Garagem s/Net + Temporizador + Controlo Custos

Responder
JoaoPauloSF
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 02 mar 2023, 16:06
Profissão: Informatico
Localização: Lisboa

Garagem s/Net + Temporizador + Controlo Custos

Mensagem por JoaoPauloSF »

Boa tarde,

Tenho um assunto que ao contrario pensava eu que seria de fácil resolução mas até ao momento ainda não encontrei uma solução e por este motivo recorro à vossa ajuda

Passo a explicar:
Recentemente adquiri uma viatura hibrida, tenho tarifário bi-horário, tenho uma Garagem/Box com uma tomada 16ª, tudo perfeito…
Desejo:
1. Controlar o horário de carregamento entre as 22horas e as 8h da manhã. Pensava eu que a viatura/app tinha essa opção mas não.
2. Queria controlar e ver os custos no telemóvel ou display num dispositivo e sem net não tenho soluções

Vivo num prédio mas não tenho net na garagem e queria evitar instalar power line…

Solicito a vossa ajuda para qual a melhor solução para ter o temporizador e controlo de custos no telemóvel ou num display.

Cumprimentos


Avatar do Utilizador
FBMinis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 26 abr 2023, 15:10
Profissão: Consultor
Localização: Lisboa

Re: Garagem s/Net + Temporizador + Controlo Custos

Mensagem por FBMinis »

Se na garagem nao consegue ver a sua rede de casa no telefone, entao nao conseguirá comunicar com um tomada inteligente que crie ela propria uma rede wifi ou bluetooth (isto é, sem necessidade de ligar à internet).

Existem tomadas que se ligam a gateways Lora, que por sua vez se podem ligar à internet, podendo assim ser controladas a partir de qualquer sítio. É uma rede que pode cobrir areas grandes mas sem obstáculos. Teria que procurar pela net a ver se alguem ja implementou algo do género.

É trabalhoso e pouco elegante, mas seria possível deixar um smartphone com a app Macrodroid no carro e automatizar uma interacção com a app da tomada inteligente, instalada tb nesse smartphone. O smartphone conseguiria ligar/desligar a tomada e cnseguiria também abrir a app e enviar um email com uma screenshot ou desligar a tomada se um determinado valor/palavra constasse no ecrã. O telefone teria que usar os dados móveis para enviar o email.
mitrax
Curioso
Curioso
Mensagens: 55
Registado: 12 set 2008, 15:40
Localização: VNGaia
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Garagem s/Net + Temporizador + Controlo Custos

Mensagem por mitrax »

A alimentação do circuito da tomada na garagem é feita a partir do quadro do apartamento? Se sim, diria que um daqueles relê Shelly de calha din para colocar no quadro lhe resolveria o problema.

Pode também sempre colocar um relógio e um pequeno contador no quadro eléctrico, mas eu iria pelo Shelly.
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”