Poder de corte de disjuntores

R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Poder de corte de disjuntores

Mensagem por R3S »

Boa noite caros colegas,

Estou muito no início de projectos eléctricos e tenho uma dúvida em relação ao dimensionamento do poder de corte dos disjuntores a instalar em instalações residenciais:

Calculada a corrente nominal de um circuito, escolhe-se a corrente nominal do disjuntor, correcto? Depois, para saber o poder de corte do disjuntor necessito da potência de curto-circuito da rede a montante.

Para saber esta potência devo contactar a EDP e eles fornecem? Ou utiliza-se algum valor standard? Ou ainda, é utilizado algum poder de corte considerado apropriado, sem fazer estes cálculos?

Obrigado pela vossa ajuda. Abraços.


asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 421
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por asalopes »

Olá,

Não sei se a informação abaixo vai ao encontro da necessidade, em todo o caso...

Determinação das correntes de curto-circuito presumidas (RTIEBT 434.2)

As correntes de curto circuito presumidas devem ser determinadas, por cálculo ou por medição, em todos os pontos das instalações julgados necessários.

Os valores das correntes de curto-circuito podem ser determinados por um dos meios seguintes:

a) método de cálculo apropriado;

b) estudo sobre um modelo da rede;

c) medições feitas na instalação;

d) informações fornecidas pelo distribuidor de energia eléctrica.

Características dos dispositivos de protecção contra os curtos-circuitos (RTIEBT 434.3)

Todos os dispositivos que garantam a protecção contra os curtos-circuitos devem satisfazer, simultaneamente as seguintes condições:

Poder de corte: o poder de corte não deve ser inferior à corrente de curto-circuito presumida no ponto em que o dispositivo for instalado;

Icc ≤ Pdc

Tempo de corte: o tempo de corte resultante de um curto-circuito que se produza em qualquer ponto do circuito não deve ser superior ao tempo necessário para elevar a temperatura dos condutores até ao seu limite admissível.

√t = Kx (S / Icc)


A) Em relação ao "método de cálculo apropriado" referido nas Regras Técnicas penso que se deve seguir o indicado na Norma IEC 60909 (Método de cálculo das correntes de curto-circuito).

B) Quanto a disjuntores levar em consideração a Norma IEC 60898 (Disjuntores – gama residencial):

- Corrente estipulada: até 125 A.
- Poder de corte estipulado até 25 KA
- Tensão – 440 Volt


Cumprimentos.
Última edição por asalopes em 27 nov 2008, 19:27, editado 1 vez no total.
alexandre.onofre
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 10 nov 2008, 12:09

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por alexandre.onofre »

Por norma utiliza-se um poder de corte no residencial de 4/6 KA, se passar-mos para a industria nunca menos de 6/10KA.
Cumprimentos
Alexandre
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por eng_jersilva »

boas caros colegas...


para as habitações 3ka é mais q suficiente..
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
nostradamus
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 27 jun 2008, 20:05
Localização: RIBATEJO

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por nostradamus »

Carissimos custa-me estar a ler que Engenheiros, penso eu digam que 3 kA é suficiente, está completamente errado.

Muitos edificios de habitação (por exemplo em LIsboa) Têm o PT de alimentação no piso -1, logo se houver habitações no piso 1 a corrente de curto circuito andará por volta dos 10kA, é só fazer as contas.

Quem faz um projecto assim a olho, como eu já vi muitos está a colocar a vidas pessoas em perigo.

Mais as regras técnicas definem como deve ser calculada a corrente de curto circuito em caso de não se saber onde fica o PT de alimentação e qual a canalização até á instalação.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por nelmindo »

nostradamus Escreveu:Carissimos custa-me estar a ler que Engenheiros, penso eu digam que 3 kA é suficiente, está completamente errado.

Muitos edificios de habitação (por exemplo em LIsboa) Têm o PT de alimentação no piso -1, logo se houver habitações no piso 1 a corrente de curto circuito andará por volta dos 10kA, é só fazer as contas.

Quem faz um projecto assim a olho, como eu já vi muitos está a colocar a vidas pessoas em perigo.

Mais as regras técnicas definem como deve ser calculada a corrente de curto circuito em caso de não se saber onde fica o PT de alimentação e qual a canalização até á instalação.
concordo
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por R3S »

Eu também concordo que o poder de corte dos disjuntores deve ser calculado, a questão é como fazer isso.
Mais as regras técnicas definem como deve ser calculada a corrente de curto circuito em caso de não se saber onde fica o PT de alimentação e qual a canalização até á instalação.
Eu não estou a ver como posso calcular a corrente de curto-circuito sem saber a potência de curto-circuito da rede à entrada da instalação e não encontro nas RTIEBT como fazer isso.
E na fase de projecto, obviamente que por medição está fora de questão.

Alguém tem ideia de como isto se faz?

Cumps.
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por eng_jersilva »

caros colegas.. q eu saiba o nosso amigo R3S n frisou o facto de existir ou não um pt!!!!
se o disse peço desculpa mas n pareceu ser o caso.

no caso que o amigo nostradamus aqui refeiru e não só nestes casos, deverá ter em conta que os 3Ka poderam não chegar.

abraço joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por Duzia12 »

434.3 - Características dos dispositivos de protecção contra os curtos-circuitos.
Todos os dispositivos que garantam a protecção contra os curtos-circuitos devem
satisfazer, simultaneamente, às condições indicadas nas secções 434.3.1 e 434.3.2.
434.3.1 - O poder de corte não deve ser inferior à corrente de curto-circuito presumida no
ponto em que o dispositivo for instalado, excepto se existir, a montante, um
dispositivo com um poder de corte apropriado. Neste caso, as características
dos dois dispositivos devem ser coordenadas por forma a que a energia que o
dispositivo situado a montante deixa passar não seja superior às energias
suportáveis pelo dispositivo situado a jusante e pelas canalizações protegidas.
nostradamus
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 27 jun 2008, 20:05
Localização: RIBATEJO

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por nostradamus »

Que eu saiba os cursos hoje em dia ainda ensinam a calcular correntes de curto circuito, e se quiserem ir mais alem tambem há no curso uma cadeira que fala em PU's.

Por isso não percebo qual é a dificuldade em calcular a corrente de curto circuito.

Além do mais para quem andou a passear os livros á aí no mercado programas das principais marcas que fazem isso.
nostradamus
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 27 jun 2008, 20:05
Localização: RIBATEJO

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por nostradamus »

Já me ia esquecendo a potência de curto circuito na entrada da instalação é solicitada á EDP.

Se não quiserem ter trabalho usem 500MVA e desde que a instalação não seja ao lado de uma central de produção não terão problemas.
JoaoB
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 31 mai 2008, 16:53

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por JoaoB »

nostradamus Escreveu:
Além do mais para quem andou a passear os livros á aí no mercado programas das principais marcas que fazem isso.
e pode ter a certeza que assim a instalação nunca na vida ficará subdimensionada... :mrgreen: ou não fossem esses programas feitos para vender o material das marcas que o fornecem! :lol:
Conheço um caso de uma instalação que foi feita com base num programa desses que tem disjuntores compactos tipo NS c/ disparadores electrónicos a proteger circuitos de 25A :lol:
E para quem fala dos cursos tipo pacote e que dantes é que era bom, posso dizer que o nº da DGE do projectista é inferior a 2000!!!
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por Duzia12 »

Pois e a maioria é a 3 KA será que não são licenciados??
JoaoB
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 31 mai 2008, 16:53

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por JoaoB »

Duzia12 Escreveu:Pois e a maioria é a 3 KA será que não são licenciados??
o poder de corte utilizado em 99% das habitações é de 3KA, não há projectos, logo não há cálculos e a toda poderosa Certiel não diz nada, logo é o mais barato que se mete.
Não é á toa que marcas como a Schneider criaram linhas de equipamentos residenciais menos robustos como é o caso dos Domae, as leis do mercado é que mandam.
É claro que como todos devem saber, para residencial a norma de Icc a cumprir é diferente da utilizada em indústria, normalmente um equipamento de 3 ou 4KA na norma residencial representa 6KA na norma utilizada em indústria. Não sei bem a diferença mas acho que tem a ver com a qualificação do pessoal que em principio pode operar os equipamentos... :roll:
Tudo isto para concluir que se teoricamente os 3KA (que vistos de outra maneira são 6KA) poderão ser curtos, na prática são suficientes... basta pensarmos em que material temos nós nas nossas casas e quantos problemas relacionados com o poder de corte já vimos em habitação! :wink:
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Poder de corte de disjuntores

Mensagem por Duzia12 »

Chegou e disse

Muito bem
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”