Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Responder
Aleksey
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 24 mar 2012, 15:02

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Aleksey »

Nesses sistemas é proibido cortar o neutro, e sim differenciais não são usados, o neutro passa directo e protecção é assegurada com disjuntores ou fusíveis. Como a instalação é antiga e sem terra é suposto que não deve ter neutro a passar pelos differenciais.


justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por justme »

Boas,
o problema nesse tipo de protecção, é que os aparelhos não avariam apenas por curto circuito.

O mais vulgar neste tipo de aparelhos é começar haver deterioração do isolamento da resistência de aquecimento com a consequente corrente de defeito, antes de haver c.circuito ou sobrecarga.

Portanto, geralmente, requer-se protecção contra correntes de defeito pequenas para fazer disparar o disjuntor mas suficientes para pôr em risco a vida das pessoas. Daí o uso dos diferenciais.

Até já
sergiosmvc
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 21 jun 2023, 10:43
Profissão: informatico
Localização: fernao ferro

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por sergiosmvc »

mromeiro Escreveu: 27 fev 2023, 15:01
ohmico Escreveu: 27 fev 2023, 13:59 peço desculpa por discordar, mas na minha opinião, o dif. não está lá a fazer nada.
Efetivamente o atual diferencial de 300 mA não está a fazer nada, pois se alguém apanhar um choque elétrico que atinja os 300 mA, muito provavelmente não sobreviverá.
Colocando um de 30 mA (ou se for de menos ainda melhor como por exemplo de 10 mA), já pode ser a diferença entre sobreviver ou não a um choque elétrico.
Apanhar um choque é morte certa? algo de errado não está certo.

Já estou farto de apanhar choques, alguns valentes, e ainda cá estou...
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por mromeiro »

sergiosmvc Escreveu: 12 jul 2023, 16:47
mromeiro Escreveu: 27 fev 2023, 15:01
ohmico Escreveu: 27 fev 2023, 13:59 peço desculpa por discordar, mas na minha opinião, o dif. não está lá a fazer nada.
Efetivamente o atual diferencial de 300 mA não está a fazer nada, pois se alguém apanhar um choque elétrico que atinja os 300 mA, muito provavelmente não sobreviverá.
Colocando um de 30 mA (ou se for de menos ainda melhor como por exemplo de 10 mA), já pode ser a diferença entre sobreviver ou não a um choque elétrico.
Apanhar um choque é morte certa? algo de errado não está certo.

Já estou farto de apanhar choques, alguns valentes, e ainda cá estou...
Já apanhou algum choque elétrico que tenha feito disparar um diferencial de 300 mA?
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Josecalado »

sergiosmvc Escreveu: 12 jul 2023, 16:47
mromeiro Escreveu: 27 fev 2023, 15:01
ohmico Escreveu: 27 fev 2023, 13:59 peço desculpa por discordar, mas na minha opinião, o dif. não está lá a fazer nada.
Efetivamente o atual diferencial de 300 mA não está a fazer nada, pois se alguém apanhar um choque elétrico que atinja os 300 mA, muito provavelmente não sobreviverá.
Colocando um de 30 mA (ou se for de menos ainda melhor como por exemplo de 10 mA), já pode ser a diferença entre sobreviver ou não a um choque elétrico.
Apanhar um choque é morte certa? algo de errado não está certo.

Já estou farto de apanhar choques, alguns valentes, e ainda cá estou...
Para sua salvaguarda informe-se melhor sobre o que é a passagem da corrente elétrica através do corpo humano, os choques elétricos são todos diferentes e dependem de vários fatores, pelo que tomar todas as medidas possíveis de proteção é salvaguardar a vida.
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por helioneves »

Boa tarde a todos...
Como não disponho de tempo suficiente para ler tudo o que neste post vem sendo escrito com o passar dos dias, deixo aqui algumas considerações básicas:
-- Um disjuntor diferencial é ( em regra ) mais seguro que um disjuntor "simples", uma vez que, tal como o seu nome deixa antever, corta a corrente de modo bipolar ( fase e neutro ) quando a diferença de corrente entre a fase e o neutro ultrapassa o tal valor do calibre;
-- Como os fabricantes de electrodomesticos regra geral cumprem ( ou melhor, são obrigados a cumprir... ) as regras de segurança, geralmente quando um aparelho tem contacto ou terminal de ( ficha com ) terra, em caso de anomalia do funcionamento desse aparelho, esse terminal irá estar sob tensão, tensão essa cujo valor/potencial será sempre incerto, pelo que se deve esperar o "worst case", que será, em regra, a tensão de alimentação do aparelho; como o terminal de terra NUNCA é interrompido, e tendo em conta que a casa/instalações não tem linha de terra, então basta um único aparelho defeituoso para deixar todos os restantes ( que têm contacto de terra e estão ligados nas tomadas com terminal de terra, isto é, que estão pendurados na mesma linha de terra ) sob a mesma tensão!! Daí ser muito importante a existencia de um electrodo de terra, uma vez que ele, em principio, assegura que as massas, carcaças e partes metálicas dos aparelhos a ele ligadas via linha de terra, estejam ao mais baixo potencial possivel!!
E é por isso que a linha de terra deve ser sempre de fio o mais grosso possivel, para que a queda de tensão ( neste caso, a subida de tensão ) seja o menor possivel.
-- A combinação do uso de disjuntor(es) diferencial(ais) com a linha de terra conectada a um ( bom ) electrodo de terra ( bem entendido seja! ) é crucial para um funcionamento minimamente seguro dos aparelhos electricos.

Atendendo a que a administração não está virada para gastar dinheiro, talvez, e a titulo de estritamente muito provisório, usar uma solução de recurso.
( Como a minha área não é de energia, onde há disciplinas especificas onde se ensina por exemplo " Técnicas de alta tensão e proteções" ), sugiro por exemplo a ligação do terminal de terra dos aparelhos ao terminal neutro da rede electrica. Quem está a ler isto, seguramente deve ter pulado da cadeira, dito impropérios contra mim, mas quem tiver outra ideia que seja mais fácil de executar, mais barata, mais simples, que avançe com ela.
Claro que cada aparelho teria de ter um corte omnipolar dos condutores ( ou seja, desligar a terra desse aparelho da terra dos restantes ), e ligar a terra desse aparelho ao condutor neutro desse aparelho, o que implica ligar a ficha sempre na mesma posição na tomada...
Até refazer a rede de proteção do edificio, não me ocorre nada mais imediato para fazer...
Peço desculpa por qualquer coisinha...
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 421
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por asalopes »

Caro "helioneves",

Ainda bem que terminou pedindo desculpas!


Cumprimentos
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por mromeiro »

Caro helioneves,

Está a sugerir uma solução de lotaria 50/50.
Com a ficha numa posição às vezes protege, e na outra é anri-roubo (já que irá dar choque).

Para situações destas, já tinha visto sugestões más, mas esta consegue ser ainda pior.
Será que é dono de alguma funerária?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por ohmico »

Boas,
o texto começa logo por comparar a beira da estrada com a estrada da Beira - Um disjuntor diferencial é ( em regra ) mais seguro que um disjuntor "simples", que raio de comparação.

Salvam-se as inglesismos, o resto já foi dito.

Ohmico
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por helioneves »

Aleksey Escreveu: 13 abr 2023, 20:44 Boa tarde. Existe uma técnica antiga para instalações também antigas (sem terra) que consiste em chantar / interligar neutro com ligação para terra em tomadas, que alimentam o equipamento de maior risco (máquinas lavar, etc.). Assim qualquer passagem de fase para terra (corpo da maquina) será também passagem para neutro o que significa curto-circuito e leva a disparar o respectivo disjuntor.
Era disto que eu falava... trata-se de solução de recurso, do tempo do "antes de ..."
Pergunto agora à malta mais velhota se nunca tinham ouvido falar disto, ou ler num livro do tempo dos cursos industriais... é que eu tenho-os lá bem guardados onde se ensinava mais que se aprende agora num curso universitário...
Back to topic...
Se o neutro tiver uma boa ligação à terra ( seja ela onde for!! - ATENÇÃO: o roubo de cabos de cobre - ou melhor, aluminio, só que a gatunagem pensa que é cobre... - que serve de ligação do condutor neutro à terra de quando a quando na rede de distribuição electrica - sim, eu vivo numa aldeia onde não ficou um único desses cabos!! - compromete uma boa ligação do neutro à terra, e como tal o potencial do condutor neutro pode subir demasiado dentro do que os cânones da matéria estipulam como seguro... mas mais uma vez o que conta é a intenção... sei perfeitamente que há mais a ter em conta neste assunto como por exemplo a "tensão de contacto", mas também sei que [ mais uma vez... ] tudo é relativo! ... )
a "condutibilidade" do corpo humano nunca é por si só melhor que a do cobre, fazendo com que apenas uma parte da corrente de defeito passe efectivamente pelo corpo... agora a pessoa pode ter sorte, ou ter azar... o caminho da corrente pode passar por algum orgão vital, ou não... tudo depende do ponto de entrada e de saida da corrente, da "resistencia interna" do corpo, e claro de cada um ( num caso, uma corrente de 30mA pode matar uma pessoa, e noutros casos, apenas dar um formigueiro... ) Não é muito dificil perceber que se tiver pacemaker, e a corrente passar pelo braço esquerdo e pela perna direita, pode ser fatal...
Apenas isto tudo serviu para confirmar que é imprescindível ter uma linha de terra eficaz, mas tenho de recordar que no caso deste tópico essa opção parece muito longínqua, e estava apenas a tentar ajudar o rapaz a curto prazo...
Mais uma vez peço desculpa se não me fiz entender da melhor maneira... tal como tinha dito no post anterior, na altura não tinha tempo para ler tudo o que tinha sido dito, menos ainda para responder em conformidade... antigamente havia mais tempo, calma e paciencia para ler, pensar e responder... agora irritamo-nos com extrema facilidade, e dá no que dá... enfim, sinais dos tempos...
Sei que na net se encontra o melhor, mas também do pior, e que nada tem tabuleta para ajudar a escolher...
Espero sinceramente que o Ferzam tenha mais sensatez e escolha o melhor possivel.
Avatar do Utilizador
Joao Pedro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 04 jan 2024, 20:17
Profissão: Supervisor de vendas
Localização: Algarve

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Joao Pedro »

Boa noite, já agora uma pergunta: desligando a luz a água continua a sair quente para um duche?
Última edição por Joao Pedro em 04 jan 2024, 20:23, editado 1 vez no total.
Bettencourt75
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 12 out 2020, 07:13
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Bettencourt75 »

Sim, até acabar o que está no depósito
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”