Backup para bombas pluviais

Responder
Zed Leppelin
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 29 dez 2023, 19:17
Profissão: Consultor Financeiro
Localização: Lisboa

Backup para bombas pluviais

Mensagem por Zed Leppelin »

Bom dia,


Tenho atualmente 5,75KvA em casa, rede monofásica e tenho 2 bombas de águas pluviais num poço no logradouro para evitar que o piso -1 da casa fique inundado quando chove.

Embora atualmente seja raro haver cortes de eletricidade, não quero correr o risco de todo um piso ficar alagado caso haja uma falha na rede elétrica, daí pretender uma solução de backup.

A médio prazo (nunca antes de 1 ano) vou instalar painéis fotovoltaicos com bateria, poderia usar esta bateria para fornecer eletricidade às bombas? E esta bateria ficaria ligada a que quadro? Principal da casa? Do piso -1? Ou do próprio quadro de controlo que as bombas têm? E como se chama o aparelho que faria com que as bombas só recorreriam à bateria em caso de falha da rede elétrica?

Enquanto não instalo os painéis fotovoltaicos, seria viável usar uma bateria de 12V carregada e com um inversor de corrente?

Nota: geradores a combustíveis fósseis estão fora de questão.

Nota 2: o meu eletricista não me soube responder a estas questões.

Obrigado pelo Vosso contributo.


fiat_uno
Curioso
Curioso
Mensagens: 41
Registado: 31 mai 2018, 10:44
Localização: Portugal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Backup para bombas pluviais

Mensagem por fiat_uno »

Zed Leppelin Escreveu: 09 jan 2024, 11:46 A médio prazo (nunca antes de 1 ano) vou instalar painéis fotovoltaicos com bateria, poderia usar esta bateria para fornecer eletricidade às bombas? E esta bateria ficaria ligada a que quadro? Principal da casa? Do piso -1? Ou do próprio quadro de controlo que as bombas têm? E como se chama o aparelho que faria com que as bombas só recorreriam à bateria em caso de falha da rede elétrica?
Sim, é possível. Há que estudar a situação, verificar a potência das bombas, mas alguns inversores híbridos têm saídas de emergência que permitem fazer isso. Por exemplo: https://www.fronius.com/es-es/spain/ene ... ckup-power
Zed Leppelin Escreveu: 09 jan 2024, 11:46 Enquanto não instalo os painéis fotovoltaicos, seria viável usar uma bateria de 12V carregada e com um inversor de corrente?
Sim, implica investir num carregador de baterias e num inversor autónomo, independente da rede. Eventualmente um quadro de transferência de carga para permitir dupla alimentação das bombas. Mais uma vez, depende das bombas e do tempo de autonomia pretendido. Não é barato, mas é possível.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”