Falta de fio terra nas tomadas do quarto e sala

Responder
Alexandre1977
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 14 jul 2023, 14:04
Profissão: estudante
Localização: évora

Falta de fio terra nas tomadas do quarto e sala

Mensagem por Alexandre1977 »

Boa tarde. Vivo num apartamento construído nos anos 70 e só tenho ligação terra nas tomadas da cozinha.

Pretendo fazer ligação terra nas tomadas da sala e do quarto. Tenho 2 tomadas no quarto que pretendo colocar fio terra nas 2 tomadas e 3 tomadas na sala, mas só pretendo colocar fio terra em 2 dessas tomadas da sala. Já que a outra tomada não é utilizada.

É possível fazer colocar fio terra por exemplo na sala nessas 2 tomadas e não fazer na outra ou terei de colocar em todas dessa divisão?

Qual o valor em média de um trabalho desses se for só colocar fio terra nessas tomadas?

Pelo que me disseram não é necessário muito trabalho, basta passar esse fio no quadro elétrico e passar posteriormente para as tomadas e comprar tomadas novas.O que poderá ser mais complicado é passar esse fio pela tubagem da parede. Mas pelo que andei a ver nessas tomadas que não têm terra penso que o fio passará facilmente.

Peço desculpa se disse alguma asneira mas não sou muito entendido no assunto.
Agradeço a vossa ajuda.


Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Falta de fio terra nas tomadas do quarto e sala

Mensagem por Josecalado »

Esse tipo de trabalho a ser orçamentado será sempre valorizado considerando alguns imprevistos, aconselhável é meter linha de terra em todas as tomadas, se arranjar profissional de confiança peça-lhe o preço hora, e se concordar peça-lhe para fazer o trabalho, pois terá vantagens com este sistema.
mfs
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 21 fev 2011, 16:04

Re: Falta de fio terra nas tomadas do quarto e sala

Mensagem por mfs »

na minha opinião deverá colocar fio de terra em todas as tomadas, hoje não precisa, amanhã não sabe.
já tem o trabalho feito, por um pequeno acréscimo.
quanto ao preço, aconselho a procurar preço/hora.
RICARDOF
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 21 fev 2019, 19:52
Localização: Leiria

Re: Falta de fio terra nas tomadas do quarto e sala

Mensagem por RICARDOF »

Na minha opinião tendo em conta a idade que as instalações elétricas têm, aconselho a fazer uma revisão geral às instalações, aproveitando as tubagens dentro do possível, e não remendos que podem não melhorar em nada.
Os fios e tomadas provavelmente estão degradados.
As proteções diferenciais podem não existir ou não serem adequadas.
As proteções dos circuitos podem não estar corretamente dimensionadas e podem nem sequer funcionar corretamente.
Os circuitos provavelmente estão mal definidos tendo em conta a utilização atual.
A terra de proteção pode não ser adequada ou podem mesmo não existir.
Etc.

A decisão será sempre sua.
Cumprimentos
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”