Converter energia solar em electricidade

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4671
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 107 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Converter energia solar em electricidade

Mensagem por admin »

Cientistas europeus batem recorde de eficiência

Uma equipa de investigadores europeus ligados ao projecto Fullspectrum desenvolveu células solares fotovoltaicas multijunção (compostas por diferentes materiais) que são capazes de converter 39,7% da energia solar em electricidade, contra os actuais 17% dos painéis fotovoltaicos convencionais de primeira geração em silício cristalino e policristalino.

Mesmo os painéis de segunda geração, que usam a chamada tecnologia de filmes finos e já são fabricados em Portugal, atingem apenas uma taxa de conversão da energia solar em electricidade da ordem dos 31%.

O principal obstáculo à difusão em larga escala do fotovoltaico é o elevado custo da produção de electricidade, devido ao pesado investimento inicial nos painéis. Por isso, os centros de investigação e os fabricantes do sector estão empenhados em reduzir os custos de produção e em aumentar a eficiência das células solares.

O Fullspectrum é um projecto apoiado pela Comissão Europeia com o objectivo de aproveitar todo o espectro solar para produzir electricidade. Envolve um orçamento de quase 15 milhões de euros, 19 centros de investigação e instituições europeias de sete Estados-membros mais a Suiça e Rússia, e é coordenado pelo Instituto de Energia Solar da Universidade Politécnica de Madrid. Portugal está fora deste projecto.

A União Europeia já investiu mais de 100 milhões de euros em investigação na área da energia fotovoltaica desde 2002. O objectivo da UE é que a participação do fotovoltaico na procura de electricidade passe dos actuais 3% para 12% do total em 2020, o que implica um crescimento anual de 40% na capacidade de produção europeia neste sector das energias renováveis.
Fonte: http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stori ... ies/462615


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”