Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por nelmindo »

7— Regras para instalações e locais especiais, pontos 1 a 6
701 Neste ponto, as regras especiais apresentadas são relativas às instalações especiais que contenham banheiras ou chuveiros, mais conhecidos por casas de banho.

No ANEXO I
Ligação equipotencial suplementar

I.1 — A ligação equipotencial suplementar tem por fim a equipotencialização de todos os elementos condutores a casa de banho e a limitação da tensão de contacto a m valor não perigoso, tendo em conta as condições particulares, as quais se encontram as pessoas (condição de influências externas BB3).

Alinea c) Todos os restantes elementos condutores, com excepção dos que estejam isolados dos elementos da construção (os aros metálicos das portas e das janelas devem sr ligados à ligação equipotencial, dado que podem estar em contacto com elementos metálicos da construção como por exemplo, as armaduras do betão); ou seja "só para as casa de banho"

já agora instalações especiais:
702 — Piscinas e semelhantes.
703 — Locais contendo radiadores para sauna
704 — Instalações de estaleiros
705 — Instalações eléctricas em estabelecimentos agrícolas ou pecuários.
706 — Locais condutores exíguos


Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por Varejo »

Quem sabe sabe...
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por joaoosvaldo »

nelmindo Escreveu:7— Regras para instalações e locais especiais, pontos 1 a 6
701 Neste ponto, as regras especiais apresentadas são relativas às instalações especiais que contenham banheiras ou chuveiros, mais conhecidos por casas de banho.

No ANEXO I
Ligação equipotencial suplementar

I.1 — A ligação equipotencial suplementar tem por fim a equipotencialização de todos os elementos condutores a casa de banho e a limitação da tensão de contacto a m valor não perigoso, tendo em conta as condições particulares, as quais se encontram as pessoas (condição de influências externas BB3).

Alinea c) Todos os restantes elementos condutores, com excepção dos que estejam isolados dos elementos da construção (os aros metálicos das portas e das janelas devem sr ligados à ligação equipotencial, dado que podem estar em contacto com elementos metálicos da construção como por exemplo, as armaduras do betão); ou seja "só para as casa de banho"

já agora instalações especiais:
702 — Piscinas e semelhantes.
703 — Locais contendo radiadores para sauna
704 — Instalações de estaleiros
705 — Instalações eléctricas em estabelecimentos agrícolas ou pecuários.
706 — Locais condutores exíguos
Pois é o que eu já tinha referido anteriormente!!! Só para WC's (locais de banho contendo banheiras, chuveiros, etc.)

Mas de referir que também as bancadas das cozinhas (bancadas em inox) também estão a exigir que se ligue à ligação equipotencial!!! Por exemplo em cozinhas de restaurantes que frequentemente têm muitas bancadas em inox deve ser tudo ligado à ligação equipotencial.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por nelmindo »

Mas nesses caso acho normal que exijam. Essas bancada por vezes tem resistencias para manter a comida quente em banho maria, armaduras embutidas, zonas de arrefecimento para as saladas e outras coisas eléctricas que não me lembro. Como por vezes estão enconstadas e não há garantia de continuidades eléctricas, podem-se criar diferenças de potencial entre bancadas, perigosas para os utilizadores. Eu sei que estas coisas são chatas, aborrecidas de se fazer, que não causam "problemas" nos funcionamentos. Quantas vezes já vimos equipamentos sem terra? Funcionam, não funcionam? O cliente está-se a marimbar para estas coisas e se ficar barato melhor.
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por joaoosvaldo »

nelmindo Escreveu:Mas nesses caso acho normal que exijam. Essas bancada por vezes tem resistencias para manter a comida quente em banho maria, armaduras embutidas, zonas de arrefecimento para as saladas e outras coisas eléctricas que não me lembro. Como por vezes estão enconstadas e não há garantia de continuidades eléctricas, podem-se criar diferenças de potencial entre bancadas, perigosas para os utilizadores. Eu sei que estas coisas são chatas, aborrecidas de se fazer, que não causam "problemas" nos funcionamentos. Quantas vezes já vimos equipamentos sem terra? Funcionam, não funcionam? O cliente está-se a marimbar para estas coisas e se ficar barato melhor.
Plenamente de acordo com o seu comentário.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
domingos batista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 02 jul 2010, 18:40

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por domingos batista »

Olá colegas.Bom dia,acabei de ler que a distancia entre o ponto de energia potencialmente perigoso, numa casa de banho, e materiais
condutores, se mede em volumes.Será que percebi bem?se sim, onde é que leram isso.obrigado
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por nelmindo »

Nas regras técnicas (portaria Portaria n.º 949-A2006)?!
sagan
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 01 set 2008, 19:46

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por sagan »

Num piso com dois WCs, é necessário um diferencial de alta sensibilidade para cada um dos WCs ou basta um diferencial para os dois WCs ?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por nelmindo »

um chega
sagan
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 01 set 2008, 19:46

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por sagan »

nelmindo Escreveu:um chega
Obrigado. Eu já tinha essa convicção, mas nada como confirmar. :wink:
rebotea
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 18 mar 2008, 08:35
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por rebotea »

Boas

Nas RTIEBT a ligação equipotencial das massas metálicas especifica “casas de banho” de onde vem o pedido de ligar as janelas salas etc.“ligação equipotencial” o mesmo se passando em instalações técnicas como centrais de bombagem de agua ou idênticas? :roll:
Heco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 23 abr 2009, 20:46

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por Heco »

Estamos a evoluir?
zinxa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 05 jan 2011, 19:38

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por zinxa »

nelmindo Escreveu:
ENERGY Escreveu: Não é verdade. Basta estar dentro do volume 2 ou 3.

Boas!

Qunado te referes a "volume 2 ou 3" o que quer dizer isso?

Agradecido
Araújo's
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por damon »

Bom dia,

Volto ao assunto porque me surgiu uma duvida numa instalação.

Então num wc, com duche, hoje puseram um resguardo metalico lacado, quando estava previsto um resguardo so de vidro...normal como se vê em todo os lados,

Deveria ser ligado a terra?? Ou esta regra so se aplique as janelas e portas exterior?

Que agora na fase final da obra, partir tudo para passar um fio de terra...é complicado...

A volta nao tem nenhum aparelho electrico susceptivel de fazer passagem...

Estes arq dão cabo de mim com alterações de ultima hora,

É que a obra vai ter inspecção electrica devido a aumento de potencia.

Obg
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Ligaçao equipotencial nas janelas e torneiras

Mensagem por lcmmonteiro »

Muito honestamente nunca vi nenhuma obra com resguardo do duche ligada a terra...

Já fiz dezenas com inspecção e nunca mas nunca me puseram essa hipótese. Nem nunca houve conversas por parte do fiscal.

Quanto às janelas em construções de raiz já apanhei alguns fiscais a chamar a atenção mas nos últimos anos passa tudo ao lado.

Tomam muita atenção a construção do quadro elétrico secções corretas e devidas proteções principalmente para as placas valores de terra e proteção residual...

Quanto ao assunto que refere nunca passei por situação do género e pessoalmente acho que o resguardo do duche passa bem sem essa ligação. Agora se houver aparelhos elétricos dentro do duche previstos assim já fará sentido. Mas em Portugal é raro haver.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”