Compressor de Ar com dois motores provoca queda de tensão

Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Compressor de Ar com dois motores provoca queda de tensão

Mensagem por Mário »

Boas
Verifica no momento de arranque, se o condensador de arranque está a funcionar .

Cump
Mário


" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Compressor de Ar com dois motores provoca queda de tensão

Mensagem por RicardoENTA »

Mário Escreveu: 22 fev 2024, 13:24
Como verifico, medindo se chega tensão nos terminais dele?

O valor que medi no condensador de arranque está ok? não diz a tolerância.
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Compressor de Ar com dois motores provoca queda de tensão

Mensagem por Mário »

Boas

Sabes como funciona o condensador de arranque, e o funcionamento num motor?

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Compressor de Ar com dois motores provoca queda de tensão

Mensagem por RicardoENTA »

Mário Escreveu: 25 fev 2024, 17:33
O condensador de arranque é para dar uma força no arranque do motor elétrico. Ele fica em serie com um switch e em paralelo com uma bobina do motor.

Há um switch ou relé que desconecta o condensador de arranque do circuito quando o motor arranca. Ele desconecta passado um x tempo.

Agora, meço se tem tensão antes e durante o arranque e depois tem que deixar de ter tensão no condensador. Coloca uma ponta de prova em qualquer terminal do condensador e outro no neutro.

é mais ou menos isso?
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Compressor de Ar com dois motores provoca queda de tensão

Mensagem por Mário »

Boas

Sim, é isso. Pegas na pinça e medes os amp. no condensador, e ficas a saber se o condensador está a entrar em funcionamento ( se o sistema de arranque não funcionar, não há amp.)

Isto no arranque.

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Compressor de Ar com dois motores provoca queda de tensão

Mensagem por RicardoENTA »

Mário Escreveu: 26 fev 2024, 10:39 Boas

Sim, é isso. Pegas na pinça e medes os amp. no condensador, e ficas a saber se o condensador está a entrar em funcionamento ( se o sistema de arranque não funcionar, não há amp.)

Isto no arranque.

Cump
Mário
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Compressor de Ar com dois motores provoca queda de tensão

Mensagem por RicardoENTA »

Mário Escreveu: 26 fev 2024, 10:39
Boas, medi em cada condensador de arranque e os mesmos apresentaram corrente. Depois como esperava deixou de haver corrente, o switch tinha aberto.

Consegui também medir as impedâncias de linha para perceber a percentagem da queda de tensão. Medi todos os pontos até às tomadas do compressor. Medi as impedâncias de linha com um multifunções.

Entrada do contador -------------> Quadro da Casa ------------> Quadro da Oficina ----------> Quadro parcial ----------> As duas tomadas para o compressor.
Z (l-n) = 0,65 ohms .................Z (l-n) = 0,78 ohms.......... Z (l-n) = 0,81 ohms........... Z (l-n) = 0,93 ohms .......... Z (l-n) = 1,00 ohms
Secção= 6 ou 10 mm2............... Secção= 6mm2 ............... Secção= 6mm2 ............. Secção= 6mm2 ............. Secção= 2,5mm2

Depois aplicando a seguinte formula consigo uma queda de tensão nos 3,18 %.

V%= ((Zfinal-Zinicial)*Corrente Nominal )/(Tensão Nominal)*100

Sendo que:

Z final = 1 ohm
Z inicial = 0,65 ohm
Corrente nominal = 20 A~ ( cada motor é 9A~)
Tensão Nominal = 220 V (pior caso possível)

Acham que há necessidade de passar algum cabo direto do contador para o quadro da oficina, sendo que a queda de tensão máxima admissível é de 5% ?
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Compressor de Ar com dois motores provoca queda de tensão

Mensagem por Mário »

Boas

Não esquecer que no arranque cada motor consome mais de 20Amp, e como arrancam os dois em simultâneo a queda de tensão deve de ser superior.

Mede a tensão no momento de arranque em cada motor (mesmo no motor).
Mediste 189V em funcionamento, com os dois motores? a tensão está baixa!. Mede na saída do contador e verifica a queda de tensão.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Compressor de Ar com dois motores provoca queda de tensão

Mensagem por RicardoENTA »

Mário Escreveu: 27 fev 2024, 08:51
A tensão varia muito ao longo da hora. Já medi 235V no inicio da instalação, como já medi 222 V. Isto sensivelmente em 10 minutos. Nunca é quedas de 2, 3, 4V..

A tensão no inicio da instalação é 233V. Na tomada do compressor é 229, 230 V.

No arranque do primeiro motor a tensão baixa entre 5-10V, e depois dependente de a tensão estar a mais de 215V, o segundo motor arranca ou não.
Certo é que o segundo motor arranca se a tensão estiver a mais de 215V. Agora a tensão na rede não pode flutuar muito, se não nunca arranco com o segundo motor.

Através da tabela 1.4, na página 10, neste link: https://pt.slideshare.net/FabianoPizza/ ... aixatensao .

E através da seguinte formula: L = R / ohm/km
Onde :
L = é a distancia
R = a impedância de linha (0,35)
Ohm/km= valor retirado da tabela (secção é 6 mm2 o que dá 0,00311 já convertido para metros)

Aplicando a formula dá um resultado de 112 metros, onde tenho que dividir agora por 2 porque a impedância de linha que me deu no aparelho é a junção de Fase e Neutro. Dá o resultado de 66 metros, que é desde o contador até à tomada dos compressores.

Obtendo uma queda de tensão de 3,18 % e tendo uma distancia de 66 metros, está resolvido a questão de não se passar um cabo direto e com maior secção, visto que satisfaz.

E efetuado as várias medidas no compressor, à partida o compressor está OK.

Que solução posso propor ao homem ? O compressor como está na garantia, substituir por outro ?
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Compressor de Ar com dois motores provoca queda de tensão

Mensagem por Mário »

Boas

Garantia é para defeitos de fabrico. Não é o caso.

Creio que a melhor solução, dado que não quer pôr contador trifásico será;

1- Devolver o compressor, e adquirir um trifásico 230/400V e instalar um variador monofásico com a saída a trifásico.
2-Substituir os motores por trifásicos 230/400V e instalar um variador monofásico com a saída a trifásico.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Compressor de Ar com dois motores provoca queda de tensão

Mensagem por RicardoENTA »

Mário Escreveu: 01 mar 2024, 15:38
ok, muito obrigado.
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Responder

Voltar para “Dúvidas”