Pinça amperimétrica de corrente de fuga?

Responder
porttastic
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 06 mai 2022, 11:38
Localização: Ermesinde
Enviou: 3 vezes

Pinça amperimétrica de corrente de fuga?

Mensagem por porttastic »

Boas

Precisava de comprar uma Pinça amperimétrica de corrente de fuga alguém tem sugestões de uma barata?

Muito obrigado


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Pinça amperimétrica de corrente de fuga?

Mensagem por Mário »

Boas

Queres medir a corrente de fuga, ou queres medir terras?

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
porttastic
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 06 mai 2022, 11:38
Localização: Ermesinde
Enviou: 3 vezes

Re: Pinça amperimétrica de corrente de fuga?

Mensagem por porttastic »

Mário Escreveu: 12 abr 2023, 00:16 Boas

Queres medir a corrente de fuga, ou queres medir terras?

Cump
Mário
Bom dia

Quero medir corrente de fuga. Tenho um problema com uma instalação elétrica complexa que tem vários equipamentos suscetíveis a fugas e queria despistar o problema. Quando trabalhei em Inglaterra tínhamos todo o tipo de equipamentos mas aqui não parece normal, a solução parece ser sempre trocar por um diferencial menos sensível mas eu não queria fazê-lo sem saber de onde vem o problema.
A instalação tem painéis solares com baterias, bomba de calor, bomba de piscina, termo acumulador, vários equipamentos electrónicos, etc.
Embora eu já determinei que a possível causa seja dos painéis ou instalação dos mesmos estou a tentar despistar pois a empresa que os instalou diz que não é deles. Mas claro a soma de várias fugas está a resultar no diferencial de 30mA do anexo disparar e claro não dispara o de 300mA dos painéis. Eles sugeriram logo mudar o de 30mA para 300mA mas aí o mais certo é a fuga subir e disparar o de 30mA da casa.

Espero que não tenha metido os pés pelas mãos a explicar, estou numa fase de adaptação ao sistema português depois de só ter trabalhado em Inglaterra como eletricista. E só por 4 anos portanto muito a aprender.

Ps: mas sim um se medir a terra também dava jeito, tenho é convencer a empresa. Mas como somos uma empresa de domótica, raramente aparecem situações para usarmos.

Obrigado desde já.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Pinça amperimétrica de corrente de fuga?

Mensagem por nelmindo »

Mas resolver o problema passando o 30 para 300 não é o mais correto...
Essa pinça é útil. Elas existem à venda em Portugal.
Quem instalou o dif de 30, provavelmente instalou com razão.
Agora as fugas são naturais e em alguns casos podem facilmente atingir os 30mA e não há problema algum. Aqui sim, o dif vai disparar e a qualidade de serviço ou de exploração não existe.

O problema pode ter sido é o eletricista quis poupar uns trocos e colocou um dif sensível para tudo, quando devia ter subdividido os circuitos por vários dif. sensíveis (atenção que estou a especular).
É preciso analisar melhor
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Pinça amperimétrica de corrente de fuga?

Mensagem por Mário »

Boas

Pinça para fugas tens a Fluke 368 e á outras.
https://www.tme.com/br/pt/katalog/medid ... 1941031%3B

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”