TV em toda a casa

Responder
Avatar do Utilizador
vhmp95
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 03 out 2023, 00:22
Profissão: Eletricista Industrial
Localização: Porto

TV em toda a casa

Mensagem por vhmp95 »

Boa tarde,
Tenho instalado o serviço fibra no meu apartamento (ano de 1994) e queria distribuir o sinal de RF para as restantes tomadas de tv. Tenho duas na sala, uma no corredor e uma no quarto principal.
Para tentarem perceber a situação a tomada no corredor, que ligava a uma caixa de derivação, também na parede do corredor e desta ultima ligava a caixa de telecomunicações na entrada do meu andar (só existe uma fração por piso). Nesta sequencia existia um cabo coaxial e um de adsl, e dentro da caixa de derivação tinha aquela placa eletrônica do adsl. isto foi tudo eliminado para passar o cabo de fibra e sair diretamente da tomada (efapel com saída de fibra). Ora desta mesma tomada segue outra ligação para a sala tendo eu tirado o cabo para passar um cabo de rede para ligar a box. Resumindo: caixa de telecomunicações exterior » Caixa de derivação » Tomada corredor » tomada sala. Sobram duas tomadas outra na sala e uma no quarto, na caixa das mesmas tem um cabo que segue para cima, mas não encontro caixa de derivação ou nada que indique onde estes cabos vão dar. A minha ideia era conseguir ligar estas tomada onde esta o router para distribuir o sinal principalmente para quarto, mas não quero passar cabos por fora (tipo por o rodapé e furar paredes).
Na caixa de telecomunicação tenho uns cabos coaxiais pretos desligados e um spliter (tem etiqueta da NOS) e um cabo cinza mais fino que vem do andar de cima diretamente para o de baixo ou seja não é aberto no meu andar.
Se alguém já trabalhou em apartamentos mais antigos possa-me ajudar.


mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: TV em toda a casa

Mensagem por mromeiro »

Boa noite,

Poderá tentar colocar de novo o cabo coaxial que retirou, colocando um dos mais finos para caberem os 2 (se conseguir, só mesmo retorando o de rede e depois colocar os 2 em simultâneo).
ATENÇÃO: não usar óleo ou outros produtos parte facilitar a introdução dos cabos, pois mais tarde, se necessitar de os retirar, já dificilmente conseguirá, pois esses produtos, passado algum tempo, podem funcionar como cola.

Depois de ter a rede RF toda completa, e desligada do exterior, é só ligar o sinal dentro de uma tomada de tv (poderá necessitar de splitters de sinal, se pretender manter essa tomada a funcionar, ou se estiver a meio da rede (e ter que injetar sinal para o cabo que chega, e para o que sai).
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”