Dúvida sobre potência e cablagem.

Responder
António Menino
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 28 abr 2024, 15:00
Profissão: Desempregado
Localização: Lisboa

Dúvida sobre potência e cablagem.

Mensagem por António Menino »

Boa tarde a todos.

Desde já agradeço toda a atenção de vocês. Vou fazer a remodelação de uma cozinha onde vai levar alguns eletrodomésticos :fogão, frigorífico, cilindro, maq. Roupa, Loiça, Secar, placa, forno.
No quadro da EDP tenho a entrada de 45A, e ao lado um quadro com apenas dois dijuntores de 32, mas não sei ao certo qual é a potência contratada visto que ainda não fui ao local. A minha dúvida : vou colocar um quadro na cozinha para fazer os circuitos das máquinas diretos a esse mesmo quadro. Visto que no quadro principal não tem nenhum ID, posso trazer os fios de 6mm direto desse quadro para o quadro que vou colocar ?
Que ID devo colocar para aguentar esses eletrodomésticos e restantes tomadas simples +iluminação ? Que secção de fio e dijuntores devo utilizar para as tomadas do forno, placa penso que serão essas a ter mais em atenção ? Qual a potência contratada que terá que ter para aguentar tudo isso ?
Já trabalhei em eletricidade mas isso nos anos 90 e sinceramente confesso que estou desatualizado e estou com dúvidas, não queria fazer sem ter a certeza, por isso gostaria de um conselho. Mais uma vez obrigado pela atenção dispensada.
Anexos
Messenger_creation_9743bcab-b161-4b30-94ae-a3c9b85c5903.jpeg
Screenshot_20240428-153101.jpg


Avatar do Utilizador
Oscar Passos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 29 abr 2024, 09:14
Profissão: CEO Electro LTD
Localização: Lisbon, PT

Re: Dúvida sobre potência e cablagem.

Mensagem por Oscar Passos »

É certo que a utilização de fios de 6 mm desde o painel principal até ao novo painel da cozinha é geralmente uma boa abordagem, mas depende muito da carga total que espera dos seus aparelhos e do comprimento do percurso. Qual é a potência total de todos os aparelhos que planeia instalar? Isto ajudará a calcular a carga exacta e a garantir que o seu sistema elétrico a pode suportar em segurança. Além disso, no que diz respeito ao tipo de interrutor diferencial (ID) e aos disjuntores, as normas avançaram, pelo que, tendo em conta os aparelhos de carga elevada, como fornos e placas, que exigem circuitos dedicados, já pensou em consultar um eletricista experiente para rever estes planos? Isto pode proporcionar paz de espírito e garantir a conformidade com os códigos eléctricos modernos.
É sempre um prazer ajudar-vos no meu sítio Web oficial.
António Menino
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 28 abr 2024, 15:00
Profissão: Desempregado
Localização: Lisboa

Re: Dúvida sobre potência e cablagem.

Mensagem por António Menino »

Boa noite Oscar.
OK, irei então consultar um profissional da área para ter um pouco mais de certeza e para que tudo fique da melhor forma. Muito obrigado pela atenção dispensada 👍
Responder

Voltar para “Dúvidas”