Circuito pasando corrente para outro

Responder
Wallace WB
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 01 mar 2024, 23:15
Profissão: Eletricista
Localização: Capivari/SP

Circuito pasando corrente para outro

Mensagem por Wallace WB »

Olá pessoal, vejam se podem me ajudar. Fui a casa de um cliente pois ele alegou que o disjuntor estava caindo e ficando meia fase. Ao verificar vi que tinham vários disjuntores tipo NEMA, e encontrei o problema em dois deles, onde um ar condicionado, tomadas e luzes eram conectados neles(ar com cabos independentes dos outros). Desliguei os disjuntores, desconectei os cabos do ar. Depois liguei apenas um disjuntor e algumas lâmpadas e tomadas ficaram em meia fase, medi e dava 80v, então desconectei o cabo do disjuntor que estava desligado, porém vi que mesmo desconectado o fio(fio rígido) estava energizado, então desliguei o outro disjuntor e parou de energizar. Então o que eu percebi é que um disjuntor ao ser ligado, está passando energia para o outro circuito (porém meia fase), mesmo com o circuito desconectado do disjuntor. Imagino que em algum ponto os fios estão se encontrando, fucei, abri varias tomadas e lâmpadas para verificar havia alguma em curto, nada, a instalação é antiga, muitos fios embaixo do telhado, desorganizado, muito difícil, localizar. O que acham que posso fazer, há alguma maneira de localizar esse defeito com mais precisão? Muito obrigado e espero que possam me ajudar.
foto com os disjuntores marcados
foto com os disjuntores marcados
PS.: Isso começou em um dia que choveu forte o disjuntor do chuveiro desarmou, depois ficou assim.


mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Circuito pasando corrente para outro

Mensagem por mromeiro »

Viva,
Uma primeira hipótese, é esse fio estar alimentado por algo que esteja ligado ao circuito, e assim faça a ponte para outra fase (como diz que isso foi aos um dia de chuva, pode não fazer muito sentido, mas vale a pena analisar).

Assim se tiver uma tomada com NEUTRO + FASE_1 (127V) e outra tomada com FASE_1 + FASE_2 (220V e reutilizando o fio da FASE_1), acontece que se desligar a o disjuntor da FASE_1, e tiver um aparelho ligado nesta 2ª tomada na posição ON, o aparelho deixa de funcionar, mas fica a injetar eletricidade da FASE_2 para a FASE_1.
Se depois ligar um aparelho na primeira tomada, ficam esses 2 aparelhos a funcionar em série, e claro ambos com tensão mais baixa que o normal.

Se for este o caso, é um problema de mau desenho da instalação.

Se não for este o caso, então, terá de desligar em ambas as pontas desse fio que fica energizado sem justificação para tal.

Se continuar energizado, é porque existe algo a meio a fazer contacto.
Isso pode ser por ter o isolamento estragado e estar em contacto com um fio de fase, ou porque ainda há uma interrupção no meio que ainda não descobriu (por exemplo passa por uma tomada), e nesse ponto tem contexto com uma fase.
Estes contactos, podem ser diretos (fios encostados), e/ou com humidade suficiente para fazer passar energia

Se depois de desligado já não tiver energia, então o problema é noutro fio que estava a ligar a esse.

Vá desligando os fios e fazendo o teste, até descobrir qual o fio que está gerando o problema.

Não se esqueça que no final, é para voltar a deixar tudo a funcionar, por isso é melhor colocar marcas nos fios que desligar.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”