Novas portinholas
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 abr 2014, 17:48
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
Novas portinholas
Boas,
Sei que existe agora novas portinholas, as antigas P100 já não vão ser aceites pela e-redes,
Alguém sabe até que data? Ouvi dizer que seria a partir de junho??
É que tenho uma P100 instalada numa vivenda, e o cliente ainda não pediu o ramal de obras, nem o definitivo...
O que acho estranho, é que continuam a vender as P100 e se calhar quando a e redes for fiscalizar o ramal, pede para colocar uma nova portinhola?
Agora existe 2 portinholas, um mono e outra trifasica, com fusiveis de faca (parece que voltamos atras...)
Mas suponhamos que o cliente quer 10,35kva monofasico para a vivenda, mas para obras precisa de 20,7kva trifasico,
devo instalar uma portinhola trifasica? certo?
Só complicam a nossa vida, não entendo porque mudaram as portinholas??
Sei que existe agora novas portinholas, as antigas P100 já não vão ser aceites pela e-redes,
É que tenho uma P100 instalada numa vivenda, e o cliente ainda não pediu o ramal de obras, nem o definitivo...
O que acho estranho, é que continuam a vender as P100 e se calhar quando a e redes for fiscalizar o ramal, pede para colocar uma nova portinhola?
Agora existe 2 portinholas, um mono e outra trifasica, com fusiveis de faca (parece que voltamos atras...)
Mas suponhamos que o cliente quer 10,35kva monofasico para a vivenda, mas para obras precisa de 20,7kva trifasico,
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 85 vezes
Re: Novas portinholas
De acordo com o "documento normativo" em anexo que foi atualizado em Abril de 2023 não á nenhuma alteração das portinholas desde Agosto 2021
DMA-C62-807 - Portinholas de baixa tensão
DMA-C62-807 - Portinholas de baixa tensão
- Anexos
-
- DLN-Z40-010 ABR2023.pdf
- (1.94 MiB) Transferido 825 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 abr 2014, 17:48
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
Sim, apesar de ser um documento de 2021,
Devem ter dado algum tempo para as marcas fabricar novas caixas...
Agora temos que por essa novas portinholas
Veja esse link
https://www.google.com/url?sa=t&source= ... UTYbIO8LLv
Ja nem se chama P100, mas PBT
Devem ter dado algum tempo para as marcas fabricar novas caixas...
Agora temos que por essa novas portinholas
Veja esse link
https://www.google.com/url?sa=t&source= ... UTYbIO8LLv
Ja nem se chama P100, mas PBT
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 85 vezes
Sim acho que já não faz sentido andar a instalar portinholas que não cumpram os normativos atuais da E-Redes...
Por exemplo se formos ao site da Quiterios temos lá os "novos" produtos normalizados.
https://www.quiterios.pt/pt/produto/+32 ... n-mono-int
Por exemplo se formos ao site da Quiterios temos lá os "novos" produtos normalizados.
https://www.quiterios.pt/pt/produto/+32 ... n-mono-int
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Aprendiz
- Registado: 06 jan 2020, 10:39
- Agradecimento recebido: 1 vez
Caros,
no caso de potências acimas dos 69kVA, terá de ser usar a portinhola PBTE 400.
Alguém me sabe dizer se continuam a utilizar a caixa de TI's, tal como se colocava anteriormente a tri-caixa (Portinhola, TI's e Contador)? Ou agora, para casos acima dos 69kVA, utiliza-se apenas a caixa PBTE 400 mais uma caixa de contador?
Outra coisa... o calibre do fusível, continuamos a ser nós a escolher correto? Isto é, uma caixa PBTE 400 não tem de ter obrigatoriamente fusíveis de 400A correto? Sendo para fusíveis do tipo 2, posso colocar um de 125A por exemplo, correto?
Alguém me sabe dizer se continuam a utilizar a caixa de TI's, tal como se colocava anteriormente a tri-caixa (Portinhola, TI's e Contador)? Ou agora, para casos acima dos 69kVA, utiliza-se apenas a caixa PBTE 400 mais uma caixa de contador?
Outra coisa... o calibre do fusível, continuamos a ser nós a escolher correto? Isto é, uma caixa PBTE 400 não tem de ter obrigatoriamente fusíveis de 400A correto? Sendo para fusíveis do tipo 2, posso colocar um de 125A por exemplo, correto?
-
- Curioso
- Registado: 11 jun 2015, 10:59
- Enviou: 15 vezes
- Agradecimento recebido: 4 vezes
Portinholas Antigas só são aceites em PLRs abertos até 30 de Junho de 2023.damon Escreveu: 01 jun 2023, 22:41 Boas,
Anexo DMA das novas Portinholas.
- Anexos
-
- Portinholas.png (73.35 KiB) Visto 8388 vezes
-
- DMA-C62-807.pdf
- (861.67 KiB) Transferido 445 vezes
Cumprimentos,
JM
-
- Curioso
- Registado: 11 jun 2015, 10:59
- Enviou: 15 vezes
- Agradecimento recebido: 4 vezes
Em anexo marcas que vendem e já qualificadas.NotreDame Escreveu: 03 jun 2023, 09:30 Que marcas é que vendem agora as novas? São normalizados pela E-REDES?
- Anexos
-
- Marcas Qualificadas.png (8.83 KiB) Visto 8387 vezes
Cumprimentos,
JM
-
- Curioso
- Registado: 04 ago 2016, 00:07
Boa tarde
Vou ter de instalar uma portinhola Tri PBT BTE porque o edifício vai ter (soma) uma potência máxima admissível 58 kVA (8 instalações elétricas - fator simultaneidade 0.75).
A minha dúvida é saber qual a diferença entre a PBT Tri BTN ( até 41,4 kVA) e a PBT Tri BTE (entre 41,5 a 69 kVA).
Se alguém me conseguir ajudar agradeço.
Vou ter de instalar uma portinhola Tri PBT BTE porque o edifício vai ter (soma) uma potência máxima admissível 58 kVA (8 instalações elétricas - fator simultaneidade 0.75).
A minha dúvida é saber qual a diferença entre a PBT Tri BTN ( até 41,4 kVA) e a PBT Tri BTE (entre 41,5 a 69 kVA).
Se alguém me conseguir ajudar agradeço.
-
- Curioso
Muito obrigado.Gil82 Escreveu: 04 dez 2023, 16:02 Boas!
A do tipo BTN está preparada para 60A e a BTE para 100A.
Antes era P100 Trifásica e não havia distinção.
Cumps!
E como é um prédio basta pôr a portinhola PBT Tri BTE no exterior e ligar diretamente para o corte-geral, não tenho de pôr caixa de contagem e caixa de TI’s com barramentos cobre electrolítico apoiados em isoladores.
Se puderem ajudar agradeço porque o projeto elétrico não faz referência à caixa de contagem nem a caixa de TI’s
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 74 vezes
Boas!
Para prédio com várias frações a contagem é independente para cada fração. Só em caso de ser apenas uma fração é que seria necessário caixa de TI's e contagem indireta (mais que 60A).
Cumps!
Para prédio com várias frações a contagem é independente para cada fração. Só em caso de ser apenas uma fração é que seria necessário caixa de TI's e contagem indireta (mais que 60A).
Cumps!
-
- Curioso
Muito obrigadoGil82 Escreveu: 06 dez 2023, 09:36 Boas!
Cumps!
-
- Aprendiz
- Registado: 06 jan 2020, 10:39
- Agradecimento recebido: 1 vez
Boa noite!NotreDame Escreveu: 26 jun 2023, 00:11 Caros,
Alguém me sabe responder a isto?
Utilizando a PBTE 400 tenho obrigatoriamente de se colocar fusíveis de 400A (tendo de dimensiosar o cabo para esse Iz), ou posso colocar fusíveis ajustados à potência que necessito? Por exemplo, fusíveis de 250A para 150kVA?
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 dez 2009, 16:34
- Enviou: 11 vezes
- Agradecimento recebido: 30 vezes
Os fusíveis são dimensionados conforme a potência a alimentar. Se for uma instalação individual a limitação de potência até é feita por estes, logo não podem ser superiores ao mínimo para fornecer a PMA.NotreDame Escreveu: 03 jan 2024, 00:10Boa noite!NotreDame Escreveu: 26 jun 2023, 00:11 Caros,
Alguém me sabe responder a isto?
Utilizando a PBTE 400 tenho obrigatoriamente de se colocar fusíveis de 400A (tendo de dimensiosar o cabo para esse Iz), ou posso colocar fusíveis ajustados à potência que necessito? Por exemplo, fusíveis de 250A para 150kVA?