Ligação eléctrica a carregador de viaturas eléctricas - Armário de atrio

Responder
SlowOldAndRusty
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 29 jan 2024, 16:13
Profissão: Eng IT
Localização: Lisboa

Ligação eléctrica a carregador de viaturas eléctricas - Armário de atrio

Mensagem por SlowOldAndRusty »

Ora viva:

Já vi que há vários tópicos no forum referentes a este assunto, os quais li com muito interesse. Mesmo assim tenho uma (ou mais dúvidas):

A minha questão é mais curiosidade, do que exequibilidade, já que não pretendo de forma imediata aderir por enquanto ME, mas sim dentro de dois/três anos e ir-me já informar-me para saber mais ou menos do que vou ter de pedir. De qualquer forma:

O guia técnico para a ligação de PC para viaturas eléctricas mais recente (2023), ao contrário das versões anteriores, já permite que quem possua um lugar de parqueamento associado à fracção, mas sem acesso a electricidade da fracção, possa fazer uma ligação para PC de VE a partir da fracção, e assim não necessitar de ligar a um QC ou QSC dos parqueamentos, e portanto contabilizar directamente o consumo da sua energia e definir (em função da potência que tem contratada), o valor que pretende entregar ao PC, sem sobrecarregar a casa e a coluna.

Até aqui tudo bem, tendo em conta, que se terá de pedir de certeza autorização ao condomínio para fazer furos em zona comum para passar os cabos, e limitar a corrente, a por exemplo 10/16A para não sobrecarregar a coluna.

Ora bem, no meu caso, em cada patamar existe um armário embutido grande, onde se encontra, os contadores, por onde passa a coluna, e cabos para a iluminação das escadas e telecomunicações e segue as ligações para os pisos abaixo e acima.

A partir desse armário e de cada contador, vai a ligação para cada fração devidamente entubada.

A minha questão é a seguinte:

A ligação para o posto de carregamento (PC), tem de ser feito a partir de casa a seguir ao diferencial instalado pela companhia, ou seja tem de sair um cabo da fração após o diferencial, protegido por um disjuntor, e claro, voltar ao armário e descer à cave, ou pode logo sair do contador para um quadro eléctrico intermédio localizado nesse armário, só com um disjuntor para proteger o cabo (e talvez um diferencial) e daí o cabo para a cave sem ter de ir ao quadro da fracção?

Não creio que este último caso seja legal, pois apesar de o contador ser inteligente e ser ele a limitar a potência contratada, porque é que o diferencial dentro de casa se encontra selado?, por algum motivo o é, e por isso presumo que o cabo para a cave somente pode partir do quadro do interior da fracção e não logo a seguir ao contador, correcto?

Básicamente é esta a minha dúvida, e bem haja a todos.

Obrigado!


minhava79
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 19 set 2008, 19:06
Localização: Maia
Enviou: 6 vezes
Contacto:

Re: Ligação eléctrica a carregador de viaturas eléctricas - Armário de atrio

Mensagem por minhava79 »

Com as suas duvidas, o melhor será contratar um Tecnico Habilitado, para o seu bem e o bem de todos os proprietarios, onde vive.
Electrotecnia -THE ENERGY
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Ligação eléctrica a carregador de viaturas eléctricas - Armário de atrio

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Terá de sair do Quadro Elétrico da Fração. Se for direto ao ponto de carregamento terá der ter também proteção diferencial.


Cumps!
SlowOldAndRusty
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 29 jan 2024, 16:13
Profissão: Eng IT
Localização: Lisboa

Re: Ligação eléctrica a carregador de viaturas eléctricas - Armário de atrio

Mensagem por SlowOldAndRusty »

minhava79 Escreveu: 28 fev 2024, 22:06 Com as suas duvidas, o melhor será contratar um Tecnico Habilitado, para o seu bem e o bem de todos os proprietarios, onde vive.
Sim claro, não seria eu a mexer, nem de perto nem de longe. Seria sempre um electricista certificado a tratar de tudo, seja por questões técnicas, legais e de segurança tanto em termos eléctricos como em termos do condomínio como do seguro.
Só estou a inquirir primeiro aqui para ter a certeza que não estou a falar "disparate".... :D
SlowOldAndRusty
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 29 jan 2024, 16:13
Profissão: Eng IT
Localização: Lisboa

Re: Ligação eléctrica a carregador de viaturas eléctricas - Armário de atrio

Mensagem por SlowOldAndRusty »

Gil82 Escreveu: 29 fev 2024, 12:17 Boas!

Terá de sair do Quadro Elétrico da Fração. Se for direto ao ponto de carregamento terá der ter também proteção diferencial.

Cumps!
Ok, obrigado.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”