Revender energia

Responder
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Revender energia

Mensagem por nelmindo »

Posso instalar num prédio um sistema de aquecimento de águas sanitárias centralizado e depois em cada fracção instalar um contador de energia térmica?
A energia global paga, por exemplo para aquecer a água (por exemplo gás canalizado gasto), seria o somatório de todos os proprietários das fracções?
Qual o enquadramento legislativo desta situação?


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Revender energia

Mensagem por Mário »

Boas

Isso é quase a Expo em Lisboa. Na Expo o aquecimento e arrefecimento é fornecido por uma empresa, que debita o valor a casa usuário através de contador instalado.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Revender energia

Mensagem por nelmindo »

Mas se calhar foi uma empresa que foi criada para isso. Até que ponto um condominio pode lidar com estes encargos/serviço.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Revender energia

Mensagem por Mário »

Boas

É uma empresa que tem o exclusivo, ninguém pode instalar ar condicionado, nos prédios. Têm um litígio com o Corte Inglês dado que o projecto aprovado inclui sistema de climatização próprio, e a famosa empresa diz que tem o exclusivo do parque Expo.

Mas se ai tiverem todos de acordo, creio que o melhor seria em nome do condomínio.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
LUIS DANIEL DIAS
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 16 abr 2009, 19:54
Localização: Lageosa do Dão
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Revender energia

Mensagem por LUIS DANIEL DIAS »

Boas
Sei que passou "algum tempo" desde a vossa conversa, mas deixo em anexo as Referencias Legislativas ao RSECE sobre o assunto, bem como o próprio RSECE para quem não estaja familiarizado com a matéria.
Anexos
RSECE.pdf
(1.15 MiB) Transferido 142 vezes
Referencias Legislativas_RSECE.pdf
(44.5 KiB) Transferido 142 vezes
Avatar do Utilizador
DomingosX
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 102
Registado: 10 jan 2009, 23:28
Localização: Carregado - Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Revender energia

Mensagem por DomingosX »

É possível mediante projecto à Direcção Regional de Economia, mas em portugal seria uma ideia pouco comum.
Nalguns grandes centros urbanos no Canadá e por exemplo em França, mais própriamente em Paris utiliza-se canalizações de Vapor, possuindo o "Bairro" uma central térmica mais eficiente a Gás Natural ou Biomassa e as instalações de aquecimento central estão ligados directamente à rede pública de Calor. Na entrada instalam um contador de entalpia, que mede o caudal de Vapor e temperaturas de entrada e saída.

Este sistema chama-se District Heating!
Imagem

Fica aqui o link da noticia: http://thinkgeoenergy.com/archives/868
Avatar do Utilizador
amalucado
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 04 jan 2014, 23:50
Localização: São Martinho do Porto

Re: Revender energia

Mensagem por amalucado »

Ao ler estes post apercebo-me do quanto estamos atrasados nisto das energias renováveis .

Este sistema da central de biomassa é em tudo identico aos sistemas geotermais usados na Islandia.

Por cá podiamos usar o exemplo de Israel ... em que os sistemas de aquecimento central têm os colectores térmicos montados no alcatrão da via pública...

A estrada aqueçe ou arrefeçe as casas consoante a necessidade.



Como somos ricos preferimos investir na compra de petróleo e gás natural... :mrgreen:
O careca de barba branca disse-me :

"Na electrónica,tal como na vida, os problemas resumem-se na sua origem á falta de ... massa"
De se tirar o chapéu...Imagem
Responder

Voltar para “Discussão Energias”