Desligar termoacumulador antes de tomar duche

HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por HJCruz »

Ohmico

Concordo consigo. E aquilo que sugere é o que deveria acontecer em muitas e muitas instalações do nosso país.
Apenas sugeri uma solução de recurso que poderá evitar consequências graves.
No entanto, já que mais não seja, a nossa conversa aqui já serviu para este utilizador de uma instalação eléctrica e muitos outros mais que venham ler estas palavras, perceber a forma como um ID funciona numa instalação elétrica.
Abraço
ohmico Escreveu: 02 mar 2023, 17:33
HJCruz Escreveu: 02 mar 2023, 16:04 Boa tarde a todos
Mesmo concordando com os diversos pontos de vista expostos nas mensagens anteriores , o Ferzam pediu uma ajuda para um problema que está dependente do facto da instalação do prédio onde ele vive ter linha de terra. E pelos comentários feitos, vai ser tarde ou nunca que irá ser resolvida. Independentemente do diferencial, que exista ou não, no quadro dele, já todos chegamos à conclusão que sem linha de terra não há segurança na instalação elétrica dele.

Mas agora pergunto eu?!
Não havendo diferencial no quadro dele, numa situação de um equipamento avariar, e em caso de contacto com as massas do equipamento avariado, o que é que o protege da corrente que passa pelo corpo dele?!

Na minha conclusão, considero que um diferencial sensível será o mais sensato usar. Realmente pode prejudicar a exploração da instalação, mas, na minha opinião, as probabilidades de morrer agarrado a um equipamento com fuga são bem menores. A instalação continua sem segurança, claro está. Mas pelo menos há uma diminuição das probabilidades de acidente
Ohmico

está cheio de razão, mas o que acontece é que neste forum não deviam poder ser dadas soluções que não correspondem ao que diz a lei.

Se calhar o que poderia ser dito, era que ele devia solicitar uma vistoria à instalação eléctrica.

Claro que já devia ter acontecido antes da compra, mas nesta terra as casas continuam a ser vendidas/compradas como se sabe.

Ohmico


Atenciosamente,
HJCruz
Ferzam
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 fev 2023, 12:56
Profissão: Analista BI
Localização: Barreiro
Enviou: 10 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Ferzam »

Boa tarde,

Sim senhor! Agora percebi ;)

Só mais uma dúvida. Sendo que segundo o eletricista que fez a visita disse que há uma fuga elétrica numa parte da instalação, e é aquela que permite utilizar a máquina de lavar roupa, o diferencial não vai disparar sempre que eu for ligar ela? Ou não tem nada a ver?
HJCruz Escreveu: 03 mar 2023, 10:49 Ferzam, o seu raciocínio está correto. Com tantas explicações, decerto que já percebeu que um interruptor diferencial (ID) num quadro eléctrico tem como objetivo desligar um equipamento da rede quando este equipamento venha a ter um defeito, antes que as pessoas toquem nele, para evitar um acidente. Tudo isto funciona bem, claro está, se existir uma linha de terra.
Mas no caso da sua instalação, essa ligação não existe, e a sugestão que referi de instalar um ID de 10mA é uma solução de recurso.
Porque há diversos factores a considerar, não lhe consigo garantir que num contato indirecto na sua instalação, o ID de 10mA o livre da morte, mas que vai ser diferente para o caso de ter um ID de 300mA ou não ter nenhum ID, claro que vai.

Ferzam Escreveu: 02 mar 2023, 21:09
HJCruz Escreveu: 02 mar 2023, 16:04 Boa tarde a todos
Mesmo concordando com os diversos pontos de vista expostos nas mensagens anteriores , o Ferzam pediu uma ajuda para um problema que está dependente do facto da instalação do prédio onde ele vive ter linha de terra. E pelos comentários feitos, vai ser tarde ou nunca que irá ser resolvida. Independentemente do diferencial, que exista ou não, no quadro dele, já todos chegamos à conclusão que sem linha de terra não há segurança na instalação elétrica dele.

Mas agora pergunto eu?!
Não havendo diferencial no quadro dele, numa situação de um equipamento avariar, e em caso de contacto com as massas do equipamento avariado, o que é que o protege da corrente que passa pelo corpo dele?!

Na minha conclusão, considero que um diferencial sensível será o mais sensato usar. Realmente pode prejudicar a exploração da instalação, mas, na minha opinião, as probabilidades de morrer agarrado a um equipamento com fuga são bem menores. A instalação continua sem segurança, claro está. Mas pelo menos há uma diminuição das probabilidades de acidente
Boa noite,

Obrigado pela resposta.

Mais uma dúvida, sendo que o diferencial não funciona por não haver terra, cómo é que iria ajudar um diferencial de 10mA? Desculpe mas sou súper ignorante do assunto.

Se os diferenciais (For 300mA ou 30mA) não vão disparar no caso de avaria, como iria ajudar um diferencial de 10mA se (entendo eu) também não iria disparar por não haver terra no prédio?

O senhor escreveu a mensagem no fim deste texto, mas tendo em conta o seguinte, continuo sem perceber.

Mensagem por nelmindo » 28 fev 2023, 16:55

Só para clarificar... o diferencial funciona com uma instalação de terra em condições.
Se não existir terra, o diferencial não cumpre a sua função.
A função é desligar no dia que há uma avaria e não no dia que as pessoas tocam nas partes sob tensão direta ou indiretamente.


Antes de publicar esta mensagem estive a ler várias vezes e penso já percebi. Acho que o que o Sr. HJCruz quer dizer é o seguinte: O diferencial de 10mA não vai disparar no caso de avaria num equipamento, que é o dever ser, mas não vai, porque o prédio não tem terra. No entanto, iria disparar no caso de eu ou alguém da minha família tocar num equipamento com falha, o que poderia ser fatal, e o diferencial de 10mA iria disparar para que o meu corpo pare de servir de passagem para a terra, até morrer. Desta forma o aparelho com falha pode ficar estragado mas irei sobreviver, é isso?

Mensagem por HJCruz » 23 fev 2023, 16:12

@Ferzam
Para sua segurança e para a segurança da sua família, instale imediatamente um diferencial de 10mA.
Não importa desligar o seu termo acumulador antes tomar banho, quando tem um conjunto de outros equipamentos na sua instalação que poderão ser fatais para si ou para alguém da sua família, que os utilize. Numa situação de fuga de qualquer desses equipamentos que esteja ligada à sua instalação, é o vosso corpo que vai servir de passagem para a terra, e com este diferencial limita a corrente de exposição no caso da fuga. Faça isto até ter linha de terra na instalação. Depois de possuir linha de terra já poderá alterar o diferencial para 30mA. ZELE PELA SUA SEGURANÇA E PELA SEGURANÇA DOS SEUS.


Cumprimentos.
Ferzam
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 fev 2023, 12:56
Profissão: Analista BI
Localização: Barreiro
Enviou: 10 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Ferzam »

ID de 10mA, faltou acrescentar. Que pena não conseguir editar as mensagens :(
Ferzam Escreveu: 03 mar 2023, 13:03 Boa tarde,

Sim senhor! Agora percebi ;)

Só mais uma dúvida. Sendo que segundo o eletricista que fez a visita disse que há uma fuga elétrica numa parte da instalação, e é aquela que permite utilizar a máquina de lavar roupa, o diferencial não vai disparar sempre que eu for ligar ela? Ou não tem nada a ver?
HJCruz Escreveu: 03 mar 2023, 10:49 Ferzam, o seu raciocínio está correto. Com tantas explicações, decerto que já percebeu que um interruptor diferencial (ID) num quadro eléctrico tem como objetivo desligar um equipamento da rede quando este equipamento venha a ter um defeito, antes que as pessoas toquem nele, para evitar um acidente. Tudo isto funciona bem, claro está, se existir uma linha de terra.
Mas no caso da sua instalação, essa ligação não existe, e a sugestão que referi de instalar um ID de 10mA é uma solução de recurso.
Porque há diversos factores a considerar, não lhe consigo garantir que num contato indirecto na sua instalação, o ID de 10mA o livre da morte, mas que vai ser diferente para o caso de ter um ID de 300mA ou não ter nenhum ID, claro que vai.

Ferzam Escreveu: 02 mar 2023, 21:09
HJCruz Escreveu: 02 mar 2023, 16:04 Boa tarde a todos
Mesmo concordando com os diversos pontos de vista expostos nas mensagens anteriores , o Ferzam pediu uma ajuda para um problema que está dependente do facto da instalação do prédio onde ele vive ter linha de terra. E pelos comentários feitos, vai ser tarde ou nunca que irá ser resolvida. Independentemente do diferencial, que exista ou não, no quadro dele, já todos chegamos à conclusão que sem linha de terra não há segurança na instalação elétrica dele.

Mas agora pergunto eu?!
Não havendo diferencial no quadro dele, numa situação de um equipamento avariar, e em caso de contacto com as massas do equipamento avariado, o que é que o protege da corrente que passa pelo corpo dele?!

Na minha conclusão, considero que um diferencial sensível será o mais sensato usar. Realmente pode prejudicar a exploração da instalação, mas, na minha opinião, as probabilidades de morrer agarrado a um equipamento com fuga são bem menores. A instalação continua sem segurança, claro está. Mas pelo menos há uma diminuição das probabilidades de acidente
Boa noite,

Obrigado pela resposta.

Mais uma dúvida, sendo que o diferencial não funciona por não haver terra, cómo é que iria ajudar um diferencial de 10mA? Desculpe mas sou súper ignorante do assunto.

Se os diferenciais (For 300mA ou 30mA) não vão disparar no caso de avaria, como iria ajudar um diferencial de 10mA se (entendo eu) também não iria disparar por não haver terra no prédio?

O senhor escreveu a mensagem no fim deste texto, mas tendo em conta o seguinte, continuo sem perceber.

Mensagem por nelmindo » 28 fev 2023, 16:55

Só para clarificar... o diferencial funciona com uma instalação de terra em condições.
Se não existir terra, o diferencial não cumpre a sua função.
A função é desligar no dia que há uma avaria e não no dia que as pessoas tocam nas partes sob tensão direta ou indiretamente.


Antes de publicar esta mensagem estive a ler várias vezes e penso já percebi. Acho que o que o Sr. HJCruz quer dizer é o seguinte: O diferencial de 10mA não vai disparar no caso de avaria num equipamento, que é o dever ser, mas não vai, porque o prédio não tem terra. No entanto, iria disparar no caso de eu ou alguém da minha família tocar num equipamento com falha, o que poderia ser fatal, e o diferencial de 10mA iria disparar para que o meu corpo pare de servir de passagem para a terra, até morrer. Desta forma o aparelho com falha pode ficar estragado mas irei sobreviver, é isso?

Mensagem por HJCruz » 23 fev 2023, 16:12

@Ferzam
Para sua segurança e para a segurança da sua família, instale imediatamente um diferencial de 10mA.
Não importa desligar o seu termo acumulador antes tomar banho, quando tem um conjunto de outros equipamentos na sua instalação que poderão ser fatais para si ou para alguém da sua família, que os utilize. Numa situação de fuga de qualquer desses equipamentos que esteja ligada à sua instalação, é o vosso corpo que vai servir de passagem para a terra, e com este diferencial limita a corrente de exposição no caso da fuga. Faça isto até ter linha de terra na instalação. Depois de possuir linha de terra já poderá alterar o diferencial para 30mA. ZELE PELA SUA SEGURANÇA E PELA SEGURANÇA DOS SEUS.


Cumprimentos.
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por elfo106 »

Ferzam Escreveu: 03 mar 2023, 13:03 Sendo que segundo o eletricista que fez a visita disse que há uma fuga elétrica numa parte da instalação, e é aquela que permite utilizar a máquina de lavar roupa,
Ele disse o quê?
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por HJCruz »

Boa tarde,

Sim. Pode acontecer isso...
Por todas as mensagens aqui escritas, já percebeu que o uso de ID muito sensíveis pode prejudicar a exploração (uso) da instalação elétrica, havendo linha de terra.
No seu caso, pode acontecer que só dispare quando toque no equipamento com fuga...

O conselho que lhe deixo é que chame um electricista e este faça os ensaios de Resistência de Isolamento à sua instalação eléctrica. Estando a instalação eléctrica tudo ok, verifique-se o isolamento de todos os receptores que estão ligados à sua instalação. E aqueles que não cumpram os requisitos, tem de os substituir, para evitar correr riscos maiores

Ferzam Escreveu: 03 mar 2023, 13:04 ID de 10mA, faltou acrescentar. Que pena não conseguir editar as mensagens :(
Ferzam Escreveu: 03 mar 2023, 13:03 Boa tarde,

Sim senhor! Agora percebi ;)

Só mais uma dúvida. Sendo que segundo o eletricista que fez a visita disse que há uma fuga elétrica numa parte da instalação, e é aquela que permite utilizar a máquina de lavar roupa, o diferencial não vai disparar sempre que eu for ligar ela? Ou não tem nada a ver?
HJCruz Escreveu: 03 mar 2023, 10:49 Ferzam, o seu raciocínio está correto. Com tantas explicações, decerto que já percebeu que um interruptor diferencial (ID) num quadro eléctrico tem como objetivo desligar um equipamento da rede quando este equipamento venha a ter um defeito, antes que as pessoas toquem nele, para evitar um acidente. Tudo isto funciona bem, claro está, se existir uma linha de terra.
Mas no caso da sua instalação, essa ligação não existe, e a sugestão que referi de instalar um ID de 10mA é uma solução de recurso.
Porque há diversos factores a considerar, não lhe consigo garantir que num contato indirecto na sua instalação, o ID de 10mA o livre da morte, mas que vai ser diferente para o caso de ter um ID de 300mA ou não ter nenhum ID, claro que vai.

Ferzam Escreveu: 02 mar 2023, 21:09
HJCruz Escreveu: 02 mar 2023, 16:04 Boa tarde a todos
Mesmo concordando com os diversos pontos de vista expostos nas mensagens anteriores , o Ferzam pediu uma ajuda para um problema que está dependente do facto da instalação do prédio onde ele vive ter linha de terra. E pelos comentários feitos, vai ser tarde ou nunca que irá ser resolvida. Independentemente do diferencial, que exista ou não, no quadro dele, já todos chegamos à conclusão que sem linha de terra não há segurança na instalação elétrica dele.

Mas agora pergunto eu?!
Não havendo diferencial no quadro dele, numa situação de um equipamento avariar, e em caso de contacto com as massas do equipamento avariado, o que é que o protege da corrente que passa pelo corpo dele?!

Na minha conclusão, considero que um diferencial sensível será o mais sensato usar. Realmente pode prejudicar a exploração da instalação, mas, na minha opinião, as probabilidades de morrer agarrado a um equipamento com fuga são bem menores. A instalação continua sem segurança, claro está. Mas pelo menos há uma diminuição das probabilidades de acidente
Boa noite,

Obrigado pela resposta.

Mais uma dúvida, sendo que o diferencial não funciona por não haver terra, cómo é que iria ajudar um diferencial de 10mA? Desculpe mas sou súper ignorante do assunto.

Se os diferenciais (For 300mA ou 30mA) não vão disparar no caso de avaria, como iria ajudar um diferencial de 10mA se (entendo eu) também não iria disparar por não haver terra no prédio?

O senhor escreveu a mensagem no fim deste texto, mas tendo em conta o seguinte, continuo sem perceber.

Mensagem por nelmindo » 28 fev 2023, 16:55

Só para clarificar... o diferencial funciona com uma instalação de terra em condições.
Se não existir terra, o diferencial não cumpre a sua função.
A função é desligar no dia que há uma avaria e não no dia que as pessoas tocam nas partes sob tensão direta ou indiretamente.


Antes de publicar esta mensagem estive a ler várias vezes e penso já percebi. Acho que o que o Sr. HJCruz quer dizer é o seguinte: O diferencial de 10mA não vai disparar no caso de avaria num equipamento, que é o dever ser, mas não vai, porque o prédio não tem terra. No entanto, iria disparar no caso de eu ou alguém da minha família tocar num equipamento com falha, o que poderia ser fatal, e o diferencial de 10mA iria disparar para que o meu corpo pare de servir de passagem para a terra, até morrer. Desta forma o aparelho com falha pode ficar estragado mas irei sobreviver, é isso?

Mensagem por HJCruz » 23 fev 2023, 16:12

@Ferzam
Para sua segurança e para a segurança da sua família, instale imediatamente um diferencial de 10mA.
Não importa desligar o seu termo acumulador antes tomar banho, quando tem um conjunto de outros equipamentos na sua instalação que poderão ser fatais para si ou para alguém da sua família, que os utilize. Numa situação de fuga de qualquer desses equipamentos que esteja ligada à sua instalação, é o vosso corpo que vai servir de passagem para a terra, e com este diferencial limita a corrente de exposição no caso da fuga. Faça isto até ter linha de terra na instalação. Depois de possuir linha de terra já poderá alterar o diferencial para 30mA. ZELE PELA SUA SEGURANÇA E PELA SEGURANÇA DOS SEUS.


Cumprimentos.
Atenciosamente,
HJCruz
Ferzam
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 fev 2023, 12:56
Profissão: Analista BI
Localização: Barreiro
Enviou: 10 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Ferzam »

elfo106 Escreveu: 03 mar 2023, 13:35
Ferzam Escreveu: 03 mar 2023, 13:03 Sendo que segundo o eletricista que fez a visita disse que há uma fuga elétrica numa parte da instalação, e é aquela que permite utilizar a máquina de lavar roupa,
Ele disse o quê?
Ele fez testes ao quadro e detectou que num dos disjuntores havia uma fuga elétrica, e é o disjuntor que vai ligado à tomada da máquina de lavar roupa e mais 3 tomadas.
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por HJCruz »

Tem de perceber se é o circuito em falha, se é a máquina da roupa ou se é outro componente ligado nas outras tomadas.
Ferzam Escreveu: 03 mar 2023, 15:03
elfo106 Escreveu: 03 mar 2023, 13:35
Ferzam Escreveu: 03 mar 2023, 13:03 Sendo que segundo o eletricista que fez a visita disse que há uma fuga elétrica numa parte da instalação, e é aquela que permite utilizar a máquina de lavar roupa,
Ele disse o quê?
Ele fez testes ao quadro e detectou que num dos disjuntores havia uma fuga elétrica, e é o disjuntor que vai ligado à tomada da máquina de lavar roupa e mais 3 tomadas.
Atenciosamente,
HJCruz
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por justme »

Boas,
em jeito de FAQ:

1- O diferencial apenas dispara numa instalação com circuito de terra?

Não, dispara sempre que haja fuga de corrente acima da sua sensibilidade.

2- Então, é correto usá-lo sem circuito de terra?

Não, uma vez que para que dispare a corrente terá que percorrer o nosso corpo (o que pode não ser muito saudável).

3- Numa instalação sem terra, é preferivel um diferencial de 10mA a nenhum?

Provavelmente, mas não é garantido. Nada impede de ser atravessado por uma corrente bastante acima desse valor ainda que por um tempo limitado (tempo de atuação do diferencial).

4 - O que deve então o autor do tópico fazer?

Procurar sensibilizar os seus vizinhos da gravidade e urgência da situação, para que todos em conjunto pressionarem a administração.
Fazer por exemplo um abaixo assinado com o maior numero de assinaturas possivel e envia-lo à administração em carta registada e com aviso de receção.


Ninguem no predio pode ficar descansado a manterem-se essas condições.
Cada vez que abrirem o frigorifico, a maquina de lavar ou tomarem banho podem ser eletrocutado pois ninguem sabe quando avaria um aparelho eletrico...

Um abraço
Ferzam
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 fev 2023, 12:56
Profissão: Analista BI
Localização: Barreiro
Enviou: 10 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Ferzam »

Bom dia a todos,

Muito obrigado a todos pela participação e ajuda fornecida, muito obrigado mesmo.

Vou tentar criar consciência nos vizinhos mas honestamente não tenho muita fé.

Estou a pensar comprar luvas isolantes. Não é brincadeira, não consigo ficar descansado mesmo com o ID de 10mA.

Será questão de tornar um hábito o uso das luvas.

Alguma recomendação sobre quais luvas comprar?

Abraço.
Aleksey
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 24 mar 2012, 15:02

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Aleksey »

Boa tarde. Existe uma técnica antiga para instalações também antigas (sem terra) que consiste em chantar / interligar neutro com ligação para terra em tomadas, que alimentam o equipamento de maior risco (máquinas lavar, etc.). Assim qualquer passagem de fase para terra (corpo da maquina) será também passagem para neutro o que significa curto-circuito e leva a disparar o respectivo disjuntor.
Aleksey
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 24 mar 2012, 15:02

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Aleksey »

Imagem em anexo
Anexos
3.jpg
3.jpg (13.32 KiB) Visto 2670 vezes
Aleksey
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 24 mar 2012, 15:02

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Aleksey »

Em relação de desligar o termoacumulador antes de tomar banho, posso partilhar o meu caso. Também tomo banho com ele desligado, mas com intenção de poupar electricidade. Tenho jm cilindro grande, de 150 litros, que só está ligado entre meia noite e 6h de manhã. A fase dele passa por relógio no quadro e é programado para ligar e desligar automaticamente nas horas desejadas. No Verão basta 4 horas, no inverno 5 - 6. Tendo bi-horario pago menos. O volume é o suficiente grande para nunca ficar sem agua quente (também sem exagerar no consumo).
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por mromeiro »

Aleksey Escreveu: 13 abr 2023, 20:44 Boa tarde. Existe uma técnica antiga para instalações também antigas (sem terra) que consiste em chantar / interligar neutro com ligação para terra em tomadas, que alimentam o equipamento de maior risco (máquinas lavar, etc.). Assim qualquer passagem de fase para terra (corpo da maquina) será também passagem para neutro o que significa curto-circuito e leva a disparar o respectivo disjuntor.
Acho que esta técnica ainda é prior que ligar à estrutura da casa:
1 - em caso de fuga, só vai disparar caso provoque um curto circuito, ou seja, o mais comum será ter um disjuntor de 16A, e assim dispara só com uma corrente bem superior esta. Assim o diferencial não serve de nada;
2 - caso haja um mau contacto no neutro, os equipamentos que estiverem ligados poderão colocar carga no neutro, e assim passar a dar choque em vez de proteger;
Aleksey
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 24 mar 2012, 15:02

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Aleksey »

16 amperes do disjuntor nada tem a ver com o poder do corte do mesmo no caso do curto circuito. 16A é a carga máxima que disjuntor vai suportar durante determinado (curto) período do tempo e desligar para proteger o condutor. Agora no caso de um CC o valor da corrente sobe imediatamente para valores altíssimos (resistência do neutro é próxima do zero) e leva ao corte.
Aleksey
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 24 mar 2012, 15:02

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Aleksey »

Isto é mais parecido com o sistema de aterramento TN, onde neutro é ligado a terra e massas ligadas ao neutro. Nesses casos a corrente de defeito é considerada como um curto-circuito.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”