Novo quadro com mais potência - a saga do ignorante

Responder
herpez
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 14 fev 2023, 14:13
Profissão: Estudante
Localização: Sacavém, Lisboa
Enviou: 2 vezes
Contacto:

Novo quadro com mais potência - a saga do ignorante

Mensagem por herpez »

Olá comunidade.
Neste meu primeiro post, venho pedir ajuda. Desde já as desculpas por utilizar termos por vezes imprecisos, mas sou muito leigo.

Vivo num prédio e tenho um lugar de garagem fechado (box), com contador próprio (inteligente) e quadro elétrico próprio.

Antes do contador ser, inteligente, conseguia carregar o meu carro.
Desde que veio o contador inteligente já não, pois algo acontece e perco a energia na garagem (não sei bem o motivo, mas o que acontece é que os disjuntores estão para cima, e para voltar a ter energia tenho de desligar e ligar os disjuntores, sendo que não preciso de ir ao contador... Imagino eu que seja o contador inteligente que limite e corte).

O motivo disto acontecer é porque a instalação na minha garagem é de apenas 1.15kV (e segundo o site da e-redes é o máximo disponível), e o carregamento do carro, nas definições mínimas necessita de 6 amperes.

Resumindo: preciso de aumentar a potência disponível na garagem, já contactei a e-redes que me pediu a ficha eletrônica, algo que não sei como arranjar.

Sendo isto numa garagem de uso comum do prédio, apesar de com contador e box própria, fica difícil para mim ter coisas como a planta da instalação, saber o ponto de entrega mais próximo, etc.

A questão é: como devo fazer, a quem contacto a pedir ajuda?

Obrigado. Abraço
PS: a zona é Sacavém, tal como indiquei no perfil.


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Novo quadro com mais potência - a saga do ignorante

Mensagem por nelmindo »

Se uma entidade disse que o máximo disponível é 1.15kVA, porquê o trabalho de querer ter uma potência maior.

Depois outra vez outra entidade lhe pede a ficha eletrotécnica, fiquei sem perceber...

Repare, se máximo é 1.15, é porque quando se fez o projeto, o máximo dimensionado da instalação da "garagem" total também foi para isso, de modo que todas a "sub-garagens" ou box tivessem esse bocadinho 1.15. Essa instalação que alimenta as garagens/boxs todas não é sua, é de todos ou condomínio, ou do dono do prédio. Aumentar essa instalação, acarreta custos, vai entrar num mundo que não controla.
herpez
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 14 fev 2023, 14:13
Profissão: Estudante
Localização: Sacavém, Lisboa
Enviou: 2 vezes
Contacto:

Re: Novo quadro com mais potência - a saga do ignorante

Mensagem por herpez »

Olá e obrigado pela resposta.
Foi sempre a e-redes que me respondeu, apesar da incongruencia das respostas, de modo que deixei de falar com eles pois além de super demorados, não me serviram de ajuda.

Falei hoje com um técnico e que me disse ter 2 soluções:
1 - pedir ao condominio para "puxar" eletricidade do quadro geral da garagem do condominio. Segundo ele a lei permite-me fazer isto, e dificilmente o condominio pode negar. Os valores disto andaram nos 400-600eur
2 - Ligar a eletricidade do meu apartamento à box, que implica furar 8 andares e uma obra grande e cara, que na verdade só fará sentido se os restantes utilizadores das boxes quiserem igualmente aproveitar este furo e fazer o mesmo.

Ao menos fiquei um pouco mais esclarecido, apesar de apreensivo .
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Novo quadro com mais potência - a saga do ignorante

Mensagem por Mário »

Boas
herpez Escreveu: 17 fev 2023, 13:50 Olá e obrigado pela resposta.
Foi sempre a e-redes que me respondeu, apesar da incongruencia das respostas, de modo que deixei de falar com eles pois além de super demorados, não me serviram de ajuda.

Falei hoje com um técnico e que me disse ter 2 soluções:
1 - pedir ao condominio para "puxar" eletricidade do quadro geral da garagem do condominio. Segundo ele a lei permite-me fazer isto, e dificilmente o condominio pode negar. Os valores disto andaram nos 400-600eur
O condomínio não é obrigado a aceitar.
Quem paga a energia é o condomínio, e condomínio são todos


2 - Ligar a eletricidade do meu apartamento à box, que implica furar 8 andares e uma obra grande e cara, que na verdade só fará sentido se os restantes utilizadores das boxes quiserem igualmente aproveitar este furo e fazer o mesmo.
Para utilizar os espaços comuns em beneficio proprio tem que 3/4 do condomínio autorizar

Ao menos fiquei um pouco mais esclarecido, apesar de apreensivo .
A azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
herpez
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 14 fev 2023, 14:13
Profissão: Estudante
Localização: Sacavém, Lisboa
Enviou: 2 vezes
Contacto:

Re: Novo quadro com mais potência - a saga do ignorante

Mensagem por herpez »

Segundo o Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, artigo nº29 – Pontos de carregamento em edifícios existentes, tem de aceitar, aliás, eu apenas tenho de notificar (e não pedir autorização) com 30 dias antecedência.

O omisso é apenas como pago ao condomínio.
herpez
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 14 fev 2023, 14:13
Profissão: Estudante
Localização: Sacavém, Lisboa
Enviou: 2 vezes
Contacto:

Re: Novo quadro com mais potência - a saga do ignorante

Mensagem por herpez »

Sendo uma box e ligada a fracção do meu apartamento, não podem recusar a ligação. Poderiam sim recusar se fosse lugar de garagem.
Ainda n encontrei o decreto de lei neste contexto.

De qualquer forma, o ideal é um condomínio receptivo e n entrar em problemas pois o objetivo é o bem comum e mais cedo ou mais tarde outros condomínios vão passar por situações semelhantes
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Novo quadro com mais potência - a saga do ignorante

Mensagem por Mário »

Boas
herpez Escreveu: 17 fev 2023, 15:07 Sendo uma box e ligada a fracção do meu apartamento, não podem recusar a ligação.
Correcto, desde que não utilize espaços comuns.

Poderiam sim recusar se fosse lugar de garagem.
Ainda n encontrei o decreto de lei neste contexto.

De qualquer forma, o ideal é um condomínio receptivo e n entrar em problemas pois o objetivo é o bem comum e mais cedo ou mais tarde outros condomínios vão passar por situações semelhantes
Se amanha houver 3 ou mais a querer ligar os carregadores em simultâneo, onde é que há potencia para o carreamento? lá vão ter que alterar o projecto electrico.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
herpez
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 14 fev 2023, 14:13
Profissão: Estudante
Localização: Sacavém, Lisboa
Enviou: 2 vezes
Contacto:

Re: Novo quadro com mais potência - a saga do ignorante

Mensagem por herpez »

Sim. É o problema dos prédios antes de 2010 e a chegada dos carregamentos elétricos. Vai haver muitas alterações e necessidades de revisões profundas a médio prazo...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Novo quadro com mais potência - a saga do ignorante

Mensagem por Mário »

Boas

Já á dec lei mais recente do que o de 2010, mas não altera muito.
Vai lendo https://www.condominiodeco.pt/informe-s ... dade-verde

Atenção ao seguro.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
herpez
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 14 fev 2023, 14:13
Profissão: Estudante
Localização: Sacavém, Lisboa
Enviou: 2 vezes
Contacto:

Re: Novo quadro com mais potência - a saga do ignorante

Mensagem por herpez »

Obrigado 🙏
Sempre a aprender 💪
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Novo quadro com mais potência - a saga do ignorante

Mensagem por nelmindo »

herpez Escreveu: 17 fev 2023, 15:07 Sendo uma box e ligada a fracção do meu apartamento, não podem recusar a ligação. Poderiam sim recusar se fosse lugar de garagem.
Ainda n encontrei o decreto de lei neste contexto.

De qualquer forma, o ideal é um condomínio receptivo e n entrar em problemas pois o objetivo é o bem comum e mais cedo ou mais tarde outros condomínios vão passar por situações semelhantes
Pois, mas a box do exemplo inicial não está ligada à fração do apartamento, isto porque tem contador próprio de 1.15.
Fazer uma puxada nova, não prevista, envolverá obras de relevo, que acredito que o condomínio tem uma palavra no assunto.

A lei está um bocadinho do lado de quem vai usufruir, mas na prática vejo muitos problemas que farão muitos desistir da ideia. Um cabo a descer 3 ou 4 pisos, não se sabe por onde ou como, a atravessar serviços comuns, sem apresentar um apeto arquitetónico terrível que faça que o condomínio tenha vista grossa...

Repare, com no exemplo que colocou, como já existe uma ligação entre os dois, aumentar a potencia instalada, normalmente significa substituir os cabos já existentes. As obras de furar pisos na vertical e horizontal já está feita. O tubo usando normalmente nestas situações, até costuma estar sobredimensionado para os condutores/cabos que acabaram por ser instalados.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Novo quadro com mais potência - a saga do ignorante

Mensagem por Mário »

Vai ter que pedir aumento de potencia para o contador já existente.
Projecto, ramal, quadro electrico e restante instalação electrica.
Tem que ter corte de energia perto da entrada da zona das garagens.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
herpez
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 14 fev 2023, 14:13
Profissão: Estudante
Localização: Sacavém, Lisboa
Enviou: 2 vezes
Contacto:

Re: Novo quadro com mais potência - a saga do ignorante

Mensagem por herpez »

Pois, para esse projeto os valores são impossíveis de suportar.
Daí ver se dá p pedir ligação ao quadro do condomínio, que um condómino aqui c lugar sem box já conseguiu
Responder

Voltar para “Dúvidas”