversores de frequência têm os conversores que pretende, ou seja, com alimentação monofásica e saída trifásica em 400V.
Algumas das marcas mais comuns no mercado são (perdoem a publicidade) a Siemens, Omron, Telemecanique, SEW, etc.
A SEW, com sede em Portugal, na Mealhada, tem uns conversores óptimos e de fácil utilização, dedicados a bombas e ventiladores - refª MC LTP - para várias gamas de potência.

Melhores cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
cjdmc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 02 set 2009, 13:59

Re: Identificação de corrente trifásica

Mensagem por cjdmc »

Boas tardes a todos.

Sr. Rainbow:
Em relação a comprar bombas novas, já perguntei na marca, e monofásicas, custam 600 euros mais IVA e têm de ser duas !!!! Ficava 1200 mais IVA !!
Se houvesse uma solução mais em conta, era melhor !!!

Sr. José Silva:
Já ando a pesquisar há cerca de 3 anos a solução para alterar o sistema electrico. No outro dia encontrei um post meu em 2006, num outro forum, a questinar isto !!! è que desconhecia totalmente a existência deste tipo de aparelhos.

E até agora nada.
Mas se é tão banal todas as marcas de conversores de frequência terem o que pretendo, irei contactar as empresas que frisou - espero que tenham delegações nos arredores de Lisboa.

Muito, muito obrigado.Vamos ver se é desta que encontro a solução.

Um abraço

Carlos Costa
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Identificação de corrente trifásica

Mensagem por rainbow »

jasilva Escreveu:Boa tarde.
Praticamente todas as marcas de conversores de frequência têm os conversores que pretende, ou seja, com alimentação monofásica e saída trifásica em 400V.
Algumas das marcas mais comuns no mercado são (perdoem a publicidade) a Siemens, Omron, Telemecanique, SEW, etc.
A SEW, com sede em Portugal, na Mealhada, tem uns conversores óptimos e de fácil utilização, dedicados a bombas e ventiladores - refª MC LTP - para várias gamas de potência.

Melhores cumprimentos,
José Silva
Boa tarde.

Qual é o preço de um conversor CA-CA de que falou?

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 106
Registado: 19 set 2007, 14:05
Localização: Arouca/Aveiro

Re: Identificação de corrente trifásica

Mensagem por jasilva »

Boa tarde.
Para este potência o preço andará na ordem dos 250-300€, talvez menos, dependendo das condições comerciais que tiver com o fornecedor.

Cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8063
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Identificação de corrente trifásica

Mensagem por Mário »

Boas
cjdmc Escreveu:Bons dias a todos.

Tenho uma duvida em relação a uma bomba de esgotos que tenho em casa. A instalação que tenho na minha habitação é "trifásica".
Sei que a bomba é trifásica, mas tenho andado a pesquisar na net e julgo saber que há alimentação trifásica de 3X230v e 3X380V.
Sei algumas caracteristicas da bomba (copiada do catálogo):
P1 [mm] -> 2.15
P2 [mm] -> 1.50
In [A] -> 3.00
Istart [A] -> 22.4
Cos Æ -> 0.88
Sinceramente não sei o que estas referências querem dizer, mas será que alguém pode dizer-me se a alimentação é 3X230V ou 3x380V ??
Um abraço e obrigado pela ajuda.
Carlos Costa
Ainda não entendi o que quer

Se a instalação em casa é trifásica, e a bomba é trifásica, não há problema nenhum.

Sobre se a alimentação "é 3X230V ou 3x380V" cá em Portugal é 3x400V "antigo 380V"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
cjdmc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 02 set 2009, 13:59

Re: Identificação de corrente trifásica

Mensagem por cjdmc »

Boas noites Sr Màrio.

O que eu quero é colocar a casa com corrente monofásica, dado que tenho trifásica, mas a corrente trifásica não se adequa, minimamente, a uma habitação, pelo menos na minha opinião...

E estou "preso" a duas bombas de esgoto trifásicas para poder fazer essa modificação.

O "tonto" do electricista quando construi a casa disse que era melhor ter corrente trifásica, passado uns anos - 2 ou 3 - vejo que nos invernos com aquecedores a andar de ficha em ficha pela casa o quadro vai muitas vezes "a baixo". Entende ? Penso eu que com a trifásica eu tenho os 10.35kva divididos pelas três fases e não os tenho todos disponiveis numa unica fase. È muito dificil conseguir dividir as 3 fases numa habitação particular... pelo menos é a minha opinião.

Dado que o preço das duas bombas é grande, estou a tentar encontar algum aparelho que consiga transformar a corrente monofásica (1X220V) em trifásica (3X400V) para poder alimentar as bombas.

Já enviei emails a algumas empresas que o Sr. João Silva indicou.
Um abraço e obrigado pela preocupação.

Carlos
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8063
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Identificação de corrente trifásica

Mensagem por Mário »

Boas cjdmc

Se quiseres comprar bomba de esgoto (230V) com passagem de 35mm sólidos (aguas sujas) vê no AKI que tem e custam 60€ ou menos, com capacidade de 6.000 L/h e altura de 5 metros.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 190
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Localização: Sines
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Identificação de corrente trifásica

Mensagem por vecm1956 »

Olá,

Não o aconselho a mudar a alimentação de trifásico para monofásico, mas sim a pedir um aumento de potência ou então a distribuir melhor os consumidores pelos circuitos.

Cumprimentos

VM
Responder

Voltar para “Dúvidas”