Baixar Potência e poder subir futuramente BTE Novamente?

Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Baixar Potência e poder subir futuramente BTE Novamente?

Mensagem por Promax »

Boas,

Tenho uma potência instalada de 41,41KVA BTE, queria baixar essa potência para 20,7KVA.

A dúvida e receio é: a fatura atual é da SU eletricidade e está em nome de outra pessoa, já os 20,7KVA iria ficar em meu nome, na iberdrola por exemplo, ou noutro fornecedor de energia.

Futuramente poderei subir para 41,41VKA BTE ou pelos nemos 41,40VA BTN? Quando falo em subir, é sem projeto nem entidade certificadora, visto que o PMA já estive nos 41,41.
Atualmente a leitura é feita de forma indireta por TI.


Agradeço a vossa ajuda.


amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Baixar Potência e poder subir futuramente BTE Novamente?

Mensagem por amoreira »

Boas,

41,40 kVA ainda é em BTN e é possível alterar a potência contratada 20,7 kVA e depois voltar a contratar novamente 41,4kVA.

• Baixa tensão normal (BTN), para potências contratadas iguais ou inferiores a 41,4 kVA e uma potência mínima contratada de 1,15 kVA;
• Baixa tensão especial (BTE), para potências contratadas superiores a 41,4 kVA;
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Baixar Potência e poder subir futuramente BTE Novamente?

Mensagem por Promax »

amoreira Escreveu: 08 mar 2023, 15:06 Boas,

41,40 kVA ainda é em BTN e é possível alterar a potência contratada 20,7 kVA e depois voltar a contratar novamente 41,4kVA.

• Baixa tensão normal (BTN), para potências contratadas iguais ou inferiores a 41,4 kVA e uma potência mínima contratada de 1,15 kVA;
• Baixa tensão especial (BTE), para potências contratadas superiores a 41,4 kVA;
E é possível alterar 41,41KVA BTE para 20,7KVA BTN?
Se sim depois, posso subir para 41,40 BTN ou para 41,41 BTE que é a que tenho?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Baixar Potência e poder subir futuramente BTE Novamente?

Mensagem por amoreira »

Estou confuso, porquê é que tem 41,4 BTE ?

Será que atualmente tem uma PMA (potência máxima admissível) superior a 41,4 kVA e tem contratado apenas 41,4 kVA ?
Consegue colocar aqui uma foto do contador e portinhola para eu tentar perceber se tem caixa de TI's ?
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Baixar Potência e poder subir futuramente BTE Novamente?

Mensagem por Promax »

É uma BTE com um quadro grande tapado e lacrado, é com certeza TI a fazer leitura indireta.

Tem BTE porque fazia falta, agora não faz. A dúvida é se no futuro irá fazer, 41,41 ou 41,40 que já é BTN.

Quria baixar para 20,7.

Resumindo, está agora 41,41 BTE em outro nome, e queria baixar para 20,7 BTN em meu nome. Mas queria saber se futuramente posso aumentar outra vez para 41,41 BTE ou pelo menos 41,40 BTN em meu nome.

A PMA é por habitação/artigo certo? Logo se já teve 41,41 BTE, deveria dar para aumentar, caso eu baixa a potência e mude a fatura para meu nome.

Mas não tenho certeza e tenho receio que depois não deia.

Em relação a baixar, dá para baixar de 41,41 para 20,7?


Obrigado pela ajuda.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Baixar Potência e poder subir futuramente BTE Novamente?

Mensagem por amoreira »

Boas

Creio que não é possível teres uma instalação em BTE e contratar uma potencia em BTN.

Também não recomendo que alteres a instalação para BTN só para poderes fazer um contrato de energia da 20,7 kVA porque quando quiserem reverter a situação vai ter custos, custos estes que já foram pagos pelo promotor/dono de obra quando foi pedido o ramal e terão de pagar novamente.

Eu percebo que a ideia é pagar menos mensalmente pela potência contratada mas como disse não me parece possivel mas é uma questão de ligares para a E-Redes e perguntares.

Tel. 218 100 100
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
jtsilvamoura
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 11 jun 2015, 10:59
Localização: Vila Nova de Gaia
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Baixar Potência e poder subir futuramente BTE Novamente?

Mensagem por jtsilvamoura »

Alteração de BTE para BTN
Com contrato ativo:

Alterações BTE/BTN em instalação com contrato ativo não carecem de adequação prévia uma vez que o processo de switching (SW) já prevê esta adequação automática.
O Cliente deverá contactar o comercializador, de modo a ser gerado o switching document.

Sem contrato ativo:
Alterações BTE/BTN em instalação sem contrato ativo carece de adequação manual.

Cumprimentos,
JM
jtsilvamoura
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 11 jun 2015, 10:59
Localização: Vila Nova de Gaia
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Baixar Potência e poder subir futuramente BTE Novamente?

Mensagem por jtsilvamoura »

jtsilvamoura Escreveu: 09 mar 2023, 14:07 Alteração de BTE para BTN
Com contrato ativo:

Alterações BTE/BTN em instalação com contrato ativo não carecem de adequação prévia uma vez que o processo de switching (SW) já prevê esta adequação automática.
O Cliente deverá contactar o comercializador, de modo a ser gerado o switching document.

Sem contrato ativo:
Alterações BTE/BTN em instalação sem contrato ativo carece de adequação manual.
Acrescento que para alterar novamente para BTE apenas será necessário contactar o comercializador, visto que a PMA da instalação continua a ser 41,41 kVA.

E sim, 41.40 é BTN mas 41.41 É BTE

Cumprimentos,
JM
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Baixar Potência e poder subir futuramente BTE Novamente?

Mensagem por Promax »

Existem 2 coisas que é:
1. mudar de nome ou deixar está no mesmo nome,
2. baixar a potência.
jtsilvamoura Escreveu: 09 mar 2023, 14:07 Alteração de BTE para BTN
Com contrato ativo:

Alterações BTE/BTN em instalação com contrato ativo não carecem de adequação prévia uma vez que o processo de switching (SW) já prevê esta adequação automática.
O Cliente deverá contactar o comercializador, de modo a ser gerado o switching document.

Sem contrato ativo:
Alterações BTE/BTN em instalação sem contrato ativo carece de adequação manual.
Não percebo o que isso quer dizer, contrato ativo ou sem contrato ativo.

Pode ajudar-me sff.
amoreira Escreveu: 09 mar 2023, 11:47 Boas

Creio que não é possível teres uma instalação em BTE e contratar uma potencia em BTN.

Também não recomendo que alteres a instalação para BTN só para poderes fazer um contrato de energia da 20,7 kVA porque quando quiserem reverter a situação vai ter custos, custos estes que já foram pagos pelo promotor/dono de obra quando foi pedido o ramal e terão de pagar novamente.

Eu percebo que a ideia é pagar menos mensalmente pela potência contratada mas como disse não me parece possivel mas é uma questão de ligares para a E-Redes e perguntares.

Tel. 218 100 100
Esse é o receio, ter que pagar se um dia quiser voltar a subir à potência. Mas a PMA é de 41,41KVA.


Fico indeciso.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Baixar Potência e poder subir futuramente BTE Novamente?

Mensagem por amoreira »

jtsilvamoura Escreveu: 09 mar 2023, 14:10
jtsilvamoura Escreveu: 09 mar 2023, 14:07 Alteração de BTE para BTN
Com contrato ativo:

Alterações BTE/BTN em instalação com contrato ativo não carecem de adequação prévia uma vez que o processo de switching (SW) já prevê esta adequação automática.
O Cliente deverá contactar o comercializador, de modo a ser gerado o switching document.

Sem contrato ativo:
Alterações BTE/BTN em instalação sem contrato ativo carece de adequação manual.
Acrescento que para alterar novamente para BTE apenas será necessário contactar o comercializador, visto que a PMA da instalação continua a ser 41,41 kVA.

E sim, 41.40 é BTN mas 41.41 É BTE


Boas,

Esta informação é bastante útil porque a ideia que tinha era contrária e que implicaria custos quando o cliente pretende-se voltar a ter a PMA que tinha anteriormente.

Neste caso em concreto pelo que percebi a instalação está certificada para uma PMA superior aos 41,41kVA que tem atualmente contratado, vamos supor que tem uma PMA de 60 kVA BTE e que quer alterar a instalação para 20,7 kVA BTN e vai ficar com este contrato tipo 5 anos, pelo que dizes ao fim dos tais 5 anos a PMA da instalação continua a ser os 60 kVA e o cliente pode voltar a pedir essa PMA sem custos porque o cadastro da instalação para todos os efeitos na plataforma da DGEG continua a ser os 60 kVA.

É isso ?
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
jtsilvamoura
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 11 jun 2015, 10:59
Localização: Vila Nova de Gaia
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Baixar Potência e poder subir futuramente BTE Novamente?

Mensagem por jtsilvamoura »

amoreira Escreveu: 09 mar 2023, 15:19
jtsilvamoura Escreveu: 09 mar 2023, 14:10
jtsilvamoura Escreveu: 09 mar 2023, 14:07 Alteração de BTE para BTN
Com contrato ativo:

Alterações BTE/BTN em instalação com contrato ativo não carecem de adequação prévia uma vez que o processo de switching (SW) já prevê esta adequação automática.
O Cliente deverá contactar o comercializador, de modo a ser gerado o switching document.

Sem contrato ativo:
Alterações BTE/BTN em instalação sem contrato ativo carece de adequação manual.
Acrescento que para alterar novamente para BTE apenas será necessário contactar o comercializador, visto que a PMA da instalação continua a ser 41,41 kVA.

E sim, 41.40 é BTN mas 41.41 É BTE


Boas,

Esta informação é bastante útil porque a ideia que tinha era contrária e que implicaria custos quando o cliente pretende-se voltar a ter a PMA que tinha anteriormente.

Neste caso em concreto pelo que percebi a instalação está certificada para uma PMA superior aos 41,41kVA que tem atualmente contratado, vamos supor que tem uma PMA de 60 kVA BTE e que quer alterar a instalação para 20,7 kVA BTN e vai ficar com este contrato tipo 5 anos, pelo que dizes ao fim dos tais 5 anos a PMA da instalação continua a ser os 60 kVA e o cliente pode voltar a pedir essa PMA sem custos porque o cadastro da instalação para todos os efeitos na plataforma da DGEG continua a ser os 60 kVA.

É isso ?
Exatamente. Até porque a comparticipação de potência foi paga para 60 kVA.

Cumprimentos,
JM
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Baixar Potência e poder subir futuramente BTE Novamente?

Mensagem por Promax »

Sim, é isso.

Mas
1. Queria baixar a potência para 20,7
2. Mudar a fatura para meu nome
3. Possivelmente mudar de fornecedor.

Perante estas 3 situações que mencionei, é indiferente? Ou seja mudar de fornecedor e trocar o nome da factura que não vai afetar nada, se passado 1 ano ou até menos queira mudar novamente para BTE ou BTN 41,4?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Baixar Potência e poder subir futuramente BTE Novamente?

Mensagem por amoreira »

Sim qualquer uma das 3 situações é possível só tens de seguir as indicações referidas pelo jtsilvamoura

Atenção apenas a um detalhe, só o titular do contrato de energia é que pode proceder a estas alterações, ou seja se fores tu a tratar da alteração o contrato já tem de estar em teu nome, caso esteja em nome de terceiros a E-Redes vai levantar "problemas".
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Baixar Potência e poder subir futuramente BTE Novamente?

Mensagem por Promax »

jtsilvamoura Escreveu: 09 mar 2023, 14:07 Alteração de BTE para BTN
Com contrato ativo:

Alterações BTE/BTN em instalação com contrato ativo não carecem de adequação prévia uma vez que o processo de switching (SW) já prevê esta adequação automática.
O Cliente deverá contactar o comercializador, de modo a ser gerado o switching document.

Sem contrato ativo:
Alterações BTE/BTN em instalação sem contrato ativo carece de adequação manual.
Contrato ativo é ter contrato/faturação, ou seja, a gastar energia?

Sem contrato ativo é ter a PMA para 41,41, mas estar sem fornecimento de energia?

Mas ainda não percebi os passos.

Tenho que pedir a quem tem a faturação em seu nome para baixar a potência? E só depois passar para meu nome?

Não posso eu mudar de nome de faturação e ao mesmo tempo baixar a potência para 20,7.


Obrigado pela vossa ajuda.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 46 vezes

Re: Baixar Potência e poder subir futuramente BTE Novamente?

Mensagem por Josecalado »

Procedimentos para efetuar alteração de potência de BTE para BTN, efetuei recentemente esta alteração num cliente que tem uma PMA de 49KVA, e foi alterado para 13,8KVA sem problemas, contatando o comercializador de energia, e informando que a instalação está preparada.
As alterações efetuadas foi retirar retirar a caixa de barramentos e Tis, aplicar portinhola P100, que na potência em BTE não tinha, por forma a que a equipa técnica que vai proceder à instalação do novo contador não tenha qualquer impedimento técnico.
Responder

Voltar para “Dúvidas”