Fase com tensão com o interruptor desligado

Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8063
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Fase com tensão com o interruptor desligado

Mensagem por Mário »

Ok.

Como não vejo a ligação entre condutores na entrada.

Cump.
Mário


" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Fase com tensão com o interruptor desligado

Mensagem por pedro caetano »

boas. possivelmente a instalação foi projetada para trifasico e depois decidiram colocar mono, nesse caso deviam ter colocado id mono. então assim tem 2 fios desligados? é isso? cump
iSoSyS
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 09 fev 2024, 19:31
Profissão: Informático
Localização: Aveiro

Re: Fase com tensão com o interruptor desligado

Mensagem por iSoSyS »

Tem 3 ligados no interruptor diferencial. E saem também 3 do disjuntor geral https://postimg.cc/GHnghJ36/4159f442 não é melhor qualidade mas saem 2 pretos, 1 castanho, 1 azul e 1 amarelo-verde.

Do contador só consigo ver a sair 1, mas também não é o melhor ângulo e não quis mexer muito. https://postimg.cc/LJMcwFZY/7185d1d0

É possível que estejam os 3 ligados ao mesmo dentro do geral, mas isso tem a corrente anti-intrusao do distribuidor, não consigo ver o que se passa dentro.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Fase com tensão com o interruptor desligado

Mensagem por pedro caetano »

boas há ai qualquer ligação misterio . não sei o que é. cump
iSoSyS
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 09 fev 2024, 19:31
Profissão: Informático
Localização: Aveiro

Re: Fase com tensão com o interruptor desligado

Mensagem por iSoSyS »

Certo. Isto é melhor chamar um eletricista ou logo diretamente a e-redes? É que a nível de quadro parece tudo certo, mas o fio azul que sai do geral da e-redes tem 240 em relação à terra e os pretos/castanhos ~5V, diria que o problema é dentro do equipamento do distribuidor.

Todos os equipamentos funcionam normalmente. É só mesmo a questão de segurança porque aparentemente os interruptores das divisões estão lá para enfeitar.
iSoSyS
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 09 fev 2024, 19:31
Profissão: Informático
Localização: Aveiro

Re: Fase com tensão com o interruptor desligado

Mensagem por iSoSyS »

Entretanto segui o meu instinto, que isto teria que ser necessariamente do lado do distribuidor e confirma-se. A fase e o neutro estavam trocados ao nível do contador.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8063
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Fase com tensão com o interruptor desligado

Mensagem por Mário »

Normalmente se a instalação é trifásica, e depois passa a Monofásica o diferencial é substituído por um Monofásico. Também há quem deixe o diferencial trifásico e chanta as três fases.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
iSoSyS
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 09 fev 2024, 19:31
Profissão: Informático
Localização: Aveiro

Re: Fase com tensão com o interruptor desligado

Mensagem por iSoSyS »

Mário Escreveu: 14 fev 2024, 17:34 Normalmente se a instalação é trifásica, e depois passa a Monofásica o diferencial é substituído por um Monofásico. Também há quem deixe o diferencial trifásico e chanta as três fases.

Cump.
Mário
Sim, parece-me estarem em shunt. Mas é bom saber que pode ser substituído por um monofásico. Até porque de momento é de 300mA, e talvez o queira substituir por um de 30mA.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”