Montar botoes de estores da efapel.

Responder
filipeals
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 03 fev 2008, 21:52
Localização: Leiria

Montar botoes de estores da efapel.

Mensagem por filipeals »

A situação é a seguinte:
-Tenho 1 vivenda de 2 pisos, os estores do 1ºpiso estao alimentados a partir do quadro do 1ºpiso e os estores do res do chao estão alimentados a partir do quadro do res do chao.
-Decidi mudar os botoes antigos pelos novos que sairam agora á pouco tempo (da marca efapel so nao sei o nome, mas são aqueles que "substituem" os reles)
-E consequentemente pus 1 botao geral no res do chao.
-Já passei + dois fios pelos botoes todos para fazer o geral.
A minhas duvidas são as seguintes:
-Posso pôr 1 botao geral para todos os estores, abre ou fecha ao mesmo tempo os estores do 1ºpiso e do res do chao, ou tenho de pôr 2 botoes gerais 1 ao lado do outro ( 1 para o res do chao e outro para o 1º piso)(visto terem 2 alimentações diferentes)
-Aonde é que vou buscar a alimentação para o botão geral, ao res do chao ou ao 1º piso???
ATENÇÂO:A instalação da casa é trifásica por isso é possivel que os 2 circuitos de estores estejam em fases diferentes.
Corrijam me se estiver errado mas eu so consigo ver 2 opçoes, ou ponho 1 alimentação para os estores todos ou então ponho 2 botoes gerais, Qual delas é que nao me vai trazer problemas com a Certiel???
Se alguem me puder ajudar agradecia :o)


Avatar do Utilizador
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 513
Registado: 30 mar 2008, 10:45
Localização: 150 Km de Lisboa

Re: Montar botoes de estores da efapel.

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Em questões de instalações domésticas e certiel não estou muito dentro, mas quando referes que mudaste os botões, a vivenda não está já certificada com os botões antigos?? Se já está certificada, a mudança dos botões não requer nova inspecção, julgo eu(mas como disse não sou a pessoa indicada para falar em certificações)

Para a duvida em concreto:
Julgo que em cada piso há apenas um disjuntor para todos os estores.
visto serem 2 pisos, ou liga 2 botões gerais(um para cada piso, sendo estes alimentados pelo mesmo circuito dos estores), ou então usa um botão de estore convencional, que faça comutar 2 relés em cada piso, e estes relés fazerem por sua vez o contacto geral de cada piso.
Se a instalação ainda não tiver certificada, acho melhor opção a de usar 2 comandos gerais, um para cada piso. Assim ficam as instalações independentes.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
filipeals
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 03 fev 2008, 21:52
Localização: Leiria

Re: Montar botoes de estores da efapel.

Mensagem por filipeals »

a moradia ainda nao tá certificada, pois foi começada e o antigo dono ficou sem dinheiro a meio dos acabamentos e decidiu vende-la. e como a comprei tive de mudar os interruptores pois este ja têm 10 anos e como ainda nao têm espelhos decidi por uma aparelhagem mais recente.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”