Temporizadores com corrente depois de desligar

Responder
zeto
Curioso
Curioso
Mensagens: 71
Registado: 06 mar 2010, 10:45
Localização: Braga
Enviou: 5 vezes

Temporizadores com corrente depois de desligar

Mensagem por zeto »

Boas colegas
Haverá alguma solução
Tenho a iluminação de natal pronta e é controlada por uma tomada inteligente ou temporizador, acontece que o temporizador ao desligar, a maior parte dos led,s ficam na mesma acesos, foi a medir o temporizador e realmente depois de desligado circula na mesma entre 12 e 14v,
Na tomada inteligente ainda pior depois de desligada tenho 25v, é óbvio que a maior parte da iluminação fica na mesma ligada, além de danificar os led,s mais rápido ficam acesos 24h/dia
Sei que posso ligar e desligar manualmente, mas não é tão prático, nem isto haveria de acontecer seja num transformador,temporizador,sonoff,shelly, etc,etc, já experimentei em todos e todos eles têm corrente mesmo desligados
como se pode resolver isto
Obrigadissimo


Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Temporizadores com corrente depois de desligar

Mensagem por Josecalado »

Experimente ligar uma lâmpada de filamento normalmente utilizada nos automóveis de 12V/21W, talvez resolva.
zeto
Curioso
Curioso
Mensagens: 71
Registado: 06 mar 2010, 10:45
Localização: Braga
Enviou: 5 vezes

Re: Temporizadores com corrente depois de desligar

Mensagem por zeto »

Senhor josecalado desculpe a minha ignorância, mas vou ligar a lâmpada aonde?
Obrigado
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Temporizadores com corrente depois de desligar

Mensagem por pedro caetano »

boas.talvez com um contator em que a saida do temporizador liga na bobina do contator e assim desliga fase e neutro. talvez colocando o contator numa caixa com uma ficha macho para o temporizador e uma femea para as lampadas. é uma hipotese cump
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Temporizadores com corrente depois de desligar

Mensagem por mromeiro »

É relativamente comum situações de LED's que continuam ligados mesmo depois do interruptor desligado.
Como têm um consumo baixo, por vezes a corrente induzida de um foi para outro é o suficiente para ficar ligado com um brilho baixo.
Aqui neste caso, é o temporizador que tem uma pequena fuga, que numa situação com lampadas de baixa potência fica perceptível.

Há quem sugiira colocar um condensador entre fase e neutro depois do interruptor, que acaba por absorver essa corrente residual, sem provocar consumo.
O valor do condensador terá de ser por tentativa erro, pois depende desse temporizador.
Não sei se alguém deste forum já experimentou esta solução, e tenha algum valor típico para estas situações.
Foi também sugerido pelo Jose Calado uma solução idêntica, mas com uma lâmpada, que irá ficar a consumir.
Deve ter em atenção, que se ligar entre fase e neutro, terá de ser uma lâmpada de 230V.
Se for na parte do circuito com tensão mais baixa, terá de ser uma lâmpada para essa tensão ou superior.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”