Diferencial de 30ma e sistema fotovoltaico

Responder
ruipt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 17 ago 2023, 15:23
Profissão: Gestor
Localização: Lisboa

Diferencial de 30ma e sistema fotovoltaico

Mensagem por ruipt »

Olá a todos.

Em 2017 devo ter tido uma das últimas inspeções efetuadas pela Certiel. O Técnico obrigou o eletricista a mudar o diferencial que estava instalado para um de 30ma, o que pelo que percebo é bom em termos de segurança. Tudo tem funcionado bem desde então.
Recentemente solicitei um orçamento para instalação de um sistema fotovoltaico para autoconsumo, e os técnicos ao verem o quadro disseram logo que tinham de mudar o diferencial de 30ma, caso contrário iria estar sempre a desligar devido às humidades do sistema.
Confesso que fiquei um pouco surpreendido, pois se aquele diferencial foi imposto por uma entidade que fiscalizava as instalações, não percebo porque querem "piorar" o sistema...

Alguém consegue dizer se esta questão das humidades nos sistemas fotovoltaicos tem razão de ser e se isso obriga de facto a alterar o diferencial que tenho neste momento?
Obrigado pela vossa atenção.


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Diferencial de 30ma e sistema fotovoltaico

Mensagem por pedro caetano »

boas. não tenho tido razões de queixa, e ninguem me disse nada a esse respeito, coloco sempre diferenciais de 30ma e ate hoje não houve problemas.agora como tenho visto quadros eletricos com um só diferencial e 20 dijuntores já não digo nada. cump
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”